Questões de Vestibular de Sociologia - Cidadania e movimentos sociais

Foram encontradas 80 questões

Ano: 2023 Banca: COMVEST - UNICAMP Órgão: UNICAMP Prova: COMVEST - UNICAMP - 2023 - UNICAMP - Vestibular - Conhecimentos Gerais - 1ª Fase |
Q2327113 Sociologia

Texto 1


Imagem associada para resolução da questão



Manifesto de lançamento da “Coalizão Negra Por Direitos”, reunião de entidades e coletivos do movimento negro brasileiro, 2020.



Texto 2


O sociólogo Octavio Ianni afirmou que democracia e cidadania são processos políticos marcados por dificuldades e retrocessos, pois a participação social – especialmente a de grupos como mulheres, negros, indígenas – é uma luta penosa e que, no Brasil, vem sendo realizada precariamente ao longo da história.


(Adaptado de: “Entrevista com Octavio Ianni: Comunicação e Globalização”. Revista Novos Olhares, n. 4, p. 25, 1999.)



De acordo com os textos 1 e 2, é possível dizer que, no caso brasileiro, os conceitos de democracia e de cidadania

Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Gestão Pública |
Q2173798 Sociologia
No período de democratização do país, em uma conjuntura de mobilização política principalmente na segunda metade da década de 1980, o debate sobre a participação social se reconfigura com uma dimensão de controle de setores organizados na sociedade civil sobre o Estado. A participação social nas políticas públicas foi concebida na perspectiva dos setores organizados da sociedade participarem desde as suas formulações (planos, programas e projetos) até o acompanhamento, a execução e a definição da alocação de recursos para que estas atendam aos interesses da coletividade. A área da saúde foi pioneira neste processo devido à efervescência política, que a caracterizou desde o final da década de 1970, com a organização do Movimento da Reforma Sanitária que congregou movimentos sociais, intelectuais na luta contra a ditadura, com vistas à mudança do modelo “médico-assistencial privatista” para um sistema nacional de saúde universal, público, participativo, descentralizado e de qualidade.
Disponível em: http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/consoc.html. Acesso em: 13 jul. 2022 (adaptado).

Considerando as concepções de cidadania e de participação social abordadas no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. A participação democrática, entre outros espaços, se dá por meio de conferências locais ou estaduais, o que implica em atuação ética por meio da qual os sujeitos exercem sua cidadania e controle social, de forma individual e coletiva, na busca por melhoria e qualidade de vida.
II. O controle social pode ser exercido, por meio dos Conselhos, pelos representantes dos segmentos dos usuários que congregam os setores organizados da sociedade civil e demais segmentos públicos, privados ou filantrópicos, gestores públicos e trabalhadores da saúde.
III. O Controle social sobre a ação do Estado está amparado pela democratização dos processos decisórios, na busca pela construção da cidadania, propiciando à população a defesa dos direitos sociais, como o direito à saúde.
IV. A comunicação representa um instrumento de pressão da sociedade na defesa de seus direitos sociais, problematizada e discutida nos conselhos e conferências de saúde, sem comprometer outros órgãos, como o Ministério Público, assembleias legislativas e câmara de vereadores.


É correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2021 Banca: UEMA Órgão: UEMA Prova: UEMA - 2021 - UEMA - Vestibular - 2º Dia |
Q2081798 Sociologia
Analise os textos I e II para responder à questão.
TEXTO I
Alcoa 390 Park Avenue New York, NY 10022-4608 EUA Klaus Kleinfeld Presidente e CEO
Prezado colega,
Sua cópia pessoal do Guia de Conduta Comercial da Alcoa encontra-se anexa. Os Valores da Alcoa são a base sobre a qual esta empresa foi construída e continua a prosperar. É importante que cada um de nós entendamos e vivamos os Valores da Alcoa — eles orientam nossas interações com os clientes, fornecedores, colegas de trabalho, acionistas e as comunidades nas quais operamos. Somos uma empresa global com operações em diferentes ambientes culturais, políticos e econômicos. Em todas as nossas operações, os Valores da Alcoa e a nossa integridade continuam sendo nosso norte.
[...] Este Código
Este Código de Conduta Empresarial descreve a responsabilidade da Alcoa e de seus funcionários para com os integrantes da própria empresa, para com nossos parceiros mundiais e para com nossas comunidades. Ajuda-nos a compreender as responsabilidades que compartilhamos e nos alerta para questões jurídicas e éticas importantes que possam surgir. Este documento não pretende abranger todas as políticas, procedimentos e padrões da Alcoa. Talvez você não encontre aqui todas as respostas que esteja procurando. Mas você encontrará exemplos dos Valores básicos e ilustrativos do modo de atuar escolhido pela Alcoa e do comportamento esperado de cada funcionário na condução das atividades da empresa. (Código de Conduta) 
https://www.alcoa.com/brasil/pt/pdf/PortBrazil-guide06.pdf. (Adaptado).
TEXTO II
O que é a Etiqueta Social Para entender o que é etiqueta social deve-se ter em mente que existem situações sociais que requerem comportamentos específicos. Basicamente, a etiqueta social é definida como um conjunto de regras de comportamento e boas maneiras a serem seguidas dentro da sociedade e suas respectivas situações. Essas regras são criadas a partir da prática, bom senso e das tradições que passam de geração para geração, consolidando-se como padrões de comportamento claros e bem respeitados.
[...] Dicas de etiqueta para as redes sociais e internet
Não poste fotos chocantes
Ninguém deve ser obrigado a ver fotos de pessoas mortas, animais maltratados ou pessoas mutiladas. Tome cuidado ao curtir fotos assim ou compartilhá-las para não incomodar seus amigos virtuais.
https://socilaescola.com.br/regras-de-etiqueta-social/ (Adaptado).
As grandes empresas estipulam seus códigos de conduta para seus funcionários, a exemplo do Código de Conduta da ALCOA. Por outro lado, a sociedade também estipula norma social coletiva, mesmo que não tenha previsão legal, a exemplo das regras de etiqueta, apresentadas no texto II.
As duas situações retratadas, nos textos I e II, apresentam em comum o fato de se constituírem, sociologicamente, como
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UEMA Órgão: UEMA Prova: UEMA - 2022 - UEMA - Vestibular 2023 |
Q2076575 Sociologia
O ateísmo tem sido uma marca da modernidade com o processo de secularização do homem que abandona a dimensão da fé em um Deus para se devotar à existência do mundo. No entanto, a charge reflete o ateísmo religioso, como um fenômeno religioso contemporâneo. Imagem associada para resolução da questão

https://fernandonogueiracosta.wordpress.com/2016/11/13/intolerancia-contra-os-nao-religiosos-ateistas-ou-agnosticos/

Esse ateísmo pode ser definido como ato de
Alternativas
Q2064883 Sociologia
As populações indígenas no Brasil lutam, hoje, majoritariamente, por direitos como o de demarcação de seus territórios e por políticas públicas nas áreas de educação e de saúde. Ainda hoje, ainda sofrem preconceitos, como o argumento de que não existiriam mais povos indígenas atualmente, uma vez que eles estariam quase extintos e os poucos que sobraram já estariam integrados à vida moderna e à sociedade brasileira. Contudo, a integração dos povos indígenas tanto à modernidade quanto à sociedade brasileira não significa a perda de suas culturas e de suas identidades socioculturais. Existem indígenas de várias etnias pelo Brasil que conseguem formação acadêmica, são aprovados em concursos públicos e possuem emprego formal. Essas pessoas não deixam de ser indígenas enquanto mantiverem o sentimento de pertencer às suas comunidades, de cultivarem suas tradições, de terem seus direitos constitucionais garantidos e de se reconhecerem e serem reconhecidos como indígenas, mesmo que participem da vida moderna.
Partindo do exposto, avalie as seguintes afirmações. 
I. O indígena não é uma questão de cocar de pena, urucum e arco e flecha, mas sim um modo de ser, e não de parecer. II. A principal luta indígena é pelo reconhecimento do Estado e da sociedade de que o indígena não tem preguiça de trabalhar. III. Os povos tradicionais indígenas sofrem com a conquista cultural da modernidade que os descaracterizam. IV. A preservação das culturas dos povos tradicionais no Brasil não pode estar desassociada da manutenção da cidadania.
É correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: C
4: B
5: B