Questões de Vestibular de Sociologia - Sociologia Jurídica
Foram encontradas 3 questões
Ano: 2022
Banca:
UECE-CEV
Órgão:
UECE
Prova:
UECE-CEV - 2022 - UECE - Vestibular - Conhecimentos Específicos - 2ª Fase - Filosofia e Sociologia |
Q2064874
Sociologia
Partindo da perspectiva teórica de Hannah Arendt, a
autoridade exige obediência e, assim, pode ser confundida com
alguma forma de poder autoritário. Contudo, para essa autora,
a autoridade exclui a utilização de violências e meios externos
de coerção sobre aqueles que estão submetidos a ela. A
autoridade, apesar de demandar obediência às suas diretivas,
só consegue ter êxito quando é reconhecida como autoridade
legítima. Nesse sentido, o poder da autoridade se torna
legítimo. Também, nessa mesma concepção, a autoridade não
opera pela persuasão, mas mediante um processo de
argumentação, de diálogo, pois, onde se utilizam argumentos,
não há espaço para coerção ou violência. Assim, para Arendt, a
autoridade tanto se contrapõe à coerção pelo uso da violência
como se opõe à persuasão através da argumentação.
Considerando o conceito de autoridade expresso, assinale a alternativa correta.
Considerando o conceito de autoridade expresso, assinale a alternativa correta.
Q1269378
Sociologia
Entre as teses da sociologia jurídica, está a de que o direito positivo surge na modernidade, como
resultado de aprendizagem de um processo social, podendo ser tomado como meio adequado para
estabilização de expectativas de comportamento dos indivíduos, caracterizando-se, nesse sentido,
como processo de legitimação do direito.
Ano: 2010
Banca:
FUVEST
Órgão:
FUVEST
Q1268013
Sociologia
No Ocidente, o período entre 1848 e 1875 “é
primariamente o do maciço avanço da economia do
capitalismo industrial, em escala mundial, da ordem social
que o representa, das ideias e credos que pareciam
legitimá-lo e ratificá-lo”.
E. J. Hobsbawm. A era do capital 1848-1875.
A “ordem social” e as “ideias e credos” a que se refere o autor caracterizam-se, respectivamente, como
E. J. Hobsbawm. A era do capital 1848-1875.
A “ordem social” e as “ideias e credos” a que se refere o autor caracterizam-se, respectivamente, como