Questões de Vestibular de Publicidade e Propaganda - Planejamento de Mídia e de Pontos de Contato
Foram encontradas 8 questões
Ano: 2022
Banca:
INEP
Órgão:
MEC
Prova:
INEP - 2022 - MEC - Comunicação Social - Publicidade e Propaganda |
Q2183045
Publicidade e Propaganda
TEXTO 1
Disponível em: https://www.instagram.com. Acesso em: 14 jun. 2022 (adaptado).
TEXTO 2
Tornou-se imperativo para as marcas conectarem-se com os consumidores por meio de mídias sociais. Uma pesquisa da NM Incite revelou que os consumidores que recebem atendimento positivo ao cliente por meio de mídias sociais são três vezes mais propensos a se tornarem defensores da marca.
KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017 (adaptado).
A partir do texto apresentado e da imagem extraída do perfil oficial de uma marca de sandálias brasileira no Instagram, avalie as afirmações a seguir.
I. A gestão de relacionamento com clientes na era digital é um aprofundamento da gestão de relacionamento tradicional, que via os consumidores como parte ativa na relação com a empresa.
II. A humanização das marcas na era digital leva à adoção de um tom informal que incentiva a aproximação dos clientes, como no exemplo da resposta à usuária que reclamou que a sapatilha machucou seu pé.
III. O uso de algoritmos para filtrar as citações mais relevantes da marca pelos usuários das redes sociais não é recomendável na gestão de relacionamento digital, ainda que seja recomendável a automatização das respostas com o uso de bots.
IV. A interação dos consumidores com outros usuários das redes sociais digitais também está na zona de abrangência da gestão de relacionamento com o cliente, pois os próprios consumidores podem atuar como defensores espontâneos da marca.
É correto apenas o que se afirma em
Disponível em: https://www.instagram.com. Acesso em: 14 jun. 2022 (adaptado).
TEXTO 2
Tornou-se imperativo para as marcas conectarem-se com os consumidores por meio de mídias sociais. Uma pesquisa da NM Incite revelou que os consumidores que recebem atendimento positivo ao cliente por meio de mídias sociais são três vezes mais propensos a se tornarem defensores da marca.
KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017 (adaptado).
A partir do texto apresentado e da imagem extraída do perfil oficial de uma marca de sandálias brasileira no Instagram, avalie as afirmações a seguir.
I. A gestão de relacionamento com clientes na era digital é um aprofundamento da gestão de relacionamento tradicional, que via os consumidores como parte ativa na relação com a empresa.
II. A humanização das marcas na era digital leva à adoção de um tom informal que incentiva a aproximação dos clientes, como no exemplo da resposta à usuária que reclamou que a sapatilha machucou seu pé.
III. O uso de algoritmos para filtrar as citações mais relevantes da marca pelos usuários das redes sociais não é recomendável na gestão de relacionamento digital, ainda que seja recomendável a automatização das respostas com o uso de bots.
IV. A interação dos consumidores com outros usuários das redes sociais digitais também está na zona de abrangência da gestão de relacionamento com o cliente, pois os próprios consumidores podem atuar como defensores espontâneos da marca.
É correto apenas o que se afirma em
Ano: 2022
Banca:
INEP
Órgão:
MEC
Prova:
INEP - 2022 - MEC - Comunicação Social - Publicidade e Propaganda |
Q2183043
Publicidade e Propaganda
O custo econômico mais elevado da produção de
imagens e sua complexidade tecnológica superior
costumam obrigar os produtores a começarem
o trabalho por elas. Mas nossos ouvidos não
dependem de forma alguma de nossos olhos
para processar informação, atuando em sincronia
e em coerência com eles. Quando eliminamos
o som, a publicidade, os documentários e os
noticiários frequentemente chegam a se tornar
absolutamente incompreensíveis.
RODRÍGUEZ, A. A dimensão sonora da linguagem audiovisual. São Paulo: Editora Senac, 2006 (adaptado).
A partir do texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Diante da complexidade e dos custos elevados da produção de imagens, a publicidade em podcasts é uma alternativa mais acessível e preserva o potencial semântico e cognitivo da comunicação sonora presente nos produtos audiovisuais.
PORQUE
II. O formato podcast difundiu-se amplamente na comunicação digital contemporânea, incorporando os avanços do rádio e do cinema como mídias que tratam o som, transmitem sensações espaciais e organizam os discursos no fluxo narrativo de seus produtos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
RODRÍGUEZ, A. A dimensão sonora da linguagem audiovisual. São Paulo: Editora Senac, 2006 (adaptado).
A partir do texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Diante da complexidade e dos custos elevados da produção de imagens, a publicidade em podcasts é uma alternativa mais acessível e preserva o potencial semântico e cognitivo da comunicação sonora presente nos produtos audiovisuais.
PORQUE
II. O formato podcast difundiu-se amplamente na comunicação digital contemporânea, incorporando os avanços do rádio e do cinema como mídias que tratam o som, transmitem sensações espaciais e organizam os discursos no fluxo narrativo de seus produtos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Ano: 2022
Banca:
INEP
Órgão:
MEC
Prova:
INEP - 2022 - MEC - Comunicação Social - Publicidade e Propaganda |
Q2183041
Publicidade e Propaganda
O funil de vendas é uma técnica contemporânea utilizada no ambiente digital. Ele contribui com as marcas,
desde o processo de atração até a conversão de clientes, sendo empregado em estratégias de e-business.
Disponível em: https://8dpro.com/blog/como-calcular-taxas-de-conversao-do-funil-de-vendas. Acesso em: 13 jun. 2022 (adaptado).
Sobre o emprego de taxas de conversão para a avaliação de estratégias de marketing no e-commerce, assinale a opção correta.
Disponível em: https://8dpro.com/blog/como-calcular-taxas-de-conversao-do-funil-de-vendas. Acesso em: 13 jun. 2022 (adaptado).
Sobre o emprego de taxas de conversão para a avaliação de estratégias de marketing no e-commerce, assinale a opção correta.
Ano: 2022
Banca:
INEP
Órgão:
MEC
Prova:
INEP - 2022 - MEC - Comunicação Social - Publicidade e Propaganda |
Q2183036
Publicidade e Propaganda
A criação de campanhas publicitárias
multiplataforma é um processo que envolve
conhecimentos e profissionais de diferentes áreas.
Além do redator e diretor de arte, responsáveis pela
criação dos materiais, a função do produtor gráfico
é fundamental para que as ações comunicacionais
criadas e aprovadas pelo cliente se materializem de
maneira satisfatória, no caso de peças impressas.
Ao arte-finalista cabe cuidar das peças, para que
sejam atendidos todos os requisitos estéticos e
técnicos antes de serem encaminhadas para a
produção. No caso de peças que contêm fotos,
o diálogo com o fotógrafo e/ou com o profissional
de edição é também necessário, uma vez que
esse tipo de imagem tem características técnicas
específicas a serem observadas, a depender do tipo
de peça prevista no planejamento e da mídia em
que será veiculada.
Acerca da produção gráfica de peças publicitárias, assinale a opção correta.
Acerca da produção gráfica de peças publicitárias, assinale a opção correta.
Ano: 2022
Banca:
INEP
Órgão:
MEC
Prova:
INEP - 2022 - MEC - Comunicação Social - Publicidade e Propaganda |
Q2183029
Publicidade e Propaganda
No planejamento de mídia, o primeiro elemento a ser decidido é o objetivo. Este deve indicar claramente
a quantidade de pessoas que se pretende atingir, com qual intensidade e durante quanto tempo.
PÚBLIO, M. A. Como Planejar e executar uma campanha de Propaganda. 2. ed. São Paulo: ed. Atlas, 2012 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. O período e a continuidade da campanha são variáveis importantes no planejamento de mídia: a primeira refere-se à extensão de tempo de determinada campanha; a segunda, à época do ano mais propícia para se anunciar um produto ou um serviço, considerando-se aspectos como sazonalidade e ciclo de vendas.
II. A frequência média ideal de uma campanha é a indicação do número de vezes em que o público-alvo deverá entrar em contato com as peças da campanha para que a mensagem se fixe em sua mente, e, em conjunto com a capacidade de alcance da veiculação programada, é responsável por determinar a intensidade da campanha publicitária.
III. A cobertura geográfica de uma campanha abrange as áreas de atuação do anunciante ou mercados novos prospectados, podendo ser ela um bairro, uma cidade, um estado, um país ou global; além disso, ela revela a quantidade de pessoas que deverão ser expostas pelo menos uma vez à mensagem publicitária da campanha.
É correto o que se afirma em
PÚBLIO, M. A. Como Planejar e executar uma campanha de Propaganda. 2. ed. São Paulo: ed. Atlas, 2012 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. O período e a continuidade da campanha são variáveis importantes no planejamento de mídia: a primeira refere-se à extensão de tempo de determinada campanha; a segunda, à época do ano mais propícia para se anunciar um produto ou um serviço, considerando-se aspectos como sazonalidade e ciclo de vendas.
II. A frequência média ideal de uma campanha é a indicação do número de vezes em que o público-alvo deverá entrar em contato com as peças da campanha para que a mensagem se fixe em sua mente, e, em conjunto com a capacidade de alcance da veiculação programada, é responsável por determinar a intensidade da campanha publicitária.
III. A cobertura geográfica de uma campanha abrange as áreas de atuação do anunciante ou mercados novos prospectados, podendo ser ela um bairro, uma cidade, um estado, um país ou global; além disso, ela revela a quantidade de pessoas que deverão ser expostas pelo menos uma vez à mensagem publicitária da campanha.
É correto o que se afirma em