Questões de Vestibular de Design Gráfico
Foram encontradas 24 questões
Q2172094
Design Gráfico
A psicologia da forma, conhecida como Gestalt, provoca grande atração em profissionais de design,
principalmente naqueles que atuam na área de design gráfico, os quais utilizam a forma e a cor como meio
de expressão e representação visual, e centralizam seus esforços no conhecimento da funcionalidade de
elementos estruturais.
WACHOWICZ, L. A.; ARBIGAUS, M. L. G. Aprendizagem por meio da Gestalt na formação de competências do profissional de Desenho Industrial. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n.9, p. 91-104, maio/ago. 2003 (adaptado).
Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As teorias elaboradas pela Gestalt introduziram conceitos que criaram condições favoráveis para a racionalização na construção de projetos.
PORQUE
II. As teorias da Gestalt reforçam a ideia de que o todo é maior que a soma das partes que compõem um projeto gráfico.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
WACHOWICZ, L. A.; ARBIGAUS, M. L. G. Aprendizagem por meio da Gestalt na formação de competências do profissional de Desenho Industrial. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n.9, p. 91-104, maio/ago. 2003 (adaptado).
Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As teorias elaboradas pela Gestalt introduziram conceitos que criaram condições favoráveis para a racionalização na construção de projetos.
PORQUE
II. As teorias da Gestalt reforçam a ideia de que o todo é maior que a soma das partes que compõem um projeto gráfico.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Q2172092
Design Gráfico
As tecnologias de informação e comunicação têm alterado substancialmente o modo como a informação
é organizada e acessada, assim como a quantidade de informação disponível. Nesse contexto, surge
a Arquitetura de Informação (AI) como importante metadisciplina, preocupada com o projeto,
a implementação e a manutenção de espaços informacionais digitais para acesso, navegação e uso.
AGNER, L. Ergodesign e arquitetura de informação: trabalhando com o usuário. Rio de Janeiro: Quartet, 2006 (adaptado).
A seguir está representada a estrutura da arquitetura de informação a partir das ideias de Louis Rosenfeld e Peter Morville.
Com base no texto e na imagem apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I. Na composição da AI, o contexto identifica o modelo do projeto, suas estratégias e, principalmente, seu objetivo.
II. Na composição da AI, o conteúdo é responsável pela estrutura organizacional e conduz o comportamento do usuário.
III. Na composição da AI, as necessidades e experiências dos usuários envolvem toda a sua estrutura de atuação.
É correto o que se afirma em
AGNER, L. Ergodesign e arquitetura de informação: trabalhando com o usuário. Rio de Janeiro: Quartet, 2006 (adaptado).
A seguir está representada a estrutura da arquitetura de informação a partir das ideias de Louis Rosenfeld e Peter Morville.
Com base no texto e na imagem apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I. Na composição da AI, o contexto identifica o modelo do projeto, suas estratégias e, principalmente, seu objetivo.
II. Na composição da AI, o conteúdo é responsável pela estrutura organizacional e conduz o comportamento do usuário.
III. Na composição da AI, as necessidades e experiências dos usuários envolvem toda a sua estrutura de atuação.
É correto o que se afirma em
Q2172091
Design Gráfico
A atitude empreendedora de um designer é uma das principais características para sua entrada no
mercado de trabalho. Há algum tempo, já são utilizadas ferramentas para apresentação profissional
ou comercial, sendo o portfólio uma das mais reconhecidas. O portfólio é como um palco. O momento
que antecede sua avaliação é parecido com o que antecede a abertura das cortinas: o público não
sabe o que esperar. Ter um portfólio tradicional, não digital, é um pouco como ter o palco localizado
em uma pequena cidade do interior. Ter um portfólio digital é mais parecido com ter um palco
na Times Square.
CLAZIE, I. Portfólio digital de design: um guia prático para apresentar seus trabalhos on-line. São Paulo: Blucher, 2011 (adaptado).
De acordo com o atual cenário de desenvolvimento de portfólios digitais, avalie as afirmações a seguir.
I. Na construção de um portfólio, é fundamental inserir, em uma estrutura cronológica de informações, todos os trabalhos já realizados e criar um layout com tipografia clara, que evite conflito de figuras e letras.
II. Os conhecimentos sobre ramos de negócios e potenciais empregadores e clientes são importantes para começar uma pesquisa de desenvolvimento de portfólios, pois possibilitam descobrir o público-alvo e os tipos de trabalhos mais demandados.
III. O desenvolvimento de uma estratégia para a construção de portfólio digital é um passo importante quando se quer tirar o máximo proveito do resultado final, pois permite criar uma aproximação com o público-alvo a partir da formatação da identidade visual e da atualização constante de conteúdos.
É correto o que se afirma em
CLAZIE, I. Portfólio digital de design: um guia prático para apresentar seus trabalhos on-line. São Paulo: Blucher, 2011 (adaptado).
De acordo com o atual cenário de desenvolvimento de portfólios digitais, avalie as afirmações a seguir.
I. Na construção de um portfólio, é fundamental inserir, em uma estrutura cronológica de informações, todos os trabalhos já realizados e criar um layout com tipografia clara, que evite conflito de figuras e letras.
II. Os conhecimentos sobre ramos de negócios e potenciais empregadores e clientes são importantes para começar uma pesquisa de desenvolvimento de portfólios, pois possibilitam descobrir o público-alvo e os tipos de trabalhos mais demandados.
III. O desenvolvimento de uma estratégia para a construção de portfólio digital é um passo importante quando se quer tirar o máximo proveito do resultado final, pois permite criar uma aproximação com o público-alvo a partir da formatação da identidade visual e da atualização constante de conteúdos.
É correto o que se afirma em
Q2172090
Design Gráfico
As abordagens centradas no usuário estão sendo cada vez mais utilizadas em projetos de sistemas
interativos, pois, dessa forma, os desenvolvedores podem obter melhor entendimento das
necessidades e dos objetivos dos usuários, criando produtos mais adequados e de maior utilidade.
Esse processo de design de interação envolve quatro etapas básicas: identificar necessidades e
estabelecer requisitos; desenvolver designs alternativos que preencham esses requisitos; construir
versões interativas dos designs, de maneira que possam ser comunicados e analisados; e avaliar o
que está sendo construído durante o processo.
PREECE, J.; ROGERS, Y.; SHARP, H. Design de interação: além da interação homem-computador. Porto Alegre: Bookman, 2005 (adaptado).
Com base no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. Nas abordagens centradas no usuário, seu envolvimento é indispensável nas atividades de identificação de necessidades e estabelecimento de requisitos, mas não na avaliação do projeto, que deve ser realizada pela equipe técnica.
II. Uma das principais metas da abordagem centrada no usuário é conseguir entender como as pessoas realizam as tarefas, pois é fundamental considerar que os indivíduos têm necessidades diferentes, e os produtos interativos devem buscar atender a essas demandas específicas.
III. Uma vantagem do envolvimento de usuários é promover o sentimento de apropriação, pois, quando isso ocorre, eles se sentem parte da equipe e do processo.
IV. Durante a atividade de levantamento de dados, além das necessidades e características do usuário, é preciso ter uma visão sistêmica de todo o contexto envolvido: conhecer o ambiente no qual ele usará o produto e saber qual a tecnologia disponível.
É correto apenas o que se afirma em
PREECE, J.; ROGERS, Y.; SHARP, H. Design de interação: além da interação homem-computador. Porto Alegre: Bookman, 2005 (adaptado).
Com base no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. Nas abordagens centradas no usuário, seu envolvimento é indispensável nas atividades de identificação de necessidades e estabelecimento de requisitos, mas não na avaliação do projeto, que deve ser realizada pela equipe técnica.
II. Uma das principais metas da abordagem centrada no usuário é conseguir entender como as pessoas realizam as tarefas, pois é fundamental considerar que os indivíduos têm necessidades diferentes, e os produtos interativos devem buscar atender a essas demandas específicas.
III. Uma vantagem do envolvimento de usuários é promover o sentimento de apropriação, pois, quando isso ocorre, eles se sentem parte da equipe e do processo.
IV. Durante a atividade de levantamento de dados, além das necessidades e características do usuário, é preciso ter uma visão sistêmica de todo o contexto envolvido: conhecer o ambiente no qual ele usará o produto e saber qual a tecnologia disponível.
É correto apenas o que se afirma em
Q2172089
Design Gráfico
Em programas de construção de páginas web, as cores são representadas visualmente pelo código
hexadecimal e são necessários conhecimentos de sintaxe e valores comuns a qualquer nível de CSS.
Uma cor é também uma palavra-chave ou uma especificação RGB numérica na área do design digital.
Considerando a correta utilização de códigos em protótipos de alta fidelidade, avalie as afirmações a seguir.
I. A codificação das cores na linguagem HTML apresenta combinação de até cinco dígitos, começando pelo símbolo “#”.
II. O sistema de numeração utiliza-se de números de 0 a 9.
III. A codificação das cores na linguagem HTML utiliza-se apenas das letras A, B, C, D, E e F.
IV. Os protótipos são formados por três pares de caracteres, que representam as intensidades relativas ao ciano, ao magenta e ao amarelo.
É correto apenas o que se afirma em
Considerando a correta utilização de códigos em protótipos de alta fidelidade, avalie as afirmações a seguir.
I. A codificação das cores na linguagem HTML apresenta combinação de até cinco dígitos, começando pelo símbolo “#”.
II. O sistema de numeração utiliza-se de números de 0 a 9.
III. A codificação das cores na linguagem HTML utiliza-se apenas das letras A, B, C, D, E e F.
IV. Os protótipos são formados por três pares de caracteres, que representam as intensidades relativas ao ciano, ao magenta e ao amarelo.
É correto apenas o que se afirma em