Questões de Vestibular de Engenharia Química e Química Industrial - Termodinâmica e Equilíbrio de Fases

Foram encontradas 4 questões

Ano: 2020 Banca: COMVEST - UNICAMP Órgão: UNICAMP Prova: COMVEST - UNICAMP - 2020 - UNICAMP - Vestibular - Engenharia Química |
Q1697186 Engenharia Química e Química Industrial
A respeito da Primeira e Segunda Leis da Termodinâmica, avalie as afirmações a seguir
I. Para o regime permanente, a Primeira Lei da Termodinâmica é relativa a todas as energias que entram e saem de um volume de controle. II. De acordo com os conceitos termodinâmicos, a Segunda Lei d III. A Primeira Lei da Termodinâmica é uma expressão da conservação da quantidade de movimento. IV. A entropia de um sistema irreversível se conserva.
É incorreto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2016 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2016 - UECE - Vestibular - Primeiro Semestre |
Q790896 Engenharia Química e Química Industrial

                       

O conceito de entropia está intimamente associado à definição de espontaneidade de uma reação química, através da segunda lei da termodinâmica, embora não seja suficiente para caracterizá-la. Considerando os sistemas apresentados a seguir, assinale aquele em que há aumento de entropia.
Alternativas
Ano: 2014 Banca: UEG Órgão: UEG Prova: UEG - 2014 - UEG - Vestibular - Prova 1 |
Q397574 Engenharia Química e Química Industrial
A variação da energia livre de Gibbs ( ΔG) é uma função de estado termodinâmica que pode ser utilizada para avaliar a espontaneidade de reações químicas. Ela é definida em função da variação da entalpia (Δ H) e da entropia ( Δ S ) do sistema a dada temperatura T : ΔG = ΔH - T . ΔS. Considerando, hipoteticamente, a degradação dos compostos X e Y, e que ΔH e ΔS são independentes da temperatura, constata-se que:

Dados: Composto X: ΔH0298k = 100 kJ e ΔS0298k = 150J/K. Composto Y: ΔH0298k = 120kJ e ΔS0298k = 300 J/K
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2009 - UFCG - Vestibular - Prova 1 |
Q367651 Engenharia Química e Química Industrial
Os combustíveis usuais são misturas de hidrocarbonetos que variam com a origem geográfica do petróleo utilizado e dos processos de refino aplicados. De fato, a mistura só pode ser comercializada se ela verifica características estritas sobre as propriedades físicas (densidade, volatilidade), energéticas (poder calórico) e químicas (índice de octanagem, limitação dos teores em certos componentes). Para determinar as propriedades energéticas dos combustíveis, um hidrocarboneto padrão serve como modelo. Para a gasolina, a referência é o octano C8H18.

Em um motor, é a reação de combustão da gasolina que fornece a energia necessária ao seu funcionamento. A energia liberada é proveniente do rearranjo das ligações químicas, conforme mostra a figura abaixo. O ciclo termodinâmico abaixo permite encontrar o valor de ΔrHo

imagem-014.jpg
Considerando o ciclo termodinâmico acima e após o balanceamento das reações, indique com V as alternativas corretas e com F as alternativas falsas.

( ) A energia de combustão do octano é de –5.009,0 kJ/mol.

( ) A energia necessária para formar todas as ligações do gás carbônico produzido durante a reação de combustão do octano é de –6.360,0 kJ/mol.

( ) A energia necessária para formar todas as ligações da água produzida durante a reação de combustão do octano é de –4.140,0 kJ/mol.

( ) A energia necessária para quebrar todas as ligações do octano é de +10.164,0 kJ/mol.

( ) A energia necessária para a quebra de todas as ligações dos reagentes consumidos durante a reação de combustão do octano é +16.339,0 kJ/mol.

Assinale a alternativa que indique a sequência exata:
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: B