Questões de Vestibular de Geografia - Impactos e soluções nos meios natural e rural

Foram encontradas 51 questões

Ano: 2023 Banca: COMVEST - UNICAMP Órgão: UNICAMP Prova: COMVEST - UNICAMP - 2023 - UNICAMP - Vestibular Indígena |
Q2073498 Geografia
O problema da superposição entre as Terras Indígenas (TI) e as Unidades de Conservação (UC) no país revela a inexistência de uma política articulada, da parte do Estado brasileiro, em relação aos espaços ambientais protegidos no território nacional. É o caso, por exemplo, da situação do Parque Nacional do Araguaia, que está superposto, dentre outros, à Terra Indígena Inãwebohoná, de ocupação tradicional dos povos indígenas Javaé e Karajá. 
(Fonte: FANY, R. (Org) Terras Indígenas & Unidades de Conservação da natureza: o desafio das sobreposições. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2004.) 
A respeito dos Parques Nacionais, é correto afirmar que se trata de uma unidade de 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2022 - UECE - Prova de Conhecimentos Gerais - 1ª Fase |
Q2070899 Geografia
“Imagens de satélite revelam que a caatinga perdeu 10% da sua vegetação nativa nos últimos 37 anos (período em que o monitoramento passou a ser feito), segundo relatório divulgado pelo MapBiomas. O levantamento mostra que o bioma sofreu modificações em um quarto (25,59%) de seu território em decorrência da ação do homem. Problemas como queimadas e perda de superfície de água têm acelerado a expansão das áreas de desertificação.”
PUTINI, Júlia. Caatinga perdeu mais de 10% de vegetação nativa nos últimos 37 anos, aponta MapBiomas. G1, 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2022/10/11/caatinga-perdeu-mais-de-10percent-de-vegetacao-nativa-nos-ultimos-37-anos-aponta-mapbiomas.ghtml. Acesso em: 18 out. 2022.
Analisando o excerto, observa-se que a relação entre os elementos geográficos que compõem essa porção do espaço representa o resultado de uma combinação dinâmica e instável entre variáveis físicas, bióticas e antrópicas que se comportam e evoluem dialeticamente de maneira indissociável e que, por isso, podem ser associadas  
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UERJ Órgão: UERJ Prova: UERJ - 2022 - UERJ - Vestibular - Exame Único |
Q1994382 Geografia

Ideias para adiar o fim do mundo



Imagem associada para resolução da questão

“O problema é que faz muito tempo que nós começamos a achar que todos os lugares são lugares para serem ocupados pelos humanos. Pelos humanos e pelas suas tralhas. Pelos humanos e as suas tralhas tecnológicas, seu aparato, seu maquinário, suas cidades estúpidas.”
Adaptado de canalcurta.tv.br.


No trecho citado do documentário, Ailton Krenak faz uma crítica às “tralhas tecnológicas” da humanidade. 
Essa crítica está associada à defesa da:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: VUNESP Órgão: SÃO CAMILO Prova: VUNESP - 2019 - SÃO CAMILO - Processo Seletivo - 2º Semestre de 2019 - Medicina |
Q1798238 Geografia
O vinhoto também é conhecido pelos nomes vinhaça, tiborna ou restilo. Trata-se de um resíduo produzido após a destilação fracionada do caldo de cana-de-açúcar (garapa) fermentado, para a obtenção do etanol. É um resíduo poluidor, cuja geração tem sido aumentada na esteira do avanço do uso do etanol como combustível. Todavia, é possível seu reaproveitamento e minimização dos impactos ambientais.
(www.novacana.com. Adaptado.)
No Brasil, como principal forma de reaproveitamento e minimização dos impactos ambientais do vinhoto, esse resíduo tem sido usado em maior escala como
Alternativas
Q1797655 Geografia
Analise a figura.
Imagem associada para resolução da questão
(www.ecoeficientes.com.br)
Considerando conhecimentos sobre a questão ambiental, a utilização da técnica representada permite
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: D
4: D
5: E