Questões de Vestibular de Atualidades - Atualidades do ano de 1994 ao ano de 2013

Foram encontradas 39 questões

Ano: 2015 Banca: UNEMAT Órgão: UNEMAT Prova: UNEMAT - 2015 - UNEMAT - Vestibular UNEMAT |
Q1782771 Atualidades
Morreu em 8 de abril de 2013, aos 87 anos, após sofrer um derrame (AVC), a ex-chefe de governo do Reino Unido, Margaret Thatcher, uma personalidade de enorme projeção mundial. Thatcher teve grande influência não só no Reino Unido, onde mudou o rumo da política, mas também em alguns dos grandes acontecimentos mundiais do final do século XX.
Disponível em: http://g1.globo.com/jornal-daglobo/noticia/2013/04/margaret-thatcher-morre-aos-87- anos.html. (adaptado)
Sobre o AVC que matou a ex-Chefe de Estado, marque a alternativa certa.
Alternativas
Ano: 2009 Banca: CCV-UFC Órgão: UFC Prova: CCV-UFC - 2009 - UFC - Casas de Cultura Estrangeira - Primeiro Semestre |
Q1392653 Atualidades
Recentemente o Brasil esteve envolvido em uma questão diplomática delicada, ao permitir a permanência, em sua embaixada, de um presidente deposto. Tal decisão do governo provocou acirrado debate sobre a posição do Brasil em questões internacionais. Assinale a alternativa que corresponde ao nome do personagem pivô dessa crise e o país que governava.
Alternativas
Ano: 2010 Banca: CCV-UFC Órgão: UFC Prova: CCV-UFC - 2010 - UFC - Casas de Cultura Estrangeira - Primeiro Semestre |
Q1392419 Atualidades
Sobre as últimas eleições parlamentares para o Senado Federal, é correto afirmar:
Alternativas
Ano: 2010 Banca: CCV-UFC Órgão: UFC Prova: CCV-UFC - 2010 - UFC - Casas de Cultura Estrangeira - Primeiro Semestre |
Q1392402 Atualidades
A presidenta eleita Dilma Roussef e o presidente Luis Inácio Lula da Silva têm parte de suas trajetórias políticas relacionadas:
Alternativas
Ano: 2013 Banca: FAG Órgão: FAG Prova: FAG - 2013 - FAG - Vestibular - Primeiro Semestre - Medicina |
Q1357919 Atualidades
Leia o trecho abaixo.

O movimento sindical faz um ato na Avenida Paulista pela defesa de melhorias nas condições trabalho, como parte da Jornada Mundial pelo Trabalho Decente, que ocorre nesta (7) em várias partes do mundo. Os manifestantes iniciaram a concentração na Praça Oswaldo Cruz às 10h e seguiram, às 11h20, em caminhada até o prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), onde entregarão um documento para o empresariado. O protesto bloqueia duas faixas no sentido Consolação. Segundo João Carlos Gonçalves Juruna, secretário-geral da Força Sindical, a campanha mundial é pela regularização do trabalho, sobretudo nos países mais pobres. “Com a globalização, as empresas normalmente procuram onde tem menos organização, onde a legislação é fraca em relação aos trabalhadores, por isso essa campanha mundial”, disse ele. No Brasil, participam a Força Sindical, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a União Geral dos Trabalhadores (UGT), que são filiadas à Confederação Sindical Internacional. De acordo com os organizadores, os atos foram articulados com a Organização Internacional do Trabalho (OIT). http://diariosp.com.br/noticia/detalhe/58399 - Acessado em 09/10/2013

No século XX o movimento sindical teve, no Brasil, um percurso instável, com dificuldades de visibilidade política. Na primeira metade do século XX, o movimento sindical no Brasil:
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: D
4: A
5: C