Questões de Vestibular de Atualidades - Trabalho, Transporte, Previdência e outras Questões Sociais

Foram encontradas 7 questões

Q2182220 Atualidades
AGROPECUÁRIA, CONSTRUÇÃO CIVIL E CARVOARIAS SÃO AS MAIORES FONTES DO TRABALHO ANÁLOGO À ESCRAVIDÃO
Trabalhador agropecuário em geral, servente de obras, pedreiro e carvoeiro. O que aproxima essas atividades? Elas são as ocupações mais comuns entre as vítimas de trabalho análogo à escravidão resgatadas no Brasil no período de 2003 a 2020, apontam dados compilados pelo Observatório da Erradicação do Trabalho Escravo e do Tráfico de Pessoas. Ainda segundo o Observatório, de 1995 a 2020, foram encontrados, no país, 55712 trabalhadores em condições análogas às de escravo. De acordo com a juíza Mirella Cahú, o trabalho análogo ao escravo é crime tipificado no artigo 149 do Código Penal e é “definido como aquele em que seres humanos estão submetidos a trabalhos forçados, jornadas tão intensas que podem causar danos físicos, condições degradantes e restrição de locomoção em razão de dívida contraída com empregador ou preposto. A pena se agrava quando o crime for cometido contra criança ou adolescente ou por motivo de preconceito de raça, cor, etnia, religião ou origem”, explicou. Para a juíza, na figura do trabalho escravo contemporâneo, o indivíduo permanece com liberdade, mas, por circunstâncias decorrentes do próprio trabalho, essa liberdade é relativizada, ficando o indivíduo impossibilitado de exercer seu direito.
Adaptado de trt13.jus.br, 28/01/2022.
Aspectos estruturais das relações de produção no Brasil explicam a existência de “trabalho escravo contemporâneo” e sua maior incidência em determinadas atividades econômicas, como abordado na reportagem. Um desses aspectos estruturais é:

Alternativas
Ano: 2013 Banca: FGV Órgão: FGV Prova: FGV - 2013 - FGV - Vestibular em Administração |
Q1337045 Atualidades

Observe atentamente o mapa a seguir:

Imagem associada para resolução da questão


Considere a distribuição geográfica da insegurança alimentar e suas causas para analisar as seguintes afirmações:


I Uma parcela significativa dos países afetados pela insegurança alimentar vive ou vivenciou recentemente situações de grande instabilidade política e de violência, fato que sugere uma correlação entre os dois fenômenos.

II Na maior parte dos países afetados pela insegurança alimentar, a situação é crônica e irreversível, pois a produtividade da agricultura é limitada por fatores naturais, tais como solos pouco férteis e regimes climáticos sujeitos à estiagem prolongada.

III A maior parte dos países afetados pela insegurança alimentar apresenta mais da metade da população ativa empregada em atividades agrícolas.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Ano: 2018 Banca: VUNESP Órgão: FAMERP Prova: VUNESP - 2018 - FAMERP - Conhecimentos Gerais |
Q1335879 Atualidades

Analise o gráfico.


Imagem associada para resolução da questão


(Pedro Rossi e Guilherme Mello. Le monde diplomatique Brasil, junho de 2018.)


A partir da análise do gráfico, pode-se afirmar que, no cenário brasileiro,

Alternativas
Ano: 2018 Banca: UEG Órgão: UEG Prova: UEG - 2018 - UEG - Vestibular - Prova A - Medicina |
Q1305229 Atualidades
Conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) contínua, divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego do Brasil cresceu para 13,1% no primeiro trimestre de 2018. Esse dado, bem como os dados percentuais de desocupação no Brasil entre janeiro de 2012 e março de 2018 e os dados do percentual de pessoas (com 14 anos ou mais) contribuintes do instituto de previdência, entre os anos de 2012 e 2017, estão expressos nos gráficos a seguir.
Imagem associada para resolução da questão
A análise do gráfico permite inferir que
Alternativas
Ano: 2019 Banca: COMVEST - UNICAMP Órgão: UNICAMP Prova: COMVEST - UNICAMP - 2019 - UNICAMP - Vestibular - Conhecimentos gerais |
Q1298118 Atualidades
Imagem associada para resolução da questão

(Fonte: Deficit Habitacional no Brasil, 2015. Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro, 2018.)

Com base em seus conhecimentos e nos dados do gráfico, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: A
4: A
5: D