Questões de Vestibular de História - Expansão Comercial a Marítima: a busca de novos mundos

Foram encontradas 7 questões

Q1676012 História
“Embarcados, até que as costas da África se perdessem de vista, os cativos eram presos nos ferros. A promiscuidade e os horrores desse aprisionamento também foram temas de descrição que causam mal-estar em todos os leitores sensíveis que tomam conhecimento das horríveis condições de encarceramento dos cativos”. (MATTOSO, Katia M. de Queirós. Ser escravo no Brasil: séculos XVI-XIX. p. 68. Petrópolis, Vozes, 2016). O sistema escravista adotado no período moderno é denominado de escravismo criminoso, por basilar suas relações a partir do uso exagerado da violência sejam a física, psicológica, religiosa-cultural e sexual.
É incoerente sobre esse período:
Alternativas
Q1675417 História

    Atualmente, muitos estudiosos acreditam que é possível identificar processos de globalização em sociedades pré-modernas, em vista de fenômenos como o encurtamento relativo das distâncias (através de meios de transporte e comunicação mais eficazes), maior conectividade entre regiões previamente isoladas [...].


(Rafael Scopacasa. Revista de História, no 177, 2018.)

A expansão romana pelo mar Mediterrâneo pode ser considerada um exemplo de “globalização em sociedades pré-modernas”, pois envolveu
Alternativas
Q1340213 História
Njinga dizia que não queria a paz com os portugueses porque os portugueses haviam aprisionado sua irmã e não queriam libertá-la. O padre Serafim de Cortona escreveu, então, para o governador português de Angola, pedindo- -lhe que libertasse a irmã de Njinga, com o que faria grande serviço a Deus e ao rei, com a introdução “da nossa santa fé naquelas partes”. A favor da devolução, disse ainda que assim acabaria a já longa guerra e se abriria o “comércio ao resgate dos negros”.
(Marina de Mello e Souza. Além do visível: Poder, Catolicismo e Comércio no Congo e em Angola (Séculos XVI e XVII), 2018. Adaptado.)
O episódio é relatado pelo padre Serafim de Cortona em um documento escrito em 1658 sobre Njinga, rainha de territórios do interior da África. Para o sacerdote,
Alternativas
Ano: 2019 Banca: FUVEST Órgão: USP Prova: FUVEST - 2019 - USP - Vestibular |
Q1169923 História
A imagem a seguir refere‐se às principais rotas de comércio da África do Norte e Ocidental, no século XV.
Imagem associada para resolução da questão Eric Wolf, A Europa e os Povos sem História (trad.). São Paulo: Edusp, 2005.
Em relação às rotas comerciais representadas no mapa, é correto afirmar que elas
Alternativas
Q924334 História
“No momento de sua descoberta, a América apresentava uma grande heterogeneidade etnográfica. A escala civilizatória era muito variada desde as sociedades organizadas política e economicamente com um forte e bem estruturado aparelho estatal até as tribos de pescadores.”
BRUIT, H. H. Bartolomé de Las Casas e a Simulação dos Vencidos: Ensaio sobre a conquista hispânica da América. Campinas-SP: Editora Unicamp, 1995, p.42.
Há um consenso de que dentre as sociedades pré-colombianas de maior avanço estavam maias, astecas e incas.
Sobre as características socioculturais dos incas, é correto afirmar que
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: E
4: D
5: B