Questões de Vestibular de História - Medievalidade Europeia

Foram encontradas 320 questões

Q2093117 História
(URCA/2022.2) O processo histórico ao longo do tempo é marcado por inúmeras transformações sociopolíticas, econômicas, geo-histórias, geopolíticas, territoriais e ideológicas etc. As práticas do trabalho criaram modos de produção que marcaram épocas e regimes de historicidade. Algumas das experiências humanas encerram seus ciclos juntamente com o seu contexto histórico, outras dessas experiências são ressignificadas ou permanecem na longa duração. Acerca dos meios de produção, aquele que foi caracterizado pela terra e por uma economia natural, em que nem o trabalho nem os produtos do trabalho eram mercadorias, e que, o produtor imediato estava ligado ao meio de produção por uma relação social específica na definição legal de servidão, é:
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UEMA Órgão: UEMA Prova: UEMA - 2022 - UEMA - Vestibular 2023 |
Q2076561 História
O papa Urbano II, cujo pontificado decorreu entre 1088 e 1099, prometia a remissão dos pecados de quem participasse das Cruzadas.
Imagem associada para resolução da questão

 https://iqaraislam.com/primeira-cruzada-foi-realmente-uma-guerra-contra-o-isla


O movimento das Cruzadas, ocorrido na Idade Média, consistiu em expedições militares promovidas pelos países cristãos ocidentais. Uma das consequências dessas expedições foi
Alternativas
Ano: 2022 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2022 - UNB - Vestibular - 1º Dia |
Q2021215 História
       Na tradição canônica do Ocidente, o corpo foi encarado como uma materialidade desvinculada da mente e inferior a esta. Conhecer é visto como um ato superior a operar; contemplar e compreender o mundo é superior a agir sobre ele. Nas reflexões platônicas, a perfeição não pode ser atingida em virtude do corpo. A matéria imprime um grau de imperfeição que impossibilita a existência de um universo absolutamente perfeito.

       A estruturação do cristianismo, especialmente com Paulo de Tarso, desenvolve-se a partir de certa tradição judaica em que a busca da salvação impõe o exercício cotidiano de uma austeridade expressa no controle do corpo. Já Descartes, no século XVII, elabora a mais radical reflexão sobre o dualismo entre mente e matéria, compreendendo a natureza a partir de uma divisão entre reinos independentes: o da mente (res cogitans) e o da matéria (res extensa). O corpo é matéria incapaz de compreender o mundo, tarefa só realizável pelo intelecto.

      Ao contrário disso, as tradições afroindígenas não percebem o ser humano como cindido, e sim como resultado da interdependência entre todas as coisas. A corporeidade, para esses saberes, não engloba só a motricidade (entendida como corpo e movimento), mas também envolve dimensões afetivas, intelectuais, sociais e espirituais do ser humano.


Luiz Antonio Simas. Umbandas: uma história do Brasil. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 2022, p.42-3 (com adaptações). 

Considerando os múltiplos aspectos históricos relacionados ao texto anterior, julgue o item.


Na Europa medieval, a cultura clássica greco-romana foi preservada e difundida graças à atuação dos mosteiros católicos e dos intelectuais árabes. Platão influenciou Santo Agostinho (Patrística), ao passo que São Tomás de Aquino (Escolástica) acolhia ideias de Aristóteles.

Alternativas
Ano: 2019 Banca: PUC - RS Órgão: PUC - RS Prova: PUC - RS - 2019 - PUC - RS - Vestibular - Grupo 1 - Caderno Preto |
Q1962037 História
O Despotismo Esclarecido na Europa na segunda metade do século XVIII está relacionado às mudanças na organização administrativa do Estado Absolutista, na relação do monarca com os seus súditos e na forma de administrar os territórios coloniais. Sobre o Despotismo Esclarecido, é correto afirmar que
Alternativas
Ano: 2019 Banca: PUC - RS Órgão: PUC - RS Prova: PUC - RS - 2019 - PUC - RS - Vestibular - Grupo 1 - Caderno Preto |
Q1962036 História
Qual das alternativas abaixo NÃO corresponde às características do Feudalismo?
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: C
4: A
5: C