Questões de Vestibular de História - Reconstrução Democrática: Governo Collor e o Impeachment

Foram encontradas 29 questões

Q1803262 História
Na primeira eleição direta para presidente da república realizada após o fim da Ditadura Militar (1964-1985), foi eleito um jovem político alagoano, Fernando Collor de Mello, pelo Partido da Reconstrução Nacional (PRN), e que se apresentava ao país como uma nova feição da política. Governador de Alagoas, passou a ser conhecido na mídia como “Caçador de marajás”, por prometer acabar com a corrupção e estabelecer a modernidade na política brasileira. Atente para o que se diz a seguir sobre esse presidente e assinale afirmação verdadeira.
Alternativas
Ano: 2019 Banca: Universidade Presbiteriana Mackenzie Órgão: MACKENZIE Prova: Universidade Presbiteriana Mackenzie - 2019 - MACKENZIE - Vestibular Mackenzie - Grupos II e III |
Q1793900 História

Imagem associada para resolução da questão


O presidente Fernando Collor de Mello venceu as eleições de 1989, após 29 anos em que os brasileiros puderam, finalmente, voltar a eleger diretamente o presidente da República. Um fator importante para a vitória de Collor foi o intenso uso do marketing político junto à mídia, decisivo em sua campanha, como ironiza a charge acima. Tal estratégia foi significativa, pois



Alternativas
Ano: 2018 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2018 - UECE - Vestibular - Geografia e História |
Q1405939 História
Leia atentamente os seguintes excertos:
“A imprensa nacional pôde conhecer melhor o governador de Alagoas a partir dos ataques violentos que ele começou a fazer contra Sarney. A imagem do homem público ‘moderno’, campeão de luta contra a corrupção e ‘caçador de marajás’ passou a ser amplamente divulgada pelos meios de comunicação. O político rico, bem vestido, bronzeado, esportista e que dominava o inglês e o francês fez sucesso no Brasil. (...)”
MOTA, Miriam B., BRAICK, Patrícia R. História: das cavernas ao terceiro milênio. 1ª ed. São Paulo: Moderna, 2005, p.191.

“(...) Milhões de dólares captados durante a campanha foram desviados por PC, que arcava até com as despesas particulares do presidente e sua esposa. Todos os dias circulavam notícias sobre desvio de dinheiro, uso de verbas públicas com fins particulares, superfaturamento de obras, propinas cobradas por empreiteiras e concorrências fraudulentas. Ministros deixaram seus cargos e a primeira-dama, afastada da presidência de honra da Legião Brasileira de Assistência (LBA), foi acusada de corrupção”.
BARBEIRO, Heródoto; CANTELE, Bruna R.; SCHNEEBERGER, Carlos Alberto. História: volume único para o ensino médio. São Paulo: Scipione, 2004, p.465

Apesar de abordarem temas bem atuais, os trechos acima foram publicados em 2005 e 2004, respectivamente, e fazem menção
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UEMG Órgão: UEMG Prova: UEMG - 2019 - UEMG - Vestibular - EAD - Prova 05 |
Q1404796 História
Com o impeachment de Fernando Collor de Mello coube ao seu vice assumir a presidência em caráter definitivo, em 29 de dezembro de 1992, dando prosseguimento à redemocratização do país. Quem assumiu a presidência no lugar de Collor?
Alternativas
Q1401650 História

Plano Collor foi intervenção mais drástica na economia

    Um Brasil traumatizado com a inflação. É assim que os economistas definem o país que criou o Plano Collor em março de 1990, uma das mais severas intervenções do governo na economia. O pacote tinha como objetivo controlar a inflação que rondava os 2 000% ao ano. A ideia era diminuir a circulação de dinheiro no mercado para inibir o consumo da população e reduzir a inflação.

CASADO, L. Disponível em: http://noticias.r7.com. Acesso em: 20 ago. 2013 (adaptado).

Uma medida adotada por esse plano econômico foi o
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: D
4: B
5: C