Questões de Vestibular de História - Renascimento Científico, Artístico e Cultural

Foram encontradas 11 questões

Q2093119 História
(URCA/2022.2) Observe a reprodução da obra Mona Lisa (A Gioconda), 1503-5, do pintor italiano renascentista, Leonardo da Vinci:
7_.png (196×353)

A partir do século XV, um clima de inquietação intelectual e existencial pairava sobre diversas regiões da Europa. Nesse período, ocorreram dois movimentos expressivos: o Renascimento Cultural e a Reforma Protestante. Um renovou as artes e a ciência. O outro abalou a hegemonia da Igreja Católica:

I. Intelectuais humanistas desprezaram o estudo da natureza e se voltaram de forma exclusivista para as representações aperfeiçoadas do corpo humano, voltando-se para os escritos da Antiguidade greco-romana. II. A expressão humanista ganhou sentido amplo, aplicada aos escritores, pintores, arquitetos, professores, estudantes e cientistas que discutiam e questionavam as concepções de sociedade e da natureza desenvolvidas, em grande parte, por antigos filósofos e teólogos medievais. III. O humanismo, desenvolvido entre os séculos XV e XVI, caracterizava-se pela concepção de que o ser humano é criatura e criador do mundo em que vive. E, assim, pode ser arquiteto de si mesmo.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2092762 História
O Renascimento foi um período de inovações que ocorreu nas artes, na literatura e na ciência na Europa Ocidental no início da Era Moderna. Trata-se de um rico movimento intelectual, afetando essa parte do continente de diferentes formas. 
60_.png (341×211)

Estudo do feto no útero – desenho de Leonardo da Vinci – Coleção Real Britânica https://www.publico.pt/2012/05/08/culturaipsilon/noticia/ leonardo-da-vinci-o-anatomista-dedicado-e-moderno-1545195 Acesso em 2 maio 2022.
Sobre as principais características do Renascimento, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmações.
( ) As inovações tecnológicas permitiram uma nova relação entre os impressos e os leitores, favorecendo a ampliação do número de publicações e a maior circulação de ideias e textos, em especial, de filósofos da Antiguidade traduzidos para as línguas vernáculas. ( ) A ideia do homem como indivíduo surgiu como forte componente no pensamento renascentista, pautando diversas atividades da cultura moderna. ( ) A manutenção do monopólio eclesiástico no controle da cultura escrita favoreceu o poder político da Igreja. ( ) O processo de secularização do conhecimento baseado na observação e na experimentação tornou-se a base da ciência tal qual a conhecemos.
O correto preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Ano: 2021 Banca: FUVEST Órgão: USP Prova: FUVEST - 2021 - USP - Vestibular - Edital 2022 |
Q1858932 História

Imagem associada para resolução da questão

Leonardo da Vinci: Leben und Werk. Stuttgart, Zürich: Belser Verlag, 1989, p. 171.


O “Homem Vitruviano” foi desenhado por Leonardo da Vinci (1452-1519) com base em um tratado sobre Arquitetura escrito e ilustrado por Marcus Vitruvius no século I a.C., na Roma Antiga. A obra ganhou versões impressas e traduções nos séculos XV e XVI.


O desenho de Da Vinci expressa propostas do movimento Renascentista ao 

Alternativas
Ano: 2017 Banca: UEG Órgão: UEG Prova: UEG - 2017 - UEG - Processo Seletivo UEG 2017/2 |
Q1793757 História
Observe a charge a seguir.
Imagem associada para resolução da questão
Chiquinha. Disponível em:<http://www.historialivre.com/moderna/renascimento.htm>. Acesso em: 3 mar. 2017.
A charge apresentada ironiza as mudanças estéticas advindas durante o chamado Renascimento Cultural. Do ponto de vista histórico, a leitura promovida pela charge é
Alternativas
Ano: 2018 Banca: COMVEST - UNICAMP Órgão: UNICAMP Prova: COMVEST - UNICAMP - 2018 - UNICAMP - Vestibular |
Q948893 História
Antes de Copérnico, Kepler e Galileu, os cosmólogos elaboravam sistemas que representavam os corpos celestes por meio de esferas encaixadas umas nas outras, propostas e desenvolvidas por Eudoxo e Aristóteles, de modo a distinguir os mundos celeste e terrestre. É nesse contexto, caracterizado pela tese de que o cosmo é composto de dois mundos distintos (céu e Terra), e pelo axioma platônico, que deve ser entendido o conteúdo da carta de Kepler (1604). Ele apresenta uma etapa do processo de rompimento com essa distinção e com o axioma platônico. Na carta, Kepler apresenta os procedimentos para obter as duas primeiras leis dos movimentos planetários. A importância disso é tão grande que a segunda lei aparece antes da primeira, e a lei das áreas só se torna operante numa órbita elíptica, não podendo ser aplicada às órbitas circulares sem produzir discrepâncias com relação aos dados observacionais de Tycho Brahe.
(Adaptado de Claudemir Roque Tossato, Os primórdios da primeira lei dos movimentos planetários na carta de 14 de dezembro de 1604 de Kepler a Mästlin. Scientiae Studia, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 199-201, jun. 2003.)
Considerando o contexto histórico descrito e as leis físicas apresentadas por Kepler, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: C
4: B
5: A