Questões de Vestibular de Serviço Social

Foram encontradas 27 questões

Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Serviço Social |
Q2187082 Serviço Social
Pensar a relação do Serviço Social com a educação é uma tarefa que tem ocupado parcela significativa de assistentes sociais, grupos de pesquisa e extensão, equipes e coletivos de profissionais com diferentes inserções no campo das políticas sociais e, sobretudo, aqueles que cotidianamente constroem essa relação em função de uma atividade laborativa inserida nos estabelecimentos que implementam a política de educação, ou que requer uma articulação com os mesmos. A Lei n. 13.935/19 estabelece, em seu art. 1º, que "as redes públicas de educação básica contarão com serviços de Psicologia e de Serviço Social para atender às necessidades e prioridades definidas pelas políticas de educação, por meio de equipes multiprofissionais".
Disponível em: em: http://www.cfess.org.br/arquivos/. Acesso em: 23 ago. 2022 (adaptado).
Considerando a atuação de assistentes sociais na política de educação, avalie as afirmações a seguir.
I. A prática da(o) assistente social na educação busca efetivar a democratização do acesso e a permanência dos estudantes nas instituições escolares.
II. A(o) profissional de Serviço Social, com a equipe multiprofissional, deve atuar na mobilização da família e da comunidade escolar para garantir o direito à educação.
III. As demandas apresentadas às(aos) profissionais de Serviço Social em relação à educação estão circunscritas aos estabelecimentos de educação formal voltados à população em situação de pobreza.
IV. A(o) profissional de Serviço Social atua no desvelamento e na intervenção para o enfrentamento das diversas expressões da questão social no contexto escolar.

É correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Serviço Social |
Q2187081 Serviço Social
Nos últimos anos, temos presenciado, no Serviço Social, referências ao exercício profissional nos campos de assessoria e consultoria. Isso é interessante, mas, como toda temática emergente, deve ser tratada com cuidado para que não se caia em um modismo, defendido pela onda pós-moderna na sua busca frenética por novas teorias e metodologias.
MATOS, M. C. Assessoria, consultoria, auditoria e supervisão técnica. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009 (adaptado).

Sobre a atuação de assistentes sociais nos campos de assessoria e consultoria, avalie as afirmações a seguir.
I. A prestação de assessoria e consultoria junto a organizações da classe trabalhadora é uma tendência do Serviço Social, com expressiva presença da extensão universitária em movimentos sociais urbanos, rurais e de saúde.
II. O trabalho de assessoria e consultoria deve ser neutro e imparcial, primando pela pesquisa e análise dos dados coletados na realidade social.
III. A assessoria e consultoria de assistentes sociais junto a movimentos sociais pressupõe intervenção e protagonismo dos sujeitos assessorados.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Serviço Social |
Q2187080 Serviço Social
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta uma projeção de crescimento da população acima de 60 anos para as próximas décadas, conforme pode ser observado no gráfico a seguir.
Imagem associada para resolução da questão


No que se refere à política de previdência social, o Brasil vive um momento agudo de contrarreformas, em que o capital financeiro será o grande beneficiado, na medida em que os trabalhadores com maiores rendimentos serão expulsos da previdência pública devido às regras restritivas e tenderão a buscar a previdência complementar pública ou privada.
SILVA, M. L. L. Contrarreforma da Previdência Social sob o comando do capital financeiro. Serviço Social e Sociedade. São Paulo, n. 131, p. 130-154, jan./abr. 2018 (adaptado).

Com base no gráfico e no texto apresentados, a situação da política previdenciária, associada ao aumento demográfico da população idosa, indica que
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Serviço Social |
Q2187079 Serviço Social
Uma assistente social que atua no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) de um município de médio porte acompanha as medidas socioeducativas de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC). A referida profissional busca, constantemente, articular o cumprimento da PSC nos diversos serviços ligados às políticas públicas do município. Com a proximidade da finalização do período de cumprimento da medida socioeducativa por cinco adolescentes, ela convidou as(os) profissionais de referência dos serviços que acolhem esses adolescentes para uma reunião de avaliação do processo. Após dialogarem sobre as diferentes dimensões do serviço, as(os) profissionais constataram fragilidades na atenção em rede intersetorial, bem como a necessidade de fortalecer o comitê municipal para o acompanhamento de medidas socioeducativas no município.
Considerando o caso descrito, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A realização de ações intersetoriais continuadas é essencial para o sucesso das políticas sociais, que precisam ser propostas após a leitura crítica da realidade, por meio do ouvir e do contemplar a necessidade dos sujeitos envolvidos; assim, a profissional acerta ao propor a reunião de avaliação do processo da PSC.

PORQUE

II. O trabalho da(o) assistente social junto às políticas sociais, em especial as relacionadas às medidas socioeducativas, é perpassado pelas percepções de mundo da sociedade, que por vezes interferem no fazer profissional do Serviço Social, demandando um profissional crítico, criativo e propositivo que consiga dar respostas qualificadas às possíveis interferências que surjam no cotidiano.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Serviço Social |
Q2187078 Serviço Social
A conjuntura brasileira das últimas décadas é marcada pela precarização, focalização e desfinanciamento das políticas públicas e sociais. A trajetória recente das políticas sociais brasileiras, profundamente conectadas à política econômica monetarista e de duro ajuste fiscal, enveredou pelos caminhos da privatização para os que podem pagar, da focalização/seletividade e políticas pobres para os pobres e da descentralização, vista como desconcentração e desresponsabilização do Estado.
BEHRING, E.; BOSCHETTI, I. Política Social: fundamentos e história. São Paulo: Cortez, 2006 (adaptado).

Considerando a relação entre a questão social e políticas sociais implementadas pelo Estado brasileiro, avalie as afirmações a seguir.
I. As políticas públicas e sociais são desdobramentos, respostas e formas de enfrentamento às expressões da questão social no capitalismo.
II. O ideário neoliberal brasileiro prioriza a privatização e a descentralização das políticas sociais.
III. O debate da questão social independe de componentes de resistência ao neoliberalismo e da luta por criação e implementação de políticas sociais.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: B
4: A
5: C