Questões de Vestibular de Serviço Social - Trabalho e Serviço Social: perfil, demanda, prática e competências profissionais

Foram encontradas 7 questões

Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Serviço Social |
Q2187076 Serviço Social

Imagem associada para resolução da questão


A ideia de liberdade e flexibilidade (trabalhar quando e onde quiser) propagada pelas empresas constitui, na verdade, a transferência deliberada de riscos para aumentar o controle sobre trabalhadores, pois essa liberdade significa ausência de salário garantido e incremento de custos fixos que se convertem em responsabilidade dos mesmos.



ANTUNES, R.; FILGUEIRAS, V. Plataformas digitais, uberização do trabalho e regulação no capitalismo contemporâneo. Contracampo, Niterói, v. 39, n. 1, p. 27-43, abr./jul. 2020 (adaptado).



Uma das características da precarização do trabalho no atual cenário mundial e brasileiro são as novas formas de prestação de serviços (transportes, entregas de alimentos) acionadas por aplicativos nos telefones celulares.


Diante dessa situação, assistentes sociais alinhados às demandas da classe trabalhadora devem

Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Serviço Social |
Q2187075 Serviço Social
A sistematização de dados é, sem dúvida, um passo preliminar e necessário para o processo de construção do conhecimento. Para o Serviço Social, o processo de sistematização da prática permite: identificar e problematizar as condições do exercício profissional, os fenômenos existentes, selecioná-los e classificá-los, identificar suas características, as dificuldades, as lacunas, a necessidade de aprofundamento teórico para melhor compreendê-los, e adotar determinado referencial que possibilite interpretá-los.
GUERRA, Y. A dimensão investigativa no exercício profissional. In: CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL – CFESS/ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL – ABEPSS. Serviço Social: direitos e competências profissionais. Brasília, 2009 (adaptado).

Acerca do debate da produção do conhecimento no exercício profissional, avalie as afirmações a seguir.
I. Na organização do trabalho da(o) assistente social, o processo interventivo deve ser anterior ao processo investigativo.
II. No processo de intervenção da(o) assistente social, é importante o conhecimento de técnicas de coleta de dados quantitativos e qualitativos.
III. Os indicadores sociais de domínio público podem ser entendidos como dados relevantes para o planejamento das intervenções profissionais do Serviço Social nos campos de atuação.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Serviço Social |
Q2187072 Serviço Social
A investigação é inerente à natureza de grande parte das competências profissionais: compreender o significado social da profissão e de seu desenvolvimento sócio- histórico, identificar as demandas presentesna sociedade,realizarpesquisasque subsidiema formulaçãodepolíticas eaçõesprofissionais, realizar visitas, perícias técnicas, laudos, informações e pareceres sobre matéria de Serviço Social. Essas competências referem-se diretamente ao ato de investigar como elemento constitutivo da própria intervenção profissional.
GUERRA, Y. A dimensão investigativa no exercício profissional. In: CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL - CFESS/ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL – ABEPSS. Serviço Social: direitos e competências profissionais. Brasília, 2009. (adaptado).

Considerando o contexto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A capacidade de coletar e analisar dados, de forma crítica, é necessária à(ao) assistente social nos diferentes espaços sócio-ocupacionais, onde a pesquisa e a produção do conhecimento subsidiam a intervenção profissional.

PORQUE

II. O processo de elaboração, planejamento, execução e avaliação das políticas sociais deve ser construído e reconstruído no cotidiano, a partir da leitura crítica da realidade social e da competência na utilização dos indicadores sociais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Serviço Social |
Q2187067 Serviço Social
A partir da década de 1970 do século passado se instaurou pelo mundo um processo de reestruturação produtiva que resultou em movimentos continuados de informalização e flexibilização das relações de trabalho, os quais foram responsáveis, entre outros aspectos, pela precarização das condições em que a profissão do Serviço Social se concretiza na atualidade.
Considerando esse contexto, assinale a opção que apresenta corretamente um dos aspectos que caracteriza as atuais relações de trabalho da(o) assistente social.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Serviço Social |
Q2187062 Serviço Social
Na raiz da questão social, na atualidade, encontram-se as políticas governamentais favorecedoras da esfera financeira e do grande capital produtivo. Os mercados financeiros e as empresas multinacionais constituem forças que capturam o Estado, as empresas nacionais e o conjunto das classes e grupos sociais, que passam a assumir os ônus das chamadas exigências dos mercados.
IAMAMOTO, M. V. O Serviço Social na cena contemporânea. In: CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL - CFESS. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS: ABEPSS, 2009. p. 15-50 (adaptado)

De acordo com esse contexto, é correto afirmar que
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: B
4: A
5: E