Questões de Vestibular CÁSPER LÍBERO 2016 para Vestibular
Foram encontradas 4 questões
Ano: 2016
Banca:
CÁSPER LÍBERO
Órgão:
CÁSPER LÍBERO
Prova:
CÁSPER LÍBERO - 2016 - CÁSPER LÍBERO - Vestibular |
Q1372510
Conhecimentos Gerais
Zé da Luz foi um poeta nordestino, nascido em 1904 em Itabaiana, agreste da Paraíba. Seus
poemas estão na boca do povo e falam a respeito da sociedade do sertão:
O qui é Brasí caboco? É um Brasi diferente do Brasí das capitá. É um Brasi brasilêro, sem mistura de instrangero, um Brasi nacioná! Brasi caboco num come assentado nos banquete, misturado cum os home de casaca e anelão... Brasi caboco só come o bode seco, o feijão, e as veiz uma panelada, um pirão de carne verde, nos dias da inleição quando vai servi de iscada prus home de posição.
Fonte: Academia Brasileira de Literatura de Cordel http://www.ablc.com.br/popups/cordeldavez/ cordeldavez014.htm | Acesso: 28/09/2016
Por meio dos versos de Zé da Luz, podem-se identificar estruturas sociais próprias do sertão nordestino, típicas na transição do século XIX para o XX, denominadas de:
O qui é Brasí caboco? É um Brasi diferente do Brasí das capitá. É um Brasi brasilêro, sem mistura de instrangero, um Brasi nacioná! Brasi caboco num come assentado nos banquete, misturado cum os home de casaca e anelão... Brasi caboco só come o bode seco, o feijão, e as veiz uma panelada, um pirão de carne verde, nos dias da inleição quando vai servi de iscada prus home de posição.
Fonte: Academia Brasileira de Literatura de Cordel http://www.ablc.com.br/popups/cordeldavez/ cordeldavez014.htm | Acesso: 28/09/2016
Por meio dos versos de Zé da Luz, podem-se identificar estruturas sociais próprias do sertão nordestino, típicas na transição do século XIX para o XX, denominadas de:
Ano: 2016
Banca:
CÁSPER LÍBERO
Órgão:
CÁSPER LÍBERO
Prova:
CÁSPER LÍBERO - 2016 - CÁSPER LÍBERO - Vestibular |
Q1372517
Conhecimentos Gerais
O excerto, a seguir, é um trecho do bate-papo ocorrido depois da mostra do filme: #DI#: O
homem que arranhou o céu:
Não existe Picasso e Monet nas ruas, muito menos na sua sala, porque eles não representam a população comum. Já o pixo está presente na vida da cidade e formou uma geração que passou muito veneno na rua, vivendo o risco, criando letreiro reto e fazendo questionamento político… Isso é pichação paulista. O que o faz ser arte não são as caligrafias apenas e sim a história de mais de 30 anos de uma cultura que se desenvolveu ao redor de uma expressão. Fonte: http://vaidape.com.br/2016/09/di-o-homem-que-arranhou-o-ceu/ Publicado: 08/09/2016 | Acesso: 09/10/2016
A forma de expressão abordada no texto é, segundo a revista Vaidapé, parte integrante das manifestações culturais contemporâneas. Na perspectiva do texto, o “pixo” pode ser entendido como forma de:
Não existe Picasso e Monet nas ruas, muito menos na sua sala, porque eles não representam a população comum. Já o pixo está presente na vida da cidade e formou uma geração que passou muito veneno na rua, vivendo o risco, criando letreiro reto e fazendo questionamento político… Isso é pichação paulista. O que o faz ser arte não são as caligrafias apenas e sim a história de mais de 30 anos de uma cultura que se desenvolveu ao redor de uma expressão. Fonte: http://vaidape.com.br/2016/09/di-o-homem-que-arranhou-o-ceu/ Publicado: 08/09/2016 | Acesso: 09/10/2016
A forma de expressão abordada no texto é, segundo a revista Vaidapé, parte integrante das manifestações culturais contemporâneas. Na perspectiva do texto, o “pixo” pode ser entendido como forma de:
Ano: 2016
Banca:
CÁSPER LÍBERO
Órgão:
CÁSPER LÍBERO
Prova:
CÁSPER LÍBERO - 2016 - CÁSPER LÍBERO - Vestibular |
Q1372518
Conhecimentos Gerais
O filme Notícias de uma guerra particular mostra o cenário de favela como uma fratura social,
onde todos os personagens – mesmo com ocupações diferentes – são iguais e submetidos à
rotina do tráfico de drogas. O destaque do filme de João Moreira Salles são os personagens:
policiais, favelados e traficantes.
Fonte: http://sofalado.blogspot.com.br/2012/10/analise-do-filme-noticias-de-uma-guerra.html
Acesso: 09/10/2016 | Adaptado.
O contexto do filme de João Moreira Salles evidencia a:
O contexto do filme de João Moreira Salles evidencia a:
Ano: 2016
Banca:
CÁSPER LÍBERO
Órgão:
CÁSPER LÍBERO
Prova:
CÁSPER LÍBERO - 2016 - CÁSPER LÍBERO - Vestibular |
Q1372520
Conhecimentos Gerais
A imagem a seguir, realizada pelo artista João Teófilo, é uma provocação. Sobre um cadafalso,
vemos os membros esquartejados de quatro homens negros dispostos em cima de um pano
branco. A cena pode remeter às fotografias jornalísticas de chacinas que ocorrem no Brasil,
nas quais os vitimados em tanto se assemelham aos protagonistas da aquarela de Teófilo.
Mas foi uma pintura que lhe serviu de inspiração: “Tiradentes esquartejado”, produzida por
Pedro Américo, em 1893.
Fonte: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos/imagem-da-capa-1 | Publicado: 07/07/2015 | Acesso: 09/10/2016
Toda imagem fala sobre seu tempo histórico de produção. Somente na contemporaneidade, quando os movimentos raciais e as estratégias de empoderamento negro se fazem cada vez mais presentes no Brasil, uma aquarela como a de João Teófilo poderia ser produzida.
O que justifica um quadro, como o de João Teófilo, não ter sido pintado no século XIX, como a versão constituída por Pedro Américo?
Fonte: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos/imagem-da-capa-1 | Publicado: 07/07/2015 | Acesso: 09/10/2016
Toda imagem fala sobre seu tempo histórico de produção. Somente na contemporaneidade, quando os movimentos raciais e as estratégias de empoderamento negro se fazem cada vez mais presentes no Brasil, uma aquarela como a de João Teófilo poderia ser produzida.
O que justifica um quadro, como o de João Teófilo, não ter sido pintado no século XIX, como a versão constituída por Pedro Américo?