Questões de Vestibular CESMAC 2018 para Processo Seletivo Tradicional- 2019.1- AGRESTE
Foram encontradas 6 questões
Ano: 2018
Banca:
Cepros
Órgão:
CESMAC
Prova:
Cepros - 2018 - CESMAC - Processo Seletivo Tradicional- 2019.1- AGRESTE |
Q1331544
Português
Texto associado
TEXTO 1
A valorização da ética
(1) Há um paradoxo na nossa relação com a ética. Pais,
filósofos e educadores concordam quanto aos valores a
serem transmitidos e preservados. A questão é que a
crença nos valores se dá no atacado e no abstrato,
enquanto sua transmissão se faz no concreto das relações
cotidianas. Aí se instala a contradição.
(2) Ficam desacreditadas as solenes exposições
pedagógicas sobre disciplina e respeito aos direitos do
outro quando a escola é conivente com brincadeiras
agressivas. Os repetidos sermões sobre limites ficam sob
suspeita se os pais passam pelo acostamento quando a
estrada está congestionada ou param em fila dupla na
frente da escola. Nossas conversas sobre integridade ficam
comprometidas quando compramos vídeos e discos
pirateados ou fazemos ligações clandestinas de TV a cabo.
(3) Talvez a coerência não seja um atributo dos humanos:
sentimentos contraditórios convivem tranquilamente dentro
de nós. Infelizmente, também somos muito distraídos: a
maior parte do tempo, funcionamos sob o comando de um
‘piloto automático’, que nos empurra para o caminho mais
fácil, esquecidos dos valores que deveriam nortear nossas
escolhas.
(4) Mas a hipocrisia está a um passo à frente do cinismo, na
medida em que o hipócrita sabe qual é o caminho do bem,
reconhece que deveria percorrê-lo, mas não consegue pôr
em prática sua crença teórica. Diferentemente do cínico,
que nega a validade de qualquer escolha e adota o
princípio do “não tenho nada com isso”, com um alienado
encolher de ombros.
(5) Talvez seja essa a verdadeira ameaça a nos desviar do
caminho de um futuro melhor. Uma geração de jovens
cínicos e alienados poderia, de fato, pôr tudo a perder. O
mundo será melhor quando cuidarmos para que nosso
comportamento reflita nossos princípios e transformarmos
os discursos sobre fraternidade em gestos de solidariedade.
Aí, então, a opção pelo caminho da ética se fará não por
temor à punição ou à censura, mas como exercício de
amor-próprio, como um componente da dignidade.
(Aratangy, Lídia Rosenberg. Claudia. São Paulo: Abril, jun. 2004,
p. 148-151. Adaptado)
Globalmente, em relação à “valorização da ética”, o
Texto 1 propõe que:
Ano: 2018
Banca:
Cepros
Órgão:
CESMAC
Prova:
Cepros - 2018 - CESMAC - Processo Seletivo Tradicional- 2019.1- AGRESTE |
Q1331545
Português
Texto associado
TEXTO 1
A valorização da ética
(1) Há um paradoxo na nossa relação com a ética. Pais,
filósofos e educadores concordam quanto aos valores a
serem transmitidos e preservados. A questão é que a
crença nos valores se dá no atacado e no abstrato,
enquanto sua transmissão se faz no concreto das relações
cotidianas. Aí se instala a contradição.
(2) Ficam desacreditadas as solenes exposições
pedagógicas sobre disciplina e respeito aos direitos do
outro quando a escola é conivente com brincadeiras
agressivas. Os repetidos sermões sobre limites ficam sob
suspeita se os pais passam pelo acostamento quando a
estrada está congestionada ou param em fila dupla na
frente da escola. Nossas conversas sobre integridade ficam
comprometidas quando compramos vídeos e discos
pirateados ou fazemos ligações clandestinas de TV a cabo.
(3) Talvez a coerência não seja um atributo dos humanos:
sentimentos contraditórios convivem tranquilamente dentro
de nós. Infelizmente, também somos muito distraídos: a
maior parte do tempo, funcionamos sob o comando de um
‘piloto automático’, que nos empurra para o caminho mais
fácil, esquecidos dos valores que deveriam nortear nossas
escolhas.
(4) Mas a hipocrisia está a um passo à frente do cinismo, na
medida em que o hipócrita sabe qual é o caminho do bem,
reconhece que deveria percorrê-lo, mas não consegue pôr
em prática sua crença teórica. Diferentemente do cínico,
que nega a validade de qualquer escolha e adota o
princípio do “não tenho nada com isso”, com um alienado
encolher de ombros.
(5) Talvez seja essa a verdadeira ameaça a nos desviar do
caminho de um futuro melhor. Uma geração de jovens
cínicos e alienados poderia, de fato, pôr tudo a perder. O
mundo será melhor quando cuidarmos para que nosso
comportamento reflita nossos princípios e transformarmos
os discursos sobre fraternidade em gestos de solidariedade.
Aí, então, a opção pelo caminho da ética se fará não por
temor à punição ou à censura, mas como exercício de
amor-próprio, como um componente da dignidade.
(Aratangy, Lídia Rosenberg. Claudia. São Paulo: Abril, jun. 2004,
p. 148-151. Adaptado)
O paradoxo de que fala o Texto 1 se manifesta:
Ano: 2018
Banca:
Cepros
Órgão:
CESMAC
Prova:
Cepros - 2018 - CESMAC - Processo Seletivo Tradicional- 2019.1- AGRESTE |
Q1331546
Português
Texto associado
TEXTO 1
A valorização da ética
(1) Há um paradoxo na nossa relação com a ética. Pais,
filósofos e educadores concordam quanto aos valores a
serem transmitidos e preservados. A questão é que a
crença nos valores se dá no atacado e no abstrato,
enquanto sua transmissão se faz no concreto das relações
cotidianas. Aí se instala a contradição.
(2) Ficam desacreditadas as solenes exposições
pedagógicas sobre disciplina e respeito aos direitos do
outro quando a escola é conivente com brincadeiras
agressivas. Os repetidos sermões sobre limites ficam sob
suspeita se os pais passam pelo acostamento quando a
estrada está congestionada ou param em fila dupla na
frente da escola. Nossas conversas sobre integridade ficam
comprometidas quando compramos vídeos e discos
pirateados ou fazemos ligações clandestinas de TV a cabo.
(3) Talvez a coerência não seja um atributo dos humanos:
sentimentos contraditórios convivem tranquilamente dentro
de nós. Infelizmente, também somos muito distraídos: a
maior parte do tempo, funcionamos sob o comando de um
‘piloto automático’, que nos empurra para o caminho mais
fácil, esquecidos dos valores que deveriam nortear nossas
escolhas.
(4) Mas a hipocrisia está a um passo à frente do cinismo, na
medida em que o hipócrita sabe qual é o caminho do bem,
reconhece que deveria percorrê-lo, mas não consegue pôr
em prática sua crença teórica. Diferentemente do cínico,
que nega a validade de qualquer escolha e adota o
princípio do “não tenho nada com isso”, com um alienado
encolher de ombros.
(5) Talvez seja essa a verdadeira ameaça a nos desviar do
caminho de um futuro melhor. Uma geração de jovens
cínicos e alienados poderia, de fato, pôr tudo a perder. O
mundo será melhor quando cuidarmos para que nosso
comportamento reflita nossos princípios e transformarmos
os discursos sobre fraternidade em gestos de solidariedade.
Aí, então, a opção pelo caminho da ética se fará não por
temor à punição ou à censura, mas como exercício de
amor-próprio, como um componente da dignidade.
(Aratangy, Lídia Rosenberg. Claudia. São Paulo: Abril, jun. 2004,
p. 148-151. Adaptado)
Considerando o núcleo do tema desenvolvido no Texto
1, uma afirmação relevante consta na alternativa:
Ano: 2018
Banca:
Cepros
Órgão:
CESMAC
Prova:
Cepros - 2018 - CESMAC - Processo Seletivo Tradicional- 2019.1- AGRESTE |
Q1331547
Português
Texto associado
TEXTO 1
A valorização da ética
(1) Há um paradoxo na nossa relação com a ética. Pais,
filósofos e educadores concordam quanto aos valores a
serem transmitidos e preservados. A questão é que a
crença nos valores se dá no atacado e no abstrato,
enquanto sua transmissão se faz no concreto das relações
cotidianas. Aí se instala a contradição.
(2) Ficam desacreditadas as solenes exposições
pedagógicas sobre disciplina e respeito aos direitos do
outro quando a escola é conivente com brincadeiras
agressivas. Os repetidos sermões sobre limites ficam sob
suspeita se os pais passam pelo acostamento quando a
estrada está congestionada ou param em fila dupla na
frente da escola. Nossas conversas sobre integridade ficam
comprometidas quando compramos vídeos e discos
pirateados ou fazemos ligações clandestinas de TV a cabo.
(3) Talvez a coerência não seja um atributo dos humanos:
sentimentos contraditórios convivem tranquilamente dentro
de nós. Infelizmente, também somos muito distraídos: a
maior parte do tempo, funcionamos sob o comando de um
‘piloto automático’, que nos empurra para o caminho mais
fácil, esquecidos dos valores que deveriam nortear nossas
escolhas.
(4) Mas a hipocrisia está a um passo à frente do cinismo, na
medida em que o hipócrita sabe qual é o caminho do bem,
reconhece que deveria percorrê-lo, mas não consegue pôr
em prática sua crença teórica. Diferentemente do cínico,
que nega a validade de qualquer escolha e adota o
princípio do “não tenho nada com isso”, com um alienado
encolher de ombros.
(5) Talvez seja essa a verdadeira ameaça a nos desviar do
caminho de um futuro melhor. Uma geração de jovens
cínicos e alienados poderia, de fato, pôr tudo a perder. O
mundo será melhor quando cuidarmos para que nosso
comportamento reflita nossos princípios e transformarmos
os discursos sobre fraternidade em gestos de solidariedade.
Aí, então, a opção pelo caminho da ética se fará não por
temor à punição ou à censura, mas como exercício de
amor-próprio, como um componente da dignidade.
(Aratangy, Lídia Rosenberg. Claudia. São Paulo: Abril, jun. 2004,
p. 148-151. Adaptado)
Analise a formulação do seguinte trecho: “Ficam
desacreditadas as solenes exposições pedagógicas
sobre disciplina e respeito aos direitos do outro quando
a escola é conivente com brincadeiras agressivas. Os
repetidos sermões sobre limites ficam sob suspeita se
os pais passam pelo acostamento quando a estrada
está congestionada ou param em fila dupla na frente
da escola. Nossas conversas sobre integridade ficam
comprometidas quando compramos vídeos e discos
pirateados ou fazemos ligações clandestinas de TV a
cabo”. Pode-se perceber nesse trecho:
Ano: 2018
Banca:
Cepros
Órgão:
CESMAC
Prova:
Cepros - 2018 - CESMAC - Processo Seletivo Tradicional- 2019.1- AGRESTE |
Q1331549
Português
Texto associado
TEXTO 2
Tempos ansiosos
(1) Saber lidar com as preocupações se tornou uma
característica desejada, porque a ansiedade foi relegada ao
posto de vilã do mundo moderno. Apesar de ser essencial
para a sobrevivência, ela ganhou o estigma de atrapalhar
as relações pessoais, a competência no trabalho e todo tipo
de situação delicada.
“Se o candidato não consegue dominar a ansiedade na
hora da seleção de emprego, já questionamos como ele
agirá no ambiente de trabalho”, diz Adriana Vilela, analista
de recursos humanos da RHBrasil, empesa que recruta
candidatos para o mercado de trabalho. É muito comum,
aliás, as pessoas reclamarem que são ansiosas demais e
os especialistas chamarem os nossos tempos de “era da
ansiedade”.
(2) Mas essa noção de que vivemos numa época
especialmente estressante é coisa ultrapassada, na
verdade. A ideia de “era da ansiedade” nasceu antes da
internet e do computador. Apareceu pela primeira vez em
1947, num poema do inglês Hugh Auden, que, desiludido
com a humanidade depois da 2ª. Guerra Mundial, criticou o
homem e sua busca sem sentido por significado.
Desde então, há pelo menos uma obra por década que
afirma que o ser humano está passando pelos tempos mais
difíceis de sua história e que, coitados de nós, sofremos
demais com a ansiedade.
(Hueck, Karin. Sobre a ansiedade. Revista Superinteressante. São
Paulo: Abril, nov. 2008. Adaptado)
O Texto 2 atinge, preferencialmente, a área social
própria: