Questões de Vestibular UNB 2022 para Vestibular - 1º Dia

Foram encontradas 23 questões

Ano: 2022 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2022 - UNB - Vestibular - 1º Dia |
Q2021161 Artes Plásticas



7 DE SETEMBRO DE 1960

Eu não sai porque, hoje é feriado passei o dia em casa, lavando roupas. O senhor Antonio Soeiro Cabral foi pra casa de sua sogra. Que silencio. Os visinhos são bons.

8 DE SETEMBRO DE 1960 Levantei as 5 horas, preparei a refeição matinal para os filhos, preparei o almoço, carne com batata. A Vera está alegre. Eu comprei um radio, eu gosto de dramas e tangos.

9 DE SETEMBRO DE 1960

Ela diz: agora, nós somos ricos porque temos o que comer, ate encher a barriga. E da risada. Vendo-a sorrir eu fico contente e penso em Deus, ele escreveu outra peça para eu representa-lá no palco da vida. Aquela peça de morar na favela e ouvir aquela canção que o custo de vida compôs. Eu estou com fome!

Carolina Maria de Jesus. Casa de alvenaria. Vol. 1. Osasco, São
Paulo: Companhia das Letras, 2021, p. 47-8 (com adaptações). 

Considerando a obra artística representada na imagem precedente, o fragmento de texto extraído da obra de Carolina Maria de Jesus, publicada em 1961, bem como as características e a repercussão da produção literária dessa autora, julgue o item a seguir.


A obra Proclamação da Independência foi idealizada para enaltecer a participação e a representação da população brasileira no movimento de Independência do Brasil. 


Alternativas
Ano: 2022 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2022 - UNB - Vestibular - 1º Dia |
Q2021162 Artes Plásticas



7 DE SETEMBRO DE 1960

Eu não sai porque, hoje é feriado passei o dia em casa, lavando roupas. O senhor Antonio Soeiro Cabral foi pra casa de sua sogra. Que silencio. Os visinhos são bons.

8 DE SETEMBRO DE 1960 Levantei as 5 horas, preparei a refeição matinal para os filhos, preparei o almoço, carne com batata. A Vera está alegre. Eu comprei um radio, eu gosto de dramas e tangos.

9 DE SETEMBRO DE 1960

Ela diz: agora, nós somos ricos porque temos o que comer, ate encher a barriga. E da risada. Vendo-a sorrir eu fico contente e penso em Deus, ele escreveu outra peça para eu representa-lá no palco da vida. Aquela peça de morar na favela e ouvir aquela canção que o custo de vida compôs. Eu estou com fome!

Carolina Maria de Jesus. Casa de alvenaria. Vol. 1. Osasco, São
Paulo: Companhia das Letras, 2021, p. 47-8 (com adaptações). 

Considerando a obra artística representada na imagem precedente, o fragmento de texto extraído da obra de Carolina Maria de Jesus, publicada em 1961, bem como as características e a repercussão da produção literária dessa autora, julgue o item a seguir.


Em sua obra, François René Moreaux intencionou representar o envolvimento dos súditos com o feito do príncipe.

Alternativas
Ano: 2022 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2022 - UNB - Vestibular - 1º Dia |
Q2021164 Artes Plásticas



7 DE SETEMBRO DE 1960

Eu não sai porque, hoje é feriado passei o dia em casa, lavando roupas. O senhor Antonio Soeiro Cabral foi pra casa de sua sogra. Que silencio. Os visinhos são bons.

8 DE SETEMBRO DE 1960 Levantei as 5 horas, preparei a refeição matinal para os filhos, preparei o almoço, carne com batata. A Vera está alegre. Eu comprei um radio, eu gosto de dramas e tangos.

9 DE SETEMBRO DE 1960

Ela diz: agora, nós somos ricos porque temos o que comer, ate encher a barriga. E da risada. Vendo-a sorrir eu fico contente e penso em Deus, ele escreveu outra peça para eu representa-lá no palco da vida. Aquela peça de morar na favela e ouvir aquela canção que o custo de vida compôs. Eu estou com fome!

Carolina Maria de Jesus. Casa de alvenaria. Vol. 1. Osasco, São
Paulo: Companhia das Letras, 2021, p. 47-8 (com adaptações). 

Considerando a obra artística representada na imagem precedente, o fragmento de texto extraído da obra de Carolina Maria de Jesus, publicada em 1961, bem como as características e a repercussão da produção literária dessa autora, julgue o item a seguir.


A indiferença com a população negra está refletida na obra Proclamação da Independência, por meio da retratação dos camponeses, cujas vestimentas reproduzem características europeias, e no texto de Carolina Maria de Jesus, por meio do relato da tranquilidade do feriado.

Alternativas
Ano: 2022 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2022 - UNB - Vestibular - 1º Dia |
Q2021182 Artes Plásticas


       A Semana de Arte Moderna envolveu as áreas de literatura, artes plásticas e música com o intuito de renovar e transformar o contexto artístico brasileiro. Os representantes da área de música na semana de 22 foram Heitor Villa-Lobos, Ernani Braga, Lucília Villa-Lobos, Guiomar Novaes. Heitor Villa-Lobos, desde 1914, com o lançamento de Danças Africanas, já criticava o modelo de produção europeu utilizado no Brasil. Os bailados Amazonas e Uirapuru, ambos de 1917, firmaram o compromisso do autor em unir a música erudita da época com as tradições do folclore e da música regionalista brasileira.


Internet:<agenciabrasil.ebc.com.br>  (com adaptações).


          Para a cena musical brasileira, a Semana de Arte Moderna foi o ponto de partida de uma história bastante contada. Em resumo, ali nascia a ideia de uma arte capaz de recriar uma identidade nacional, baseada no folclore, dando origem a uma música nacionalista, a qual, já nos anos 1950, se opôs à vanguarda cosmopolita, em uma briga estética que se diluiu nos anos 1980, no início da pós-modernidade, chegando até nós como artefato histórico.


Internet:<www.concerto.com.br>  (com adaptações).


         Segundo Frederico Oliveira Coelho, “o principal legado musical deixado pela geração que participou da Semana de Arte Moderna foi a abertura do pensamento cultural brasileiro para as novas informações estéticas que circulavam no mundo e, ao mesmo tempo, a articulação dessas novas informações com uma musicalidade ligada aos valores do território nacional, ditas populares, seja no âmbito rural, seja no âmbito urbano. Uma música em que a fronteira entre o erudito e o popular foi sendo cada vez mais fluida até chegarmos a uma música popular brasileira com nomes como Tom Jobim ou Egberto Gismonti, cuja obra pode ser localizada tanto no âmbito do consumo cultural de massas quanto no universo da música de orquestra”.


Internet:<www.concerto.com.br> (com adaptações).

Tendo como referência inicial os fragmentos de textos precedentes, julgue o item subsecutivo.


A música é a arte que lida com o som e o silêncio, organizando-os sequencialmente de modo que adquiram forma e sentido; os elementos principais da música são a melodia, o ritmo e a organização das relações dos sons entre si (harmonia).

Alternativas
Ano: 2022 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2022 - UNB - Vestibular - 1º Dia |
Q2021183 Artes Plásticas


       A Semana de Arte Moderna envolveu as áreas de literatura, artes plásticas e música com o intuito de renovar e transformar o contexto artístico brasileiro. Os representantes da área de música na semana de 22 foram Heitor Villa-Lobos, Ernani Braga, Lucília Villa-Lobos, Guiomar Novaes. Heitor Villa-Lobos, desde 1914, com o lançamento de Danças Africanas, já criticava o modelo de produção europeu utilizado no Brasil. Os bailados Amazonas e Uirapuru, ambos de 1917, firmaram o compromisso do autor em unir a música erudita da época com as tradições do folclore e da música regionalista brasileira.


Internet:<agenciabrasil.ebc.com.br>  (com adaptações).


          Para a cena musical brasileira, a Semana de Arte Moderna foi o ponto de partida de uma história bastante contada. Em resumo, ali nascia a ideia de uma arte capaz de recriar uma identidade nacional, baseada no folclore, dando origem a uma música nacionalista, a qual, já nos anos 1950, se opôs à vanguarda cosmopolita, em uma briga estética que se diluiu nos anos 1980, no início da pós-modernidade, chegando até nós como artefato histórico.


Internet:<www.concerto.com.br>  (com adaptações).


         Segundo Frederico Oliveira Coelho, “o principal legado musical deixado pela geração que participou da Semana de Arte Moderna foi a abertura do pensamento cultural brasileiro para as novas informações estéticas que circulavam no mundo e, ao mesmo tempo, a articulação dessas novas informações com uma musicalidade ligada aos valores do território nacional, ditas populares, seja no âmbito rural, seja no âmbito urbano. Uma música em que a fronteira entre o erudito e o popular foi sendo cada vez mais fluida até chegarmos a uma música popular brasileira com nomes como Tom Jobim ou Egberto Gismonti, cuja obra pode ser localizada tanto no âmbito do consumo cultural de massas quanto no universo da música de orquestra”.


Internet:<www.concerto.com.br> (com adaptações).

Tendo como referência inicial os fragmentos de textos precedentes, julgue o item subsecutivo.


A crítica aos modelos europeus, mencionada no primeiro fragmento de texto, foi evidenciada na produção musical, mas não na poesia modernista paulista dos anos 1920, que se mostrou tematicamente inovadora, mas manteve as formas fixas de métrica e rimas características da poesia parnasiana.

Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: E
4: C
5: E