Questões de Vestibular UFJF 2018 para Vestibular, 2º Dia - Módulo III - Econômica e Administração

Foram encontradas 2 questões

Q1271733 Conhecimentos Gerais

Os documentos abaixo tratam do tema doenças/vacinação. Em 2018 completamos 100 anos desde que a Gripe Espanhola atracou no Brasil e matou milhares de pessoas.


As condições de vida nos campos de batalha da I Guerra Mundial criaram o cenário ideal para a proliferação de um vírus incomum e altamente letal. Apesar de, a princípio, agir no corpo humano como um vírus comum, a conhecida Gripe Espanhola potencializou sobremaneira os efeitos da gripe comum. Dado o fato de soldados do mundo todo estarem na Europa, ao voltarem para casa propagaram o vírus para o planeta. Estima-se que tenham morrido entre 30 milhões e 35 milhões de pessoas. Imagine isso depois da I Guerra Mundial – que, segundo estatísticas, matou cerca de 9 milhões de pessoas! No Brasil, estima-se que tenham morrido mais de 30 mil pessoas, dentre elas o presidente recém-eleito Rodrigues Alves, em 1919. De lá para cá se passaram cem anos. A medicina avançou muito, e a Liga das Nações investiu em pesquisa. Ficou claro que a solução para as pandemias só aconteceria com cooperação internacional e criação de vacinas com campanhas em todo o mundo.

(Texto adaptado. Disponível em: <https://bit.ly/2vDKIql>. Acesso em: 10 out. 2018.)


Doenças já erradicadas no Brasil voltaram a ser motivo de preocupação entre autoridades sanitárias e profissionais de saúde. Baixas coberturas vacinais, de acordo com o próprio Ministério da Saúde, acendem "uma luz vermelha" no país. No Amazonas e em Roraima, com o surto de sarampo, há cerca de 500 casos confirmados e mais de 1500 em investigação. No outro extremo do país, o Rio Grande do Sul também confirmou casos da doença este ano.

(Disponível em: <https://bit.ly/2tXJeXa>. Acesso em: 10 out. 2018.)


Imagem associada para resolução da questão

Charge de 2015 alusiva ao movimento antivacina, que prega a não imunização de crianças.

(Disponível em: <https://bit.ly/2P1dfzc>. Acesso em: 10 out.2018.)


Sobre o tema, é possível afirmar que:

Alternativas
Q1271734 Conhecimentos Gerais

1968 foi o ano em que milhares de estudantes e militantes franceses saíram às ruas contra a repressão e a desigualdade entre os sexos nas universidades, contra um grande espectro de posturas conservadoras e contra o então presidente Charles de Gaulle. Os protestos se espalharam por grande parte dos países ocidentais, ganhando contornos diversos, conforme cada contexto. Observe abaixo algumas frases pichadas pelos manifestantes nos muros franceses e usadas em cartazes em maio de 1968:


A humanidade nunca será feliz até o último capitalista ser

enforcado nas tripas do último burocrata.

A mercadoria, nós a queimaremos.

Corra, camarada, o velho mundo está atrás de você.

É proibido proibir.

Faça amor, não faça guerra.

Meu corpo é meu.

O patrão precisa de ti; tu não precisas do patrão.

Professores, vocês nos fazem envelhecer.

Quanto mais eu faço amor, mais eu tenho vontade de fazer revolução; quanto mais eu faço revolução, mais eu tenho vontade de fazer amor. Você está sendo intoxicado: rádio, televisão, jornal, mentira.

(Disponível em:<https://bit.ly/2w3el4Z> . Acesso em: 10 out. 2018.)


Sobre os movimentos de 1968 e seus desdobramentos, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Respostas
1: D
2: B