Questões de Vestibular UEPB 2009 para Vestibular, Área: II - BIOLOGIA - 3º DIA

Foram encontradas 2 questões

Ano: 2009 Banca: CPCON Órgão: UEPB Prova: CPCON - 2009 - UEPB - Vestibular - Área: II - BIOLOGIA - 3º DIA |
Q1353672 Biologia
O umbuzeiro ou imbuzeiro, Spondis tuberosa L., é originário dos chapadões semiáridos do nordeste brasileiro; encontra-se em maior número nos Cariris Velhos, seguindo desde o Piauí à Bahia e até o norte de Minas Gerais. Seu fruto é chamado de imbu, umbu, corruptelas da palavra tupi-guarani “y-mb-u”, que significava “árvore-que-dá-de-beber”. Pela importância de suas raízes foi chamada “árvore sagrada do Sertão” por Euclides da Cunha. É adaptado à vida em região de clima quente, com índice pluviométrico baixo, onde os períodos chuvosos são curtos e irregularmente distribuídos.
Imagem associada para resolução da questão

Analise as afirmativas abaixo que buscam justificar o sucesso adaptativo dessa espécie.

I - Copa em forma de guarda-chuva com diâmetro de 10 a 15m projetando sombra densa sobre o solo.
II - É planta xerófila.
III - Suas raízes superficiais exploram 1m de profundidade, possuem um órgão (estrutura) - túbera ou batata - conhecida como xilopódio, que é constituído de tecido lacunoso que armazena água, mucilagem, glicose, tanino, amido, ácidos, entre outras.
IV - O caule, de casca cor cinza, tem ramos novos lisos e ramos velhos com ritidomas.
V - O umbuzeiro perde totalmente as folhas durante a época seca e reveste-se de folhas após as primeiras chuvas. A floração pode iniciar-se após as primeiras chuvas independentemente de a planta estar ou não enfolhada.

Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s):
Alternativas
Ano: 2009 Banca: CPCON Órgão: UEPB Prova: CPCON - 2009 - UEPB - Vestibular - Área: II - BIOLOGIA - 3º DIA |
Q1353694 Biologia
A Floresta Atlântica é semelhante fisionomicamente e em composição florística à Floresta Amazônica. São igualmente densas, com árvores altas em setores mais baixos do relevo, apesar de as árvores amazônicas apresentarem em média um maior desenvolvimento. Os troncos são recobertos por uma grande diversidade de epífitas, que é um aspecto típico dessas florestas. A existência de grupos semelhantes de espécies entre a Amazônia e a Mata Atlântica sugere que essas florestas se comunicaram em alguma fase de sua história. No entanto, certos contrastes diferenciam a Floresta Amazônica da Mata Atlântica:

I - A Floresta Amazônica é em geral de planície e a Mata Atlântica, de altitude.
II - Quanto mais distante a Mata Atlântica está da Linha do Equador, mais ela difere da vegetação amazônica.
III - Na Floresta Amazônica, as temperaturas médias são elevadas todo ano, em torno de 26-27°C, indo a máxima absoluta a 38,8°C e a mínima absoluta a 22°C. Já na Mata Atlântica, as temperaturas médias variam 14-21°C, chegando a máxima absoluta a 35°C para menos, não passando a mínima absoluta de 1°C.

Estão corretas as proposições
Alternativas
Respostas
1: A
2: B