Questões de Vestibular IF-PR 2016 para Nível Médio

Foram encontradas 3 questões

Ano: 2016 Banca: IF-PR Órgão: IF-PR Prova: IF-PR - 2016 - IF-PR - Nível Médio |
Q1316366 História
Palavra usada em Angola, quilombo ou kilombo significa acampamento ou fortaleza e foi assim que os colonizadores portugueses se referiram às comunidades de escravos africanos que fugiam dos engenhos de açúcar no nordeste brasileiro. Durante o período em que os holandeses dominaram aquela região, se formou o mais famoso quilombo e responsável pela maior resistência dos escravos, no Brasil, chamada de:
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-PR Órgão: IF-PR Prova: IF-PR - 2016 - IF-PR - Nível Médio |
Q1316367 História
Entre o final do século XVII e o começo do seguinte, milhares de europeus chegaram à costa atlântica da América do Norte, atraídos pela possibilidade de grande desenvolvimento econômico e social das colônias inglesas e pela mentalidade do início da colonização que se fundamentava em trabalhar e enriquecer. Devido à chegada de constantes levas de imigrantes e, consequentemente, ao elevado aumento populacional, o território começou a se expandir, evento chamado depois de “Marcha para o Oeste”. Os estadunidenses que participaram desse processo foram chamados de pioneiros, enquanto no Brasil, apesar de homens desempenharem um papel semelhante na ampliação dos limites espaciais, ultrapassando o Tratado de Tordesilhas, não se efetivou, naquele período, uma ocupação produtiva de todas as terras percorridas. Assinale que nome eles receberam em nosso país.
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-PR Órgão: IF-PR Prova: IF-PR - 2016 - IF-PR - Nível Médio |
Q1316371 História
No início dos anos de 1980, o governo militar estava nas últimas. O país vivia um cenário de recessão, de inflação e de desemprego. As oposições se uniram e promoveram enormes comícios pelo país todo, sendo que em algumas capitais os participantes somavam mais de um milhão de pessoas. O objetivo era acelerar a redemocratização, com eleições diretas para a Presidência da República, por isso lançaram a campanha:
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C