Questões de Vestibular MEC 2022 para Administração

Foram encontradas 16 questões

Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Administração |
Q2162543 Administração Geral

As tabelas 1, 2 e 3 apresentam informações acerca dos investimentos financeiros A, B e C.


Imagem associada para resolução da questão


Nesse contexto, considerando as informações apresentadas e a formação de uma carteira composta por dois ativos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.


I. A carteira de investimento de mínimo risco deve ser formada pelos ativos B e C.


PORQUE


II. As combinações de ativos com correlações positivas e próximas à unidade diminuem o efeito de diversificação na carteira de investimentos.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 

Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Administração |
Q2162544 Administração Geral
Entre as teorias utilizadas na Administração, a Teoria Matemática é a que mantém o foco no processo decisório racional, baseado em procedimentos matemáticos, estatísticos e computacionais. Essa teoria surgiu entre os anos 1940 e 1950 e, desde então, está presente nas práticas e nas tendências gerenciais. A teoria dos jogos, a teoria das filas, a teoria das probabilidades e a programação linear, aplicadas aos problemas gerenciais de técnicas e métodos recorrentes nas ciências matemáticas originaram-se da Teoria Matemática.
A evolução recente de usos da Teoria Matemática está evidenciada nos métodos e processos de Big Data, Business Intelligence e Business Analytics, que utilizam plataformas computacionais com grandes volumes de dados em diferentes formatos (numérico, textual, visual).
Quando consideramos as diferentes especialidades e funções gerenciais, temos variações de intensidade de uso dessas ferramentas, em áreas que fazem uso intensivo de métodos e ferramentas, e, em outras que têm uso reduzido. Além disso, as áreas funcionais vinculam-se, de forma diferenciada, aos diferentes métodos.
ANDRADE, R.; AMBONI, N. TGA - Teoria Geral da Administração. São Paulo: Elsevier, 2017 (adaptado).
Considerando a apropriação da Teoria Matemática nas áreas funcionais ou nas especialidades de Administração, avalie as afirmações a seguir.
I. A área gerencial de Produção e Operações, dado o seu foco em planejamento, gestão e controle de produção, mantém a tradição de uso pouco intensivo da Teoria Matemática, e seu foco são as métricas e os métodos contábeis, como a análise de balanços e de demonstrativos.
II. A área gerencial de Marketing, cujo foco é a comunicação e a propaganda, prioriza a utilização de métodos qualitativos, enfatizando o uso de métodos de pesquisa operacional, teoria das filas e programação linear.
III. A área gerencial de Recursos Humanos, embora tradicionalmente mantenha o foco em aspectos instrumentais e interpretativos da gestão de pessoas, tem tido aumento no uso de métodos matemáticos, em suas diversas funções.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Administração |
Q2162545 Administração Geral
O desenvolvimento das instituições no interior da sociedade capitalista, desencadeado por transformações tecnológicas no final do século XIX, levou à racionalização material e imaterial dos processos produtivos. Essas instituições foram minuciosamente estudadas por Max Weber (1864-1920), que focou na análise da organização cotidiana da sociedade, na divisão e na coordenação das mais diversas atividadeslaborais. Essas atividades eram baseadas na divisão racional do trabalho, na exigência de especialização e diferenciação das funções exercidas pelos trabalhadores, e classificadas de acordo com critérios técnicos, mediante a subordinação a uma autoridade hierarquicamente organizada e altamente especializada.
SANTOS, F. R. Max Weber e a racionalidade burocrática. Revista Espaço Acadêmico, n. 169, jun. 2015 (adaptado).
Considerando o texto apresentado e as características da organização burocrática, conforme a teoria weberiana, avalie as afirmações a seguir.
I. A organização burocrática pressupõe a substituição das normas de decisão baseadas nas relações sociais, típicas da mentalidade patrimonialista, por regras e procedimentos que possibilitam a impessoalidade e a objetividade.
II. A burocracia como decorrência da busca por eficiência é disseminada nas organizações do sistema capitalista.
III. A teoria burocrática pressupõe a divisão do trabalho, a existência de hierarquia e o uso de registros escritos.

É correto o que se afirma em 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Administração |
Q2162546 Administração Geral
Além dos resultados econômicos, a dimensão ética da atividade empresarial tornou-se uma das principais preocupações dos gestores. A adoção de uma conduta pautada em princípios morais de respeito ao ambiente e aos valores da comunidade é uma exigência incontornável das sociedades contemporâneas. O impacto social e ambiental das atividades empresariais pode influenciar, inclusive, a competitividade das organizações.
ALMEIDA, F. J. R. Ética e desempenho social das organizações: um modelo teórico de análise dos fatores culturais e contextuais. RAC - Revista de Administração Contemporânea, v. 11, n. 3, p. 105-25, 2007 (adaptado).
De acordo com o texto, os gestores devem 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Administração |
Q2162547 Administração Geral
A Teoria da Contingência propõe o pressuposto de que as organizações recebem influências do ambiente onde estão inseridas. Desse modo, o ambiente pode contribuir para remodelar características específicas da empresa em determinado momento.
Nesses termos, uma mesma organização que possua diferentes sedes pode ser condicionada a planejar e a executar seu processo decisório de maneiras distintas para lugares distintos. A unificação de procedimentos, processos e decisões, que seria, a priori, adequada para facilitar o gerenciamento, torna-se pressionada por fatores como negociações com grupos locais, cultura local, disponibilidade de recursos e legislações locais. A liderança corporativa e/ou de áreas funcionais torna-se um processo muito mais complexo e desafiador.
MOURA, G. D.; CAMARGO, T. F.; ZANIN, A. Competitividade de mercado e gerenciamento de resultados: um estudo sob a ótica da Teoria da Contingência. Revista de Ciências da Administração, v. 19, n. 49, 2017, p. 86-101 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Pelo pressuposto da Teoria da Contingência, os planos e projetos do nível estratégico corporativo e de níveis funcionais, como, por exemplo, Produção e Operações, Marketing ou Recursos Humanos, são definidos levando-se em conta a influência de fatores externos.
PORQUE
II. A Teoria da Contingência, como uma teoria da Administração, mantém relação direta com a Teoria da Comunicação, o que demonstra que ela tem caráter integrativo com as demais teorias e gera impacto em diferentes tarefas gerenciais de nível funcional.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: E
4: D
5: C