Questões de Vestibular MEC 2022 para Ciências Econômicas

Foram encontradas 8 questões

Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Ciências Econômicas |
Q2182611 Economia
Texto 1
A utilidade de uma coisa faz dela um valor de uso. Essa utilidade condicionada pelas propriedades do corpo da mercadoria, pois ela não existe sem esse corpo. O seu caráter não depende do fato de a apropriação de suas qualidades úteis custar muito ou pouco trabalho aos homens. O valor de uso se efetiva apenas no uso ou no consumo. O valor de troca aparece inicialmente como a relação quantitativa, a proporção na qual valores de uso de um tipo são trocados por valores de uso de outro tipo, uma relação que se altera constantemente no tempo e no espaço. Na própria relação de troca das mercadorias, seu valor de troca apareceu-nos como algo completamente independente de seus valores de uso. No entanto, abstraindo-se agora o valor de uso dos produtos do trabalho, obteremos seu valor.
MARX, K. O Capital: crítica da economia política. Livro 1, cap. 1. São Paulo: Boitempo, 2011 (adaptado).
Texto 2
Portanto, o único elemento que era comum a todas as mercadorias e diretamente comparável em termos quantitativos era o tempo de trabalho necessário para sua produção. Quando Marx considerou, abstratamente, as mercadorias, ignorando todas assuas diferenças e peculiaridades, elasforam reduzidas às incorporações materiais do trabalho em sua produção. As mercadorias, assim consideradas por Marx, eram definidas como valores.
HUNT, E. K. História do pensamento econômico: uma perspectiva crítica. Rio de Janeiro: Campus, 1982 (adaptado).
Considerando os textos apresentados, de acordo com a perspectiva marxista, avalie as afirmações a seguir.
I. O elemento comum às mercadorias que se apresenta na relação de troca ou no valor de troca das mercadorias é o seu valor.
II. O conceito de valor presente na obra de Marx decorre de bases teóricas utilitaristas.
III. A quantidade de trabalho socialmente necessária ou o tempo de trabalho socialmente necessário para a produção da mercadoria determinam a grandeza de seu valor.
IV. O valor da força de trabalho, assim como ocorre com as demais mercadorias, é determinado pela quantidade de trabalho socialmente necessária para sua (re)produção.

É correto apenas o que se afirma em 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Ciências Econômicas |
Q2182612 Economia
Imagem associada para resolução da questão

DE CARVALHO, F. J. C. et al. Economia Monetária e Financeira: Teoria e Política. 3. ed. São Paulo: GEN Atlas, 2015 (adaptado).


Considerando as relações entre as variáveis financeiras expressas nessa equação, avalie as afirmações a seguir.
I. O Banco Central, ao alterar as taxas de juros das operações de redesconto e empréstimos aos bancos comerciais, está interferindo diretamente na razão d.
II. O multiplicador monetário, ao ser ajustado por meio do aumento das reservas dos bancos, constitui estratégia dos bancos centrais para enfrentar as crises de liquidez.
III. O aumento da aversão ao risco dos bancos comerciais contrai os meios de pagamento, em momentos de crises financeiras, como no caso do estouro da bolha do subprime.
IV. A razão e representa o percentual fixado legalmente dos depósitos à vista — que devem ser recolhidos ao Banco Central —, além de refletir a aversão dos bancos comerciais a recorrer a auxílios do Banco Central.

É correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Ciências Econômicas |
Q2182621 Economia
A tabela a seguir apresenta o Produto Interno Bruto (PIB) e componentes da demanda agregada a preços de mercado (em milhões de reais) entre o primeiro trimestre de 2020 e o quarto trimestre de 2021 no Brasil. Imagem associada para resolução da questão
IBGE. Sistema de Contas Nacionais Trimestrais. Valores Correntes. Disponível em: https://www.ibge.gov.br. Acesso em: 20 jun. 2022 (adaptado).


Considerando os dados da tabela e os conceitos de contabilidade social, avalie as afirmações a seguir.
I. O PIB a preços de mercado corresponde ao PIB medido em termos reais, o que significa que os valores apresentados na tabela eliminam o efeito da inflação e são comparáveis entre si ao longo do tempo.
II. A despesa de consumo da Administração Pública, apresentada na Tabela, não é incluída no cálculo do PIB a preços de mercado, a fim de se evitar a chamada “dupla contagem”.
III. O saldo externo de bens e serviços deve ser somado aos demais componentes da demanda agregada, incluindo a variação de estoques, para obtenção do valor do PIB a preços de mercado.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Ciências Econômicas |
Q2182623 Economia
Em um país com alta mobilidade de capitais e câmbio administrado pelo Banco Central em certo intervalo de variação (bandas cambiais), os agentes econômicos, quando pressentem a iminência de uma crise cambial, buscam converter seu capital em moeda estrangeira e(ou) manter sua riqueza fora do país. Diante de uma fuga de capitais, o Banco Central tem alguns mecanismos de defesa para conter a especulação cambial e evitar perda nas reservas internacionais.
Nesse contexto, a melhor aplicação dessas medidas em uma suposta crise cambial consiste em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Ciências Econômicas |
Q2182625 Economia

Considere o gráfico seguinte, em que Y* é o produto de equilíbrio e i* consiste na taxa de juros de equilíbrio.


Equilíbrio dos mercados de Bens e Serviços e Monetários

Imagem associada para resolução da questão



Com base no gráfico apresentado, avalie as afirmações a seguir.


I. Uma diminuição da carga tributária deslocaria a curva IS para cima (direita) e provocaria um aumento da taxa de juros de equilíbrio e da renda.


II. Uma compra de títulos, por parte da autoridade monetária, deslocaria a curva LM para cima (esquerda), o que provocaria um aumento da taxa de juros de equilíbrio e uma redução da renda da economia.


III. Um aumento dos gastos autônomos deslocaria a curva de equilíbrio de bens e serviços para cima, o que, consequentemente, aumentaria a taxa de juros e a renda de equilíbrio.


IV. Uma política monetária restritiva provocaria, no equilíbrio IS-LM, um deslocamento da curva LM para baixo (direita) e uma redução das taxas de juros, o que, por sua vez, incentivaria um aumento dos investimentos e da renda.



É correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: B
4: E
5: A