Questões de Vestibular MEC 2022 para Relações Internacionais

Foram encontradas 13 questões

Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Relações Internacionais |
Q2186624 Relações Internacionais
TEXTO 1 
Imagem associada para resolução da questão

TEXTO 2
O ano de 2016 é entendido como um marco na política internacional. As vitórias do Brexit e de Donald Trump marcam a ascensão da direita no Ocidente e a institucionalização do que se costumou denominar como era da pós-verdade. A democracia se tornou frágil com o advento das mídias digitais, porque suas bases de liberdade e participação popular foram deturpadas por estratégias de marketing que visavam vender uma ideia a qualquer custo para beneficiar um específico grupo político que pagou por tal serviço. Esse marketing político não se preocupou com a verdade dos fatos, mas com a capacidade de manipular e vender um produto, importando-se muito pouco com as consequências.
AYRES PINTO, D. J.; MORAES, I. As mídias digitais como ferramentas de manipulação de processos eleitorais democráticos: uma análise do caso Brexit. Revista de Estudios Sociales, n. 74. p. 71-81, 2020 (adaptado).

Considerando o texto apresentado e o papel das mídias digitais na política internacional contemporânea, avalie as afirmações a seguir.
I. As grandes empresas de tecnologia de informação coletam e armazenam, em local seguro, as informações dos usuários, protegendo, dessa forma, a privacidade e a identidade de seus consumidores, sendo falsas, portanto, as alegações de que essas empresas vendem e/ou fornecem informações a governos, empresas e indivíduos.
II. A internet e as redes sociais viabilizam a coleta de informações e dados, o que possibilita traçar um perfil do usuário a partir dos dados coletados e construir uma estratégia de marketing político digital personalizada, com objetivos que podem ser o convencimento político, o fortalecimento de valores e posturas sociais e a construção de uma concepção de mundo próxima aos interesses e à ideologia do anunciante.
III. A ausência de um marco legal internacional que regulamente a difusão de informações na internet, em especial nas redes sociais, permite, quase que de forma impune, a propagação de fake news, o que pode ameaçar a vida e a integridade de cidadãos, estimular a perseguição de minorias político-sociais e difamar e afrontar autoridades, instituições políticas e poderes constituídos, como o Parlamento e o Judiciário.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Relações Internacionais |
Q2186625 Relações Internacionais
As preocupações da Economia Política das Relações Internacionais estão voltadas para a distribuição global ou territorial das atividades econômicas, as discussões técnicas e políticas sobre o comércio, os investimentos externos e as finanças mundiais, a divisão internacional do trabalho, a eficiência relativa na adoção de políticas pelos países desenvolvidos e em desenvolvimento e o crescimento desigual oriundo das instabilidades do sistema internacional provocadas pelas falhas ou omissões dos atores internacionais. Não obstante, algumas teorias foram elaboradas para explicar a relação dos fatores político e econômico envolvidos nessas problemáticas: três delas adquiriram importância na pesquisa e na política. Verifica-se que o nacionalismo econômico advoga o primado da política sobre a economia, o liberalismo econômico defende a separação clara das esferas política e econômica, e o marxismo argumenta que a economia é a condutora da política. Enquanto os liberais tendem a ignorar a distribuição, e os nacionalistas estão preocupados primordialmente com a distribuição internacional da riqueza, os marxistas focalizam os efeitos internos e internacionais da economia de mercado na distribuição da riqueza.
GILPIN, R. A Economia Política das Relações Internacionais. Brasília: Editora da UnB, 2002 (adaptado).

Com relação às problemáticas e aos argumentos teóricos da Economia Política das Relações Internacionais, avalie as afirmações a seguir.
I. O marxismo se desenvolveu em reação ao liberalismo econômico, pois os conflitos políticos nascem da luta entre as classes sociais em relação à distribuição da riqueza.
II. No nacionalismo, privilegia-se o Estado e o Mercado deve estar sujeito aos interesses estatais, como é o caso das medidas estabelecidas pelas elites nacionais a fim de proteger a base produtiva interna da competitividade internacional.
III. O Mercado, no liberalismo, deve funcionar livre de interferência política, embora a ordem internacional liberal preconize a adoção de regras no comércio internacional.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Relações Internacionais |
Q2186629 Relações Internacionais
O povo, muitas vezes, enganado por uma falsa imagem de bem, deseja sua própria ruína, e, se alguém em quem ele confie não o convencer de que aquilo é o mal, mostrando-lhe o que é o bem, as repúblicas serão expostas a infinitos perigos e danos. E, quando, porventura, o povo tenha sido enganado antes por coisas e homens, será inevitável que se chegue à ruína. Dante, nas suas considerações intituladas De Monarchia, diz que o povo, muitas vezes, grita: “Viva a morte! E morra a vida!” Por essa incredulidade, às vezes, deixam de ser tomadas boas decisões nas repúblicas, como dissemos sobre os venezianos, quando estes, atacados por tantos inimigos, não conseguiram tomar a decisão de conquistar nenhum deles com a restituição das coisas retiradas a outros (coisas pelas quais se travara a guerra e se dera a conjuração dos príncipes), antes que se chegasse à ruína.
MAQUIAVEL, N. Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio. São Paulo: Martins Fontes, 2007 (adaptado).

A partir do texto, avalie as afirmações a seguir, a respeito do Realismo nas Relações Internacionais.
I. A compreensão da verità effetuale feita por Maquiavel serviu de inspiração ao princípio realista de que a política é regida por leis objetivas cujas raízes se encontram na natureza humana.
II. A incapacidade do povo em identificar aquilo que lhe é benéfico pode ser compensada pela boa organização do Estado, segundo o princípio realista de que até uma nação de demônios, se bem organizada, será pacífica.
III. A incapacidade do povo de identificar aquilo que lhe é benéfico justifica a opção realista de não sobrepor princípios morais às ações dos Estados, retirando-lhes o direito de fazer justiça a qualquer custo, mesmo que assim desejem seus indivíduos.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Relações Internacionais |
Q2186631 Relações Internacionais
No single approach can capture all the complexity of contemporary world politics. Therefore, we are better off with a diverse array of competing ideas rather than a single theoretical orthodoxy.
WALT, S. M. One World, Many Theories. Foreign Policy, Spring 1998, n. 110, Special Edition: Frontiers of Knowledge.

Em relação às teorias no campo de Relações Internacionais, assinale a opção correta.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Relações Internacionais |
Q2186635 Relações Internacionais
sistema internacional (sistema de Estados) quando dois ou mais Estados têm suficiente contato entre si, com suficiente impacto recíproco nas suas decisões, de tal forma que se conduzam, pelo menos até certo ponto, como partes de um todo. De outro lado, há sociedade internacional (sociedade de Estados) quando um grupo de Estados conscientes de certos valores e interesses comuns formam uma sociedade, no sentido de se considerarem ligados, no seu relacionamento, por um conjunto comum de regras, e participam de instituições comuns.
BULL, H. A Sociedade Anárquica: um estudo da ordem na política mundial. Brasília: Editora UnB, 2002 (adaptado).

A respeito da corrente teórica a que o texto se refere, avalie as afirmações a seguir.
I. O sistema internacional e a sociedade internacional podem estar representados na Organização das Nações Unidas (ONU), na formulação de Bull.
II. O sistema internacional e a sociedade internacional são conceitos que têm o Estado como principal unidade de análise das relações internacionais.
III. O conceito de sociedade mundial considera outros atores internacionais além dos estados.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: D
4: B
5: D