Questões de Vestibular MEC 2022 para Serviço Social

Foram encontradas 3 questões

Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Serviço Social |
Q2187057 Serviço Social
Compreender o significado social da profissão em seu desenvolvimento sócio-histórico supõe inserir o Serviço Social no conjunto das relações sociais que lhe dão significado, como expressão de necessidades sociais derivadas da prática histórica das classes sociais no ato de produzir e reproduzir os meios de vida e de trabalho de forma socialmente determinada.
IAMAMOTO, M. V. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 19.ed. São Paulo: Cortez, 2006.

Com base nas ideias do texto apresentado e considerando o significado social da profissão de Serviço Social e sua inserção no processo de reprodução social, avalie as afirmações a seguir.
I. A intervenção estatal no enfrentamento das expressões da questão social demanda a necessidade da(o) assistente social como um profissional especializado.
II. A questão social é a base de justificação do profissional de Serviço Social especializado, que se insere na divisão sociotécnica do trabalho.
III. A caridade se mostra uma eficaz estratégia sociotécnica do Estado e profissionaliza o Serviço Social na condição de agente intermediador caritativo.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Serviço Social |
Q2187058 Serviço Social
A globalização não é um fenômeno recente, seu desenvolvimento histórico adquiriu características próprias e repercussões específicas no contexto social, político e econômico. Seu avanço trouxe a percepção da ampliação das relações sociais, concomitante à de “encolhimento do mundo”.
As causas de tal percepção podem ser classificadas historicamente em três períodos. O século XV foi palco de conquistas e colonização, com a constituição de rotas internacionais que marcaram o primeiro período. O segundo período, caracterizado pelos grandes eventos do século XVIII, como a Revolução Francesa e a Revolução Industrial, ensejou a globalização do capitalismo e das teorias econômicas, a formação do proletariado e o incremento do comércio mundial. O terceiro período, com inserção temporal no século XX, caracterizou-se pela demanda substancial das indústrias por novas fontes de energia, pela inovação dos meios de transportes, pelo desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Ao mesmo tempo em que as relações sociais se intensificaram, a sensação de “encolhimento” do mundo se tornou ainda mais forte devido, principalmente, à facilidade e à rapidez das comunicações.
RAMALHO, N. A. Processos de globalização e problemas emergentes: implicações para o Serviço Social contemporâneo. Revista Serviço Social e Sociedade, p. 345 a 368, n. 110, abr/jun, 2012 (adaptado).

A partir das ideias expostas no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. No primeiro período, as rotas internacionais articularam os diferentes mercados espalhados pelo mundo, de maneira que a economia foi a instância propulsora da primeira fase da globalização.
II. O crescimento dos aglomerados urbanos e a distribuição mais equitativa de renda caracterizaram o segundo período, no qual a população rural pauperizada foi incluída no processo industrial.
III. A divisão internacional do trabalho e o crescimento das empresas transnacionais instauradas no terceiro período na América do Norte, na Europa e no Japão provocaram relações de poder assimétricas entre o Norte e o Sul.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Serviço Social |
Q2187073 Serviço Social
A partir da década de 1980, inicia-se o debate sobre os fundamentos do Serviço Social no Brasil inspirado pela teoria social crítica, que norteia o projeto acadêmico- profissional expresso na lei de regulamentação da profissão. Esse patrimônio sociopolítico e profissional vem atribuindo uma face peculiar ao Serviço Social brasileiro na América Latina e no Caribe, bem como no circuito mundial da área. Seu núcleo é a compreensão da história a partir das classessociais e suaslutas, com o reconhecimento da centralidade do trabalho e dos trabalhadores. Ele foi alimentado teoricamente pela tradição marxista e pela aproximação às forças vivas que movem a história: as lutas e os movimentos sociais.
IAMAMOTO, M. V. A formação acadêmico-profissional no Serviço Social brasileiro. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 120, p. 609-639, out./dez. 2014 (adaptado).

Considerando as informações do texto e o trabalho das(os) assistentes sociais sob a perspectiva teórico-critica, avalie as afirmações a seguir.
I. As múltiplas expressões da questão social são a matéria sobre a qual incide o trabalho das(os) assistentes sociais, que é moldado tanto pelas políticas públicas quanto pelas lutas sociais cotidianas que vêm à cena pública para expressar interesses e buscar respostas às suas necessidades.
II. A particularidade do Serviço Social na divisão social e técnica do trabalho coletivo encontra-se organicamente vinculada às configurações estruturais e conjunturais da questão social e às formas históricas de seu enfrentamento, que são permeadas pela ação das(os) trabalhadoras(es), do capital e do Estado.
III. A questão social é dissociável da sociabilidade capitalista e envolve uma arena de lutas políticas e culturais contra as desigualdades socialmente produzidas; suas expressões condensam múltiplas desigualdades mediadas por ações solidárias frente à pobreza.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C