Questões de Vestibular MEC 2022 para Serviço Social

Foram encontradas 4 questões

Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Serviço Social |
Q2187057 Serviço Social
Compreender o significado social da profissão em seu desenvolvimento sócio-histórico supõe inserir o Serviço Social no conjunto das relações sociais que lhe dão significado, como expressão de necessidades sociais derivadas da prática histórica das classes sociais no ato de produzir e reproduzir os meios de vida e de trabalho de forma socialmente determinada.
IAMAMOTO, M. V. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 19.ed. São Paulo: Cortez, 2006.

Com base nas ideias do texto apresentado e considerando o significado social da profissão de Serviço Social e sua inserção no processo de reprodução social, avalie as afirmações a seguir.
I. A intervenção estatal no enfrentamento das expressões da questão social demanda a necessidade da(o) assistente social como um profissional especializado.
II. A questão social é a base de justificação do profissional de Serviço Social especializado, que se insere na divisão sociotécnica do trabalho.
III. A caridade se mostra uma eficaz estratégia sociotécnica do Estado e profissionaliza o Serviço Social na condição de agente intermediador caritativo.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Serviço Social |
Q2187062 Serviço Social
Na raiz da questão social, na atualidade, encontram-se as políticas governamentais favorecedoras da esfera financeira e do grande capital produtivo. Os mercados financeiros e as empresas multinacionais constituem forças que capturam o Estado, as empresas nacionais e o conjunto das classes e grupos sociais, que passam a assumir os ônus das chamadas exigências dos mercados.
IAMAMOTO, M. V. O Serviço Social na cena contemporânea. In: CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL - CFESS. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS: ABEPSS, 2009. p. 15-50 (adaptado)

De acordo com esse contexto, é correto afirmar que
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Serviço Social |
Q2187066 Serviço Social
O predomínio do capital-fetiche conduz à banalização do humano, à descartabilidade do outro e à indiferença em relação a ele, o que se encontra na raiz das novas configurações da questão social na era das finanças. Nessa perspectiva, a questão social é mais do que as expressões de pobreza, miséria e exclusão, pois condensa a banalização do humano, que atesta a radicalidade da alienação e a invisibilidade do trabalho social, assim como dos sujeitos que o realizam, na era do capital-fetiche. A subordinação da sociabilidade humana às coisas retrata, contemporaneamente, um desenvolvimento econômico que se traduz em barbárie social.
IAMAMOTO, M. V. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Cortez, 2010 (adaptado).

Com base no texto apresentado e na concepção analítica da autora, assinale a opção correta.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Serviço Social |
Q2187077 Serviço Social
A crise do capitalismo, estrutural e sistêmica, ganhou contornos ainda mais intensos com a pandemia de Covid-19, agravando as desigualdades sociais persistentes no Brasil e aumentando a expropriação dos direitos sociais, o desemprego e a precarização do trabalho.
Ressalta-se, no entanto, que, apesar da ampla gama de problemas que o mundo enfrenta no contexto da pandemia, não se pode deixar de registrar que as expressões da questão social são de ordem estrutural. As crises sanitária e econômica, acirradas pela pandemia, não podem ser consideradas a causa do desemprego, da miséria e do desmonte e desfinanciamento das políticas públicas e sociais, sob o risco de maquiarmos as evidências dos efeitos destrutivos da ordem do capital.
BEZERRA, A. L. S.; MEDEIROS, M. G. Servico Social e Crise Estrutural do Capital em tempos de pandemia. Temporalis, Brasília, ano 21, n. 41, p. 53-69, jan./jun. 2021 (adaptado).

Considerando o exposto no texto sobre a pandemia de Covid-19 e a crise estrutural no cenário brasileiro, avalie as afirmações a seguir.
I. Os impactos econômicos e sociais da pandemia atingiram a classe trabalhadora brasileira de modo similar em toda sua estrutura.
II. Os efeitos da pandemia de Covid-19 tornaram-se causa primária e central da pobreza no país, acentuando também a desregulamentação do mercado de trabalho.
III. O avanço da pandemia provocou abalos e fissuras nos blocos governamentais alinhados à orientação neoliberal e defensores de medidas de austeridade e ajuste fiscal.
IV. O governo brasileiro, mesmo com medidas neoliberais de austeridade, conseguiu garantir políticas sociais, como o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego, mantendo estabilizada a taxa de emprego no país.

É correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: E
4: A