Questões de Vestibular MEC 2022 para Tecnologia em Design Gráfico

Foram encontradas 24 questões

Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Design Gráfico |
Q2172068 Design Gráfico
Em 2001, os Estados Unidos jogaram explosivos de fragmentação em território afegão, na guerra contra o Talibã. Uma a cada dez unidades não explodiu, tornando-se uma ameaça às pessoas que viviam na região. Ao mesmo tempo, eles também jogaram alimento, ração humanitária diária (HDR), com embalagens da mesma cor e com a mesma tipografia usada nas bombas. Percebendo o equívoco, em novembro do mesmo ano, o governo estadunidense mudou a cor das refeições para rosa. Para explicar a diferença, foram utilizados panfletos, mas, antes disso, mais de um milhão de HDR já haviam sido jogadas.
PATER, R. Políticas do Design. São Paulo: Ubu, 2020 (adaptado).

Imagem associada para resolução da questão

Imagem associada para resolução da questão

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. Os processos sensoriais existentes na boa relação de usabilidade entre público-alvo e produto decorrem da importante consideração de informações e relações associativas das cores e tipografias com o contexto ao qual o produto se destina.
II. O desenvolvimento de um produto requer estudo quanto aos elementos gráfico-visuais que serão utilizados em sua composição, considerando as associações culturais e sociais com a região em que vive seu público-alvo.
III. No desenvolvimento de um material gráfico que se pauta em um problema social, as informações que nortearão o seu processo metodológico deverão ser orientadas principalmente por conhecimentos técnicos da área do design gráfico.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Design Gráfico |
Q2172069 Design Gráfico
Imitação. É esse o significado do termo “meme”, que teve origem na língua grega. Usuários da internet se apropriaram do vocábulo para dar nome a vídeos, imagens, frases, ideias, bordões e músicas que são copiados e compartilhados em escala, de modo rápido e sucessivo, “viralizando”. O “meme” geralmente tem como finalidade fazer humor, divulgando um acontecimento que seja comum ou relevante, além de satirizar alguém, explorando questões sociais ou políticas, até mesmo servindo de campanha de marketing para marcas.
Disponível em: https://canaltech.com.br/legislacao/o-impacto-dos-memes-no-direito-de-imagem/. Acesso em: 06 jul. 2022 (adaptado).
Imagem associada para resolução da questão



Para divulgar os seus serviços como designer em suas redes sociais, um profissional criou uma campanha de marketing composta por uma série de memes com fotos de pessoas famosas, inclusive o meme da “Nazaré Confusa”, feito com uma série de fotografias da atriz brasileira Renata Sorrah. Seu objetivo é demonstrar suas habilidades e sua criatividade como designer, elaborando um conteúdo humorístico leve, com muita qualidade gráfica, usando a maior parte das características dos memes que normalmente “viralizam” nas redes sociais, a fim de que o maior número de pessoas possa conhecê-lo e se interessar em compartilhar o seu trabalho, gerando divulgação espontânea e novos contratos de trabalho.
Considerando as informações apresentadas no texto e na imagem, juntamente com o seu conhecimento sobre direito de uso de imagem, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Por ser uma imagem de pessoa pública, poderá ser feito o uso do meme “Nazaré confusa” sem causar dano ao direito de uso de imagem da atriz brasileira Renata Sorrah, já que é possível a relativização da proteção ao direito de imagem quando ela é informativa, como é o caso da campanha de marketing proposta na questão.
PORQUE
II. O direito à liberdade de expressão, expresso na Constituição Federal, dispõe que são livres a manifestação do pensamento e a expressão da atividade de comunicação, portanto, usar imagens de pessoas públicas, já amplamente divulgadas em redes sociais, nos memes da sua campanha de marketing não ocasiona problema no que dizrespeito àsleis que regem o direito de uso de imagem.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Design Gráfico |
Q2172070 Design Gráfico
A produção gráfica tropicalista usava um leque de referências e conceitos de vários outros movimentos estéticos, como a psicodelia, o neo Art Nouveau e a Pop Art,tendo como umdos principaisrepresentantes brasileiros desse então recente modo de criação o designer Rogério Duarte (1939-2016). Nascido em Ubaíra (Bahia), Duarte foi um designer, ilustrador, músico, escritor, tradutor e professor, sendo considerado um dos criadores da Tropicália.
Para o cartaz do filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, do cineasta Glauber Rocha, que também era baiano, Rogério Duarte criou uma das maiores referências do design gráfico brasileiro: ao mesmo tempo que é reafirmada a preocupação modernista com grids e a diagramação simétrica das peças, Duarte acrescentava camadas exuberantes de cores quentes em torno da cabeça do personagem principal da película, representado como um cangaceiro da caatinga nordestina, ofuscando, assim, a nitidez da fotografia utilizada.
Disponível em: https://mareacarol.medium.com/. Acesso em: 1 jul. 2022 (adaptado).

Imagem associada para resolução da questão



Considerando as informações apresentadas no texto e na imagem, juntamente com o seu conhecimento sobre as diversas dimensões da cor, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O uso das cores quentes feito por Rogério Duarte, no cartaz do filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, tem a função de reproduzir a temperatura de onde é ambientado o filme, gerando um certo desconforto visual.
PORQUE
II. A cor existe objetivamente como um elemento físico, mesmo que, no geral, nos relacionemos com ela de maneira subjetiva, pois cada cor é carregada de significados que podem ser distintos, dependendo do local e cultura.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Design Gráfico |
Q2172071 Design Gráfico
A HQ que transforma os Orixás do candomblé em super-heróis
Incorporar a cultura afro-brasileira a uma estética de quadrinhos de super-heróis norte-americanos é a premissa da HQ independente "Contos dos Orixás", do autor e ilustrador baiano Hugo Canuto.
Canuto conta que a ideia surgiu da vontade de ampliar a representatividade da cultura afro-brasileira dentro do mundo da cultura pop. "Eu, como baiano, acho importante falar de Orixás e acho que essa é uma maneira de quebrar preconceitos", disse. O preconceito com religiões de matriz africana se acentuou no Brasil nos anos recentes. Em 2019, houve um aumento de 47% no números de casos relacionados à intolerância religiosa, em comparação com o ano de 2017. As religiões africanas foram o alvo em 59% desses casos.
Visualmente, Canuto se inspirou nos quadrinhos norte-americanos para desenhar a história. A influência mais significativa é a do quadrinista americano Jack Kirby, figura central na Marvel das décadas de 1960 e 1970 e responsável pela concepção visual de personagens como Pantera Negra, Hulk, Thor e os X-Men.
Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/. Acesso em: 11 jul. 2022 (adaptado).
Imagem associada para resolução da questão


Considerando as informações do texto, os conceitos associados à semiótica e a imagem apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O autor da HQ “Contos dos Orixás” utilizou as três categorias dos signos (ícone, índice e símbolo) para incorporar a cultura afro-brasileira a uma estética de quadrinhos de super-heróis americanos.
PORQUE
II. A diagramação adotada na HQ "Contos dos Orixás" representa uma revista em quadrinhos de super-heróis; as armas são símbolos dos orixás e indicam que eles são guerreiros da cultura afro-brasileira.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Design Gráfico |
Q2172072 Design Gráfico
O processo metodológico de criação de identidade visual de uma empresa pode ser dividido, basicamente, em três fases de desenvolvimento: compreensão, proposição e finalização. Na fase de compreensão, são realizadas a pesquisa e a análise da história da empresa, a exploração do problema, a análise de semelhantes, a estimativa de mercado etc.; na fase de proposição, são efetuadas a estruturação de elementos conceituais, a geração de alternativas etc.; já na fase de finalização, são feitas a apresentação e a aplicação da marca a variados segmentos de divulgação.
Considerando o texto apresentado e as especificidades metodológicas descritas, avalie as afirmações a seguir, acerca da fase de proposição.
I. Na fase de proposição, também conhecida como conceituação, o designer cria esboços e modelos visando encontrar a alternativa mais promissora.
II. A fase de proposição é proveniente da compreensão, pois a busca por elementos conceituais eficazes depende do problema explorado.
III. A análise de informações relevantes de empresas similares, ou seja, a relação de pontos fracos e pontos fortes dos semelhantes, acontece dentro da fase de proposição.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: A
4: A
5: C