Questões de Vestibular MEC 2022 para Tecnologia em Design Gráfico

Foram encontradas 5 questões

Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Design Gráfico |
Q2172068 Design Gráfico
Em 2001, os Estados Unidos jogaram explosivos de fragmentação em território afegão, na guerra contra o Talibã. Uma a cada dez unidades não explodiu, tornando-se uma ameaça às pessoas que viviam na região. Ao mesmo tempo, eles também jogaram alimento, ração humanitária diária (HDR), com embalagens da mesma cor e com a mesma tipografia usada nas bombas. Percebendo o equívoco, em novembro do mesmo ano, o governo estadunidense mudou a cor das refeições para rosa. Para explicar a diferença, foram utilizados panfletos, mas, antes disso, mais de um milhão de HDR já haviam sido jogadas.
PATER, R. Políticas do Design. São Paulo: Ubu, 2020 (adaptado).

Imagem associada para resolução da questão

Imagem associada para resolução da questão

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. Os processos sensoriais existentes na boa relação de usabilidade entre público-alvo e produto decorrem da importante consideração de informações e relações associativas das cores e tipografias com o contexto ao qual o produto se destina.
II. O desenvolvimento de um produto requer estudo quanto aos elementos gráfico-visuais que serão utilizados em sua composição, considerando as associações culturais e sociais com a região em que vive seu público-alvo.
III. No desenvolvimento de um material gráfico que se pauta em um problema social, as informações que nortearão o seu processo metodológico deverão ser orientadas principalmente por conhecimentos técnicos da área do design gráfico.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Design Gráfico |
Q2172075 Design Gráfico
Os estudos de gênero mostram as facetas das desigualdades — econômicas, políticas, sociais e culturais — e trazem diversas questões importantes a serem observadas, deixando evidente a necessidade de rever os paradigmas a respeito dos papéis sociais de cada gênero e das noções de feminilidades e masculinidades.
Disponível em: https://revistaestudos.br. Acesso em: 13 jul. 2022 (adaptado).

Nesse contexto, algumas vezes, o design tem se baseado em conceitos sexistas, desenvolvendo peças que reproduzem desigualdades e estereótipos. Um exemplo disso pode ser percebido nas embalagens de lâminas de barbear e de depilação, conforme pode ser observado nas imagens a seguir.

Imagem associada para resolução da questão


Na embalagem da lâmina feminina chamada Venus (Imagem 1), as cores disponíveis são azul claro e passion pink (rosa paixão); a tipografia do nome é curva, sem serifa e as formas remetem a uma concha. Na imagem da lâmina masculina Mach3 Turbo (Imagem 2), as cores variam entre tons de cinza, preto e azul escuro, e a tipografia é itálica e sem serifa.

Essas diferenças aparentemente simples demonstram como dois produtos com funções iguais, por meio do design, definem diferentes identidades de gênero.
A respeito do texto e das imagens apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I. As associações entre cores e gênero podem mudar conforme a cultura e a época — visto que a cor rosa, por exemplo, já foi associada ao masculino —, ainda assim, sabe-se que o design pode usar cores para diferenciar por gênero produtos funcionalmente similares.
II. A escolha do nome dos produtos citados também reforça estereótipos, ao associar o gênero feminino à beleza e à sensibilidade, com as palavras Venus (nome da deusa da beleza e do amor na mitologia romana) e Sensitive, e o masculino à força e à objetividade, com o termo Mach Turbo (referência a tecnologia, velocidade e potência).
III. O formato das embalagens, tipografias e elementos geométricos de design escolhidos colocam em oposição binária símbolos comumente associados a feminilidades e masculinidades: curvas delicadas e suaves em um produto, e retângulos, linhas retas e contrastes em outro.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Design Gráfico |
Q2172083 Design Gráfico
O design gráfico pode ser importante instrumento de integração e valorização social, capaz de aproximar a tão elitizada profissão do design e a cultura proveniente das classes mais excluídas da sociedade, incorporando um papel de difusor, também, de elementos da contracultura. A busca por inspiração para muitos projetos de design gráfico no vernacular, no popular e no regional pode resultar em um design com maior identidade nacional, que reflete a pluralidade de raízes culturais de nosso povo.
O design inspirado no popular reflete tudo aquilo que é produto das classes populares, bem como expressões da cultura amplamente difundidas pelo povo e para o povo.
O termo vernacular é empregado para definir aqueles artefatos autênticos da cultura de determinado local. Corresponde às soluções ligadas aos costumes locais, produzidos nas “margens”, fora do discurso oficial.
Por fim, o regional configura, especificamente, uma tradição vinculada a um território que possui forte identidade cultural. O regional pode, muitas vezes, se confundir com o vernacular, pois ambos estão ligados a uma localidade específica. Porém, o regional engloba hábitos incorporados em determinada região, mas nem sempre produzidos fora do discurso oficial.
FINIZOLA, F. Tipografia vernacular urbana: uma análise dos letreiramentos populares. São Paulo: Blücher, 2010 (adaptado).
A seguir são apresentadas figuras com projetos de design gráfico.
Imagem associada para resolução da questão




Imagem associada para resolução da questão



Considerando as informações apresentadas, analise as famílias tipográficas (fontes) apresentadas nas figuras e avalie as afirmações a seguir.
I. A fonte “Pixo Reto” (figura 1) apresenta características de design popular e pode ser considerada um exemplo de design regional, entretanto, a família tipográfica não apresenta características vernaculares em seu design.
II. A fonte “Brasilêro” (figura 2) apresenta características de um design inspirado em expressões vernaculares, que também apresenta características associadas ao design popular, além disso, a família tipográfica é caracterizada por referências regionais.
III. A fonte “Ghentileza Original” (figura 3) apresenta características de design popular e pode ser considerada um exemplo de design vernacular, entretanto, a família tipográfica não apresenta características de design regional.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Design Gráfico |
Q2172088 Design Gráfico
Quando se manipula uma imagem digital, é possível trabalhar com diferentes espaços de cores. RGB e CMYK são dois intervalos de cores do espectro visível, conforme mostrado na imagem a seguir.
Imagem associada para resolução da questão



Uma imagem digital salva no espaço de cores RGB (red, green e blue) e manipulada em programa de edição de imagens pode conter 256 tons (ou mais) para cada canal de cor, que, se multiplicados, geram, aproximadamente, 16,7 milhões de tonalidades na tela do computador.
Considerando as informações apresentadas e que essa imagem colorida será impressa no sistema offset de impressão, avalie as afirmações a seguir.
I. As cores em quadricromia são impressas por meio de uma grade de pontos de diversos diâmetros chamada retícula convencional, criando o padrão roseta.
II. Se o objetivo é impressão, o espaço de cores RGB deve ser modificado para CMYK, o qual possui quatro canais de cores, sendo possível converter novamente a imagem para RGB sem perda de informação.
III. A ampliação da gama de cores em uma impressão em policromia é possível quando se opta por um sistema de impressão com seis ou sete cores.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Design Gráfico |
Q2172094 Design Gráfico
A psicologia da forma, conhecida como Gestalt, provoca grande atração em profissionais de design, principalmente naqueles que atuam na área de design gráfico, os quais utilizam a forma e a cor como meio de expressão e representação visual, e centralizam seus esforços no conhecimento da funcionalidade de elementos estruturais.
WACHOWICZ, L. A.; ARBIGAUS, M. L. G. Aprendizagem por meio da Gestalt na formação de competências do profissional de Desenho Industrial. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n.9, p. 91-104, maio/ago. 2003 (adaptado).
Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As teorias elaboradas pela Gestalt introduziram conceitos que criaram condições favoráveis para a racionalização na construção de projetos.
PORQUE
II. As teorias da Gestalt reforçam a ideia de que o todo é maior que a soma das partes que compõem um projeto gráfico.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: D
4: C
5: A