Questões de Vestibular MEC 2022 para Tecnologia em Gestão Comercial

Foram encontradas 3 questões

Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Gestão Comercial |
Q2172697 Administração Geral
Negociação é a possibilidade de fazer algo melhor por meio de uma ação conjunta e, ainda, o modo mais eficiente para conseguir algo desejado. Entretanto, há dois tipos de negociação com diferentes resultados. Na negociação competitiva, tem-se para cada ganho uma perda correspondente. É o jogo do ganha-perde. Na negociação cooperativa, tem-se que cada parte oferece um ponto para o oponente e vice-versa. É o jogo do ganha-ganha e corresponde a uma negociação com ganhos mútuos.
DUZERT, Y.; SPINOLA, A.; BRANDÃO, A. Negociação. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2010 (adaptado).

Com base no conceito de negociação cooperativa e no relacionamento observado entre os setores de marketing e produção, avalie as afirmações a seguir.
I. Na prestação de serviços, o marketing precisa ser desenvolvido paralelamente com o sistema operacional que presta os serviços, ou seja, a entrega é acompanhada da produção, porque a avaliação que o cliente faz sobre a qualidade do serviço é baseada na forma pela qual ele percebe o sistema e na maneira como ele participa da produção do serviço que recebe.
II. A previsão de vendas a longo prazo e a previsão de vendas a curto prazo são necessárias, respectivamente, para o planejamento da capacidade produtiva e para o planejamento da produção, os quais, por sua vez, permitem o planejamento dos estoques e, consequentemente, um melhor atendimento ao cliente.
III. Quando uma empresa se encontra em um mercado com declínio de demanda, muitas vezes uma vasta linha de produtos é questão de sobrevivência na visão de marketing e muito provavelmente o gerente de marketing deve insistir nesse procedimento, o que acarreta aumento dos custos e perda de eficiência para a produção.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Gestão Comercial |
Q2172698 Administração Geral
O empreendedor deve ser capaz de analisar um projeto de investimento mediante um conjunto de técnicas para a determinação de sua viabilidade econômico-financeira. Para tanto, normalmente são utilizadas as técnicas de payback, valor presente líquido (VPL) e taxa interna de retorno (TIR).
O payback é considerado uma técnica não sofisticada, caracterizada pelo período de tempo exato necessário para a empresa recuperar seu investimento inicial em um projeto, a partir das entradas de caixa líquidas. O VPL, assim como a TIR, é considerado uma técnica sofisticada, uma vez que desconta as entradas de caixa a uma taxa especificada, o custo do capital, e se refere ao retorno mínimo que deve ser obtido por um projeto, de forma a manter inalterado o valor de mercado da empresa. A TIR é a taxa de desconto que faz o VPL de uma oportunidade de investimento igualar-se a zero.
GITMAN, L. J.; ZUTTER, C. J. Princípios de Administração Financeira. 14. ed. São Paulo: Person, 2018 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, observe o seguinte gráfico, que apresenta o VPL de dois projetos distintos: o projeto X (em verde) e o projeto Y (em vermelho).
Imagem associada para resolução da questão

A partir das informações do texto e dos dados apresentados no gráfico, avalie as afirmações a seguir.

I. O payback ocorrerá simultaneamente nos projetos X e Y.
II. Para um custo de capital de 10%, os projetos X e Y gerarão a mesma riqueza.
III. O projeto X passará a ser melhor que o projeto Y quando a taxa de desconto for superior a 10%.
IV. O projeto X, quando comparado ao projeto Y, precisa de uma taxa de desconto menor para tornar-se inviável.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Gestão Comercial |
Q2172709 Administração Geral
A terceirização logística é uma prática empresarial adotada por um número cada vez maior de organizações. Porém, uma escolha errada pode se tornar uma fonte de insatisfação e provocar falhas corporativas com elevação do custo logístico, além de afetar a competitividade e a imagem da empresa. São inúmeros os casos de insucesso nos acordos de terceirização, sendo a maioria atribuída a deficiências no processo decisório. Logo, fica evidente a complexidade da decisão de terceirização logística e a falta de compreensão, por parte dos executivos, dos fatores que realmente devem ser analisados durante o processo decisório.
Por ser estratégico para as organizações, a construção do modelo de negócios entende que os “Canais” são instrumentos importantes para a gestão, distribuição e para a consolidação do planejamento da organização. A figura a seguir ilustra essa realidade sob a ótica de uma empresa de softwares.
Imagem associada para resolução da questão
OSTERWALDER, A.; PIGNEUR Y. Business model generation: inovação em modelos de negócio – um manual para visionários, inovadores e revolucionários. 1. ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011 (adaptado).


Considerando a relação entre os canais e a Logística como atividade estratégica para a organização, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os canais, em se tratando do Modelo de Negócios, indicam os meios pelos quais o negócio vai manter as relações com o cliente e como o produto será entregue ao consumidor, permitindo a criação da interface entre a empresa e o seu segmento de atuação.
PORQUE
II. Ao criar uma proposta de um modelo de negócio, a organização deve abrir mão da terceirização de seu processo logístico, sob o argumento de que o elevado custo desse aspecto pode inviabilizar a competitividade de determinado produto.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C