Questões de Vestibular MEC 2022 para Tecnologia em Gestão Financeira

Foram encontradas 3 questões

Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Gestão Financeira |
Q2173964 Economia
Um país tenta controlar a valorização e a desvalorização de sua moeda frente a dos demais países por meio da política cambial. Desde 1999, o Brasil adotou o regime de câmbio flutuante. Na chamada “política cambial flutuante suja”, a política flutua livremente, mas o Banco Central pode aumentar ou reduzir o preço da moeda sempre que for necessário intervir.
Com relação a esse assunto, analise o gráfico a seguir.

Imagem associada para resolução da questão



Considerando o momento de desvalorização contínua do real frente ao dólar e a política cambial adotada pelo Brasil, bem como o gráfico apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. O Banco Central pode optar por operação que represente aumento da oferta de dólar para o mercado, como, por exemplo, leilão de dólares das reservas cambiais do país, o que ajudaria a segurar ou a reduzir a cotação da moeda americana.
II. O Brasil adotou uma política cambial flutuante suja, que implica em não poder atuar neste momento de desvalorização, uma vez que, no regime cambial, o preceito é deixar o mercado cambial sem intervenção do governo.
III. O governo deve mudar a política cambial para a situação não se agravar com o risco de uma maxidesvalorização da moeda nacional, adotando o regime cambial fixo para conseguir, dessa forma, estabelecer taxa de câmbio mais favorável para o país.


É correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Gestão Financeira |
Q2173975 Economia
A inflação provoca vários efeitos negativos na economia. Entre eles está a queda no poder de compra e a redução no consumo, que por sua vez reduz a expectativa de vendas. Além disso, tende a gerar diminuição nos investimentos.
A queda no consumo e na taxa de investimento também geram impactos negativos no Produto Interno Bruto (PIB). Com o consumo e o investimento sofrendo queda, provavelmente haverá redução no crescimento econômico.

Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. As camadas mais pobres da população são as mais prejudicadas pela inflação, visto que sua renda está envolvida na maioria dos produtos inelásticos.
II. Os índices de preços são números que agregam e representam os preços de determinada cesta de bens e serviços específicos.
III. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor(INPC) serve de base para o reajuste do salário-mínimo.
IV. A inflação de custos é causada pelo aumento da oferta agregada.

É correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Gestão Financeira |
Q2173977 Economia
A pandemia de Covid-19 provocou um choque de grandes proporções não só pela sua intensidade como pela sua abrangência geral e as pessoas foram impactadas em diferentes estratos sociais, localidades e aspectos de suas vidas, mostra a pesquisa Desigualdade de Impactos Trabalhistas na Pandemia, coordenada pela Fundação Getúlio Vargas Social (FGV Social).
De acordo com a pesquisa, a renda individual média do brasileiro, entre informais, desempregados e inativos está atualmente 9,4% abaixo do nível registrado no final de 2019. Na metade mais pobre da população, a perda de renda atingiu -21,5%, o que conforme o estudo configura o aumento da desigualdade entre a base e a totalidade da distribuição. Ao longo da pandemia, a queda de renda entre os 10% mais ricos ficou em -7,16%, e representa menos de 1/3 da queda de renda da metade mais pobre. Já na faixa que se compara com a classe média no sentido estatístico, a queda de renda ficou em 8,96%, cerca de 2,8 pontos percentuais de perda acima do extremo superior.
Disponível em: www.agenciabrasil.gov.br Acesso e: 20 jul. 2022 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta.
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: C