Questões de Vestibular MEC 2022 para Turismo

Foram encontradas 26 questões

Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Turismo |
Q2187083 Turismo
A figura abaixo trata do modelo de gestão integrada e descentralizada do turismo, implementado no Brasil desde o início dos anos 2000. Esse modelo foi fundamental para o avanço da atividade em diferentes cidades, estados e regiões, assim como para o fortalecimento da governança em âmbito local e para a proliferação de iniciativas inovadoras que contribuíram para o aumento da competitividade do turismo no País. Para avançar, é preciso regulamentar e fortalecer o Sistema Nacional de Turismo, além de estimular a formação de redes e parcerias que promovam a cooperação entre os atores do setor.
Imagem associada para resolução da questão



A respeito do tema apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A estrutura de coordenação das políticas de turismo promove a integração entre as diversas instâncias de governo, de modo intersetorizado, e as representações da sociedade civil atuantes no turismo, incluindo os diferentes elos da cadeia produtiva da atividade turística.
PORQUE
II. A gestão descentralizada do turismo exige canais de interlocução entre as diversas esferas da gestão pública e as diferentes escalas de representação da iniciativa privada e do terceiro setor que possibilitem a implementação das ações e dos programas propostos pelas políticas públicas vigentes.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Turismo |
Q2187084 Turismo
O Vale do Jequitinhonha é um celeiro inventivo e artístico muito peculiar, onde se pode admirar um belo e criativo trabalho artesanal dos moradores, com destaque para a cerâmica feita com o barro da região pelas “paneleiras”, mulheres assim chamadas porque, inicialmente, confeccionavam peças de utilidade doméstica, diversificando a produção posteriormente, mas mantendo essa tradição através de várias gerações.
As manifestações culturais incluem, ainda, muitos grupos folclóricos, além de conjuntos arquitetônicos e históricos variados, nos municípios que compõem o local e que conservam o domínio das técnicas de produção de sua arte. Destaca-se também a falta de oportunidades de emprego na região: os homens passam a maior parte do ano em outras cidades, especialmente para trabalhar na construção civil em grandes centros urbanos, e as mulheres criam seus filhos e cuidam das suas casas e dos idosos. A elas cabe gerar seu sustento por meio da agricultura de subsistência, do artesanato e, recentemente, também do turismo de base comunitária.
Imagem associada para resolução da questão



No que se refere ao turismo de base comunitária no Vale do Jequitinhonha, avalie as afirmações a seguir.
I. A produção da cerâmica do Vale do Jequitinhonha deve ser estimulada por meio de investimentos que gerem a modernização do setor e impulsionem o comércio em larga escala desse produto, que possui grande representatividade cultural na região.
II. O artesanato, a culinária, a música e outras manifestações culturais do Vale do Jequitinhonha competem entre si como atrativos turísticos disponíveis, o que cria obstáculos ao desenvolvimento do turismo da região.
III. A diversidade de atrativos naturais e culturais da região do Vale do Jequitinhonha possibilita o desenvolvimento do turismo, que, por sua vez, promove a valorização dos bens materiais e imateriais do local.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Turismo |
Q2187086 Turismo
Desenvolver o turismo sobre bases sustentáveis compreende valorizar a história e a cultura das destinações-alvo, ofertando aos visitantes o patrimônio histórico-cultural que caracteriza a comunidade, a qual, por sua vez, é estimulada a se reconhecer como ator social que constrói e reconstrói sua história. A preservação do patrimônio histórico-cultural faz-se necessária para uma atitude comprometida, mediada impreterivelmente por uma escolha dos grupos sociais responsáveis pelos respectivos bens. Qualquer que seja o patrimônio histórico-cultural, seja ele tangível ou intangível, há a relação de valor entre os grupos aos quais pertencem, da mesma forma que há a justificativa de preservá-los para legá-los às futuras gerações.
PINHEIRO, M. T. Valorização do patrimônio histórico-cultural: uma perspectiva sustentável para o desenvolvimento turístico. In: RUSCHMANN, D. M.; TOMELIN, C. A. Turismo, ensino e práticas interdisciplinares. Barueri: Manole, 2013 (adaptado).

Com base no texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O patrimônio e a memória coletiva servem à construção e à reconstrução dasidentidades culturais, bem como ao sentimento de pertencimento aos lugares, em um processo que se dá de forma ininterrupta e dialógica.

PORQUE

II. O turismo é uma alternativa mercadológica para a proteção dos bens patrimoniais materiais e imateriais de determinados destinos, uma vez que, por meio dele, é feita uma ressignificação da memória, do patrimônio e do próprio espaço.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Turismo |
Q2187087 Turismo
Atualmente, observam-se operações urbanísticas que objetivam transformar as cidades em locais competitivos no mercado das disputas pela atração de investimentos e visibilidade. Nessas operações, a cultura, o turismo e o entretenimento são alguns dos principais elementos de valorização dos lugares. Entre os exemplos desse tipo de operação, pode-se mencionar a revitalização da Estação das Docas, em Belém do Pará, a da região portuária do Rio de Janeiro e a do Marco Zero, no Recife Antigo.
A respeito do tipo de operação urbanística abordado no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. As operações urbanísticas dessa natureza podem favorecer a recuperação de edificações históricas abandonadas, dando-lhes novas funções.
II. As operações urbanística dessa natureza costumam gerar valorização imobiliária na região em que ocorrem, o que pode tornar inviável a permanência das populações originalmente residentes no local.
III. As operações urbanísticas ocorridas em áreas degradadas, apesar de gerarem grande dinamismo econômico, não atraem para a região novos moradores de alto poder aquisitivo, devido à preocupação desses indivíduos com a segurança pública nessas localidades.
IV. As operações urbanísticas dinamizam culturalmente uma região ao propiciar o surgimento de mais opções de lazer e de entretenimento no local, tanto para moradores quanto para turistas.

É correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Turismo |
Q2187088 Turismo
A quitandeira Carolina produz o tradicional biscoito de goma mineiro e oferece uma oficina em que o turista poderá participar de sua produção e se deliciar com a iguaria. Ela aprendeu a fazer as quitandas com a mãe e agora já ensina a filha, dando continuidade a essa gastronomia popular. Nesse caso, o ingrediente principal é o carinho de Carolina ao produzir as quitandas. Agora ela abre as portas da sua casa para os turistas que desejam vivenciar essa experiência, no mínimo, saborosa. Durante o processo, o visitante vivencia a produção dos biscoitos, colocando a “mão na massa”. Ao final da atividade, há a degustação, e o visitante tem a oportunidade de levar para casa os deliciosos biscoitos produzidos no dia.
Disponível em: http://cirandas.net. Acesso em: 18 jul. 2022 (adaptado).

Considerando o exemplo de turismo de experiência apresentado no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. A existência de carências socioeconômicas, culturais e ambientais nas localidades de destino é o que permite a execução da proposta do turismo de experiência.
II. A postura menos contemplativa e mais atuante do turista permite maior troca de experiências com os moradores locais, o que contribui para o desenvolvimento das destinações.
III. A hospitalidade como forma de relação humana baseada na reciprocidade entre visitantes e anfitriões caracteriza o turismo de experiência como algo além de uma simples difusão de técnicas de bom atendimento na atividade turística.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: B
4: D
5: D