Questões de Vestibular UECE 2012 para Vestibular - História e Geografia - 2º Dia - 2ª fase

Foram encontradas 6 questões

Q1297908 História
Em relação à sociedade que foi gestada na, posteriormente denominada, América Portuguesa, no período colonial, pode-se afirmar corretamente que
Alternativas
Q1297909 História
“A má vontade com que os jesuítas viram os índios, a demonização dos seus costumes, a violência da catequese, a sujeição dos povos encontrados no além-mar, tudo isso pertence à história do modernismo colonial.”
VAINFAS, Ronaldo. Trópico dos Pecados: moral, sexualidade e inquisição no Brasil Colonial. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010. p. 45-51.

Atente para o que se diz a respeito da visão dos jesuítas acerca da humanidade encontrada no Brasil, com as grandes navegações:
I. Julgavam imperioso cobrir o corpo dos índios, alegando várias razões: o escândalo que dariam, por estarem nus, aos padres vindouros; a ofensa a Deus, sobretudo ao assistirem a ofícios divinos, com as vergonhas a mostra; a excitação que as índias nuas causariam nos cristãos.
II. Jesuítas e leigos ressaltaram a nudez dos índios, embora alguns a vissem com naturalidade, a exemplo de Pero Vaz de Caminha que os julgou naturalmente inocentes, sem nada a cobrir-lhes “as vergonhas”.
III. Em sua maioria viram na nudez indígena uma prova de escândalo, torpezas e ofensas a Deus, embora não se possa esquecer que o horror que manifestavam ante a nudez dos índios, especialmente das partes genitais, parece antecipar todo o rigor de uma época.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1297910 História
A ocupação do território cearense se deu fundamentalmente sob a égide da pecuária. Analise as seguintes afirmações a esse respeito:

I. A atividade da pecuária atraiu certo interesse da Coroa Portuguesa sobre a capitania do Ceará e, a partir dessa atividade, ocorreu um aumento significativo de uma população não indígena neste território.
II. A partir da expansão pecuarista, o solo do Ceará foi esquadrinhado através de doações de sesmarias, tornando-se palco de sangrentas batalhas entre os fazendeiros criadores de gado e os nativos.

Pode-se afirmar corretamente que
Alternativas
Q1297911 História
“Em dezembro de 1623, partiu da Holanda uma poderosa esquadra de 26 navios e 3.300 homens cujo objetivo era a conquista da Bahia, sede do governo geral e uma das mais importantes regiões açucareiras do litoral brasileiro.”
VAINFAS, Ronaldo. Um Jesuíta a serviço do Brasil Holandês processado pela inquisição. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. p. 33-37.

Em relação ao resultado da empreitada acima citada, é INCORRETO afirmar-se que
Alternativas
Q1297913 História
“A integração econômica da região sul do Brasil se alcançou através de sucessivos vínculos mercantis. Tais vínculos não seriam, porém, suficientes, para garantir uma verdadeira incorporação, se além deles não operassem outras forças de unificação.”
RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 410-415.

Com relação às “outras forças” a que se refere o autor, analise os seguintes itens:
I. A política portuguesa, de potência bélica e portentosa, deliberada a levar sua hegemonia ao Rio da Prata a qualquer preço.
II. O uso das armas, no sentido de manter o “Brasil sulino” atado ao Brasil, posto que ali, periodicamente explodiam tensões e conflitos.
III. As várias tensões e disputas naquela região, que levaram o Brasil a uma unificação territorial com os países platinos.

É correto afirmar-se que se configuraram como forças de unificação os itens
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: A
5: A