Questões de Vestibular UECE 2021 para Específica Filosofia e Sociologia - 2ª Fase do Vestibular

Foram encontradas 3 questões

Q1802485 Sociologia
O infanticídio indígena é uma prática cultural ainda corrente entre alguns povos nativos do Brasil de hoje, como os Kamayurá, Yanomami, Kajabi, Bororo e Ticuna. Algumas situações diversas fazem com que as indígenas pratiquem tal ato: quando a mãe tem filhos em pequenos intervalos de tempo, com menos de dois anos, por exemplo; crianças com deficiências motoras ou físicas; em casos raros, crianças do sexo feminino; quando nascem gêmeos, um é sacrificado; e, mesmo, quando nascem crianças albinas. Esta tradição coloca desafiadoras e importantes reflexões que envolvem tanto o debate sobre o respeito à diversidade cultural e o combate ao etnocentrismo como a luta a favor dos direitos humanos contra esse costume e, ao mesmo tempo, a luta pela preservação da cultura dos povos indígenas.
Acerca do infanticídio indígena, assinale a afirmação verdadeira.
Alternativas
Q1802489 Sociologia
Atente para o seguinte excerto da obra de Darcy ribeiro sobre a formação do povo brasileiro: “Os brasileiros surgem como um povo novo. ‘Novo’ porque surge como uma ‘etnia nacional’, diferente de suas matrizes formadoras: a Tupi, a Lusa e a Afro. Povo que foi e é dinamizado por uma cultura sincrética e singularizada pela redefinição de traços culturais oriundos dessas matrizes étnicas originárias. ‘Surgimos da confluência, do entrechoque e do caldeamento do invasor português com índios silvícolas e campineiros e com negros africanos, uns com os outros aliciados como escravos’. Confluência, entre choque e caldeamento que gestaram o povo brasileiro”.
RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
Darcy Ribeiro denomina o processo de formação do povo brasileiro de
Alternativas
Q1802490 Sociologia
O ‘índio’ é qualquer membro de uma comunidade indígena, reconhecido por esta como tal. E ‘comunidade indígena’ é toda comunidade fundada em relações de parentesco ou vizinhança entre seus membros, que mantém laços histórico-culturais com as organizações sociais indígenas pré-colombianas”.
CASTRO, Eduardo Viveiros de. “No Brasil, todo mundo é índio, exceto quem não é”. In: Povos Indígenas no Brasil, 20 de janeiro de 2016.
Seguindo esta definição do antropólogo Eduardo Viveiros de Castro, é correto concluir que, no Brasil,
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B