Questões de Vestibular UEMA 2021 para Vestibular - 1º Dia

Foram encontradas 4 questões

Ano: 2021 Banca: UEMA Órgão: UEMA Prova: UEMA - 2021 - UEMA - Vestibular - 1º Dia |
Q2082122 História
A Guerra de Canudos foi um conflito que envolveu milhares de sertanejos pobres e o exército republicano brasileiro, no nordeste da Bahia, entre 1896 e 1897. A comunidade do arraial de Bello Monte, liderada por Antônio Conselheiro (retratado, em primeiro plano, na imagem ao lado), representou uma nova experiência social no sertão nordestino.
13.png (347×310)    centrosabia.org.br
Considerando a organização social de Canudos, pode-se afirmar que essa era uma sociedade
Alternativas
Ano: 2021 Banca: UEMA Órgão: UEMA Prova: UEMA - 2021 - UEMA - Vestibular - 1º Dia |
Q2082123 História
14_.png (349×256)  Cúpula da Rocha. Qubbat As-Sakhrah. Jerusalém, Israel.
https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%BApula_da_Rocha#/media/Ficheiro:Jerusalem-2013(2)-Temple_Mount-Dome_of_the_Rock_(SE_exposure).jpg
A Cúpula da Rocha ou Domo da Rocha, situado em Jerusalém, foi construído no século VII e é um dos lugares mais sagrados da religião islâmica. O Islamismo defende os seguintes pilares:
Alternativas
Ano: 2021 Banca: UEMA Órgão: UEMA Prova: UEMA - 2021 - UEMA - Vestibular - 1º Dia |
Q2082124 História
15_.png (279×368)  “Então você lê livros, hein?” Cartum de Herblock no Washington Post, 24/04/1949.
https://www.loc.gov/rr/print//swann/herblock/images/s03399u.jpg
O período dos anos 1950, nos Estados Unidos, é marcado pela Guerra Fria, momento que surgiu também o Macarthismo, influenciado pelas ideias do senador Joseph McCarthy. Esse período está retratado na charge.
Os elementos fundamentais dessa política dos Estados Unidos dos anos 50 são indicados na seguinte opção: 
Alternativas
Ano: 2021 Banca: UEMA Órgão: UEMA Prova: UEMA - 2021 - UEMA - Vestibular - 1º Dia |
Q2082125 História
Sabeis quem traz as pragas à terra? Cativeiros injustos. Quem trouxe ao Maranhão a praga dos Holandeses? Quem trouxe a praga das bexigas? Quem trouxe a fome e a esterilidade? Estes cativeiros. [...] Todo o homem que deve serviço ou liberdade alheia, e podendo-a restituir, não restitui, é certo que se condena: todos, ou quase todos os homens do Maranhão devem serviços e liberdades alheias, e podendo restituir, não restituem; logo, todos os quase todos se condenam. 
Cleonice Berardinellí. Pretos, Índios e Judeus nos Sermões de Vieira. In. João Adolfo Hansen, Adma Muhana, Hélder Garm (Orgs). Estudos sobre Vieira - São Paulo: Ateliê Editorial. 2011.
Este Sermão do Pe. Antônio Vieira (1608-1697) faz uma crítica à escravização dos indígenas e expõe a grande demanda por essa mão de obra no Estado Colonial do Maranhão até meados do século XVIII. A assertiva que explica o cativeiro dos indígenas no Maranhão colonial é a seguinte:
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: D
4: C