Questões de Vestibular Unichristus 2015 para Vestibular, Primeiro Semestre - Medicina - Conhecimentos Específicos

Foram encontradas 4 questões

Q1405504 Química

CLORETO DE MAGNÉSIO

    O cloreto de magnésio pode ser utilizado para complementar os baixos níveis de magnésio no sangue em pessoas que tomam medicamentos ou sofrem de doenças que inibem a sua capacidade de absorver magnésio na dieta. [...] Os sintomas de deficiência de magnésio incluem anorexia, náuseas, vômitos, fadiga, fraqueza, dormência, formigamento, contrações musculares, câimbras, convulsões, alterações de personalidade, arritmia e espasmos coronários. O magnésio é essencial em mais de 300 reações bioquímicas no corpo e desempenha um papel importante nos músculos, nos nervos e na função imunológica, impedindo a arritmia, dando força aos ossos, na regulação do açúcar no sangue e em níveis de pressão arterial, no metabolismo energético e na síntese de proteínas.

Disponível em: http://www.saudemelhor.com/cloreto-magnesio-praque-serve-efeitos-colaterais/. Acesso em: 11 de agosto de 2015.


Sobre a substância destacada no texto, é pertinente inferir que 

Alternativas
Q1405508 Química

    [...] “Solos ácidos, caracterizados por baixos valores de pH [...], teores insuficientes de cálcio e excesso de alumínio e/ou manganês, [...] limitam fortemente a produtividade das culturas, pois impedem absorção plena dos nutrientes pela plantas.” [...]

Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/geral, e-hora-de-aplicar-calcario-no-solo,218382. Acesso em: 15 de agosto de 2015.


Para tornar o solo adequado a uma boa produtividade, pode-se inferir que o agricultor deverá usar 

Alternativas
Q1405512 Química

A imagem a seguir é a fotografia de uma impressão digital coletada na superfície de um pedaço de madeira. Para obtê-la, foi utilizada uma técnica baseada na reação entre o sal do suor NaCℓ, presente na impressão digital, com solução aquosa diluída de um reagente específico. Depois de secar em uma câmara escura, a madeira é exposta à luz solar.


Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: guiadoestudante.abril.com.br. Acesso em: 15 de agosto 2015.


Sobre o processo químico descrito, é pertinente inferir que a solução usada foi de

Alternativas
Q1405513 Química

PESQUISA GERA CACHAÇA “TIPO EXPORTAÇÃO”


    Método ajuda a diminuir teor de cobre na bebida, vencendo regras do mercado internacional para consumo de destilados. Brasil permite até 5 mg/L do metal na aguardente, mas a Europa exige um máximo de 2 mg/L; a técnica não muda o sabor ou o aroma do produto.

    [...] Para retirar o metal da bebida, os pesquisadores [...] misturaram à cachaça recém-destilada mármore ou calcário em pó, ambos formados basicamente por carbonato de cálcio. [...] é como se o carbonato “largasse” o cálcio e agarrasse o cobre, formando um precipitado - uma espécie de pó, que é facilmente retirado por uma filtragem. “Conseguimos fazer que uma bebida que tinha 20 mg/L de cobre chegue a 2 mg/L”, diz Oliveira.

Disponível em: http://www.ufcg.edu.br/prt_ufcg/assessoria_impre nsa/mostra_noticia.php?codigo=2905. Acesso em: 16 de agosto de 2015.


[Dados: M(Ca) = 40 g/mol; M(Cu) = 63,5 g/mol.] 


A análise dos dados permite inferir que 

Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: D
4: A