Questões do ENEM 2016 para Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia - PPL

Foram encontradas 14 questões

Q877486 Biologia

Um pesquisador preparou um fragmento do caule de uma flor de margarida para que pudesse ser observado em microscopia óptica. Também preparou um fragmento de pele de rato com a mesma finalidade. Infelizmente, após algum descuido, as amostras foram misturadas.


Que estruturas celulares permitiriam a separação das amostras, se reconhecidas?

Alternativas
Q877490 Biologia

Em uma floresta existiam duas populações herbívoras que habitavam o mesmo ambiente. A população da espécie X mostrava um grande número de indivíduos, enquanto a população Z era pequena. Ambas tinham hábitos ecológicos semelhantes. Com a intervenção humana, ocorreu fragmentação da floresta em duas porções, o que separou as populações X e Z. Após algum tempo, observou-se que a população X manteve sua taxa populacional, enquanto a população Z aumentou a sua até que ambas passaram a ter, aproximadamente, a mesma quantidade de indivíduos.


A relação ecológica entre as espécies X e Z, quando no mesmo ambiente, é de:

Alternativas
Q877496 Biologia

Na preparação da massa do pão, presente na mesa do café da maioria dos brasileiros, utiliza-se o fungo Saccharomyces cerevisiae vivo, contido no fermento. Sua finalidade é fazer com que a massa cresça por meio da produção de gás carbônico.


Esse processo químico de liberação de gás é causado pela

Alternativas
Q877499 Biologia

O cladograma representa relações filogenéticas entre os vertebrados.


Imagem associada para resolução da questão


A correspondência correta entre as indicações numéricas no cladograma e a característica evolutiva é:

Alternativas
Q877500 Biologia

Nem sempre é seguro colocar vírus inteiros numa vacina. Alguns são tão perigosos que os cientistas preferem usar só um de seus genes - aquele que fabrica o antígeno, proteína que é reconhecida pelas células de defesa. Uma dessas vacinas de alta tecnologia é a anti-hepatite B. Um gene do vírus é emendado ao DNA de um fungo inofensivo, que passa, então, a produzir uma substância que é injetada no corpo humano.

Vírus: guerra silenciosa. Superinteressante, n. 143, ago. 1999 (adaptado).


A função dessa substância, produzida pelo fungo, no organismo humano é

Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: B
4: C
5: E