Questões Militares de Biologia - Principais doenças endêmicas no Brasil

Foram encontradas 8 questões

Ano: 2023 Banca: IBGP Órgão: CBM-MG Prova: IBGP - 2023 - CBM-MG - Soldado |
Q2101633 Biologia
Leia o texto a seguir:
Doenças ectoparasitárias como a escabiose, a pediculose, a tungíase e a larva migrans cutânea são hiperendêmicas em inúmeras comunidades carentes no Brasil, e não raramente associadas à severidade considerável. Entretanto, programas que priorizem o controle de ectoparasitas não existem em nível de saúde pública no país. Como consequência da alta contagiosidade, de manejo inadequado, de negligência tanto da população como dos profissionais de saúde e/ou da presença de reservatórios animais, além de ciclos de vida complexos, o controle efetivo das ectoparasitoses é um desafio para a saúde pública [...]. 
Fonte: SciELO - Brasil - Ectoparasitoses e saúde pública no Brasil: desafios para controle Ectoparasitoses e saúde pública no Brasil: desafios para controle.

O texto se refere a algumas ectoparasitoses importantes presentes em inúmeras comunidades carentes do Brasil.
Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a relação entre o nome da ectoparasitose com o tipo de agente patogênico, na seguinte ordem escabiose, pediculose, tungíase e larva migrans.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FGV Órgão: CBM-RJ Prova: FGV - 2022 - CBM-RJ - Cadete do Corpo de Bombeiro |
Q1992578 Biologia
No portal do CBMERJ são encontradas diversas cartilhas para consulta, entre elas, a intitulada “Varíola dos macacos, o que você precisa saber”. Essa cartilha contém informações sobre os sintomas da doença, seu agente etiológico e as formas de transmissão, tratamento e prevenção.
Com relação à varíola dos macacos e a seu agente etiológico, analise as afirmativas a seguir.

I. A doença é causada por vírus, organismos cuja ausência de organização celular e metabolismo próprio os torna parasitas intracelulares obrigatórios.

II. Não há tratamento específico e os sintomas desaparecem espontaneamente entre duas e três semanas, graças à imunidade ativa, na qual o organismo da pessoa infectada gera anticorpos que combatem a doença.
III. Assim como as arboviroses dengue e febre amarela, o agente etiológico da varíola dos macacos é transmitido por meio da picada da fêmea de mosquitos.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFPR Órgão: PM-PR Prova: UFPR - 2019 - PM-PR - Aspirante |
Q1333015 Biologia
Para aumentar a produção agrícola em uma região marcada por forte sazonalidade climática, com períodos de seca prolongados, foram construídas barragens para melhorar a irrigação. A produção de alimentos aumentou, de fato. Porém, dadas as condições ruins de saneamento básico, também houve aumento de uma parasitose comum em países subdesenvolvidos. Qual foi a parasitose que aumentou como consequência dessa alteração feita pelo homem?
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFPR Órgão: PM-PR Prova: UFPR - 2019 - PM-PR - Aspirante |
Q1333010 Biologia
O sarampo é uma doença infecciosa grave que foi erradicada no Brasil em 2016, graças a bem-sucedidas campanhas de vacinação massiva da população. A primeira dose da vacina do sarampo deve ser aplicada às crianças com 1 ano de idade, e aos 15 meses as crianças recebem uma dose de reforço. Segundo dados do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, nos últimos dois anos a meta de ter 95% da população-alvo vacinada não foi alcançada. Em 2018 ocorreram novos casos de sarampo em 11 estados brasileiros. Atualmente, o Brasil não é mais considerado um país livre do vírus do sarampo. A respeito da vacina do sarampo, é correto afirmar: 
Alternativas
Q949304 Biologia
No Brasil, doenças como a febre amarela, o sarampo e a tuberculose são problemas de saúde pública. Com relação a essas doenças, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: D
4: D
5: C