Questões Militares de Biologia - Vertebrados

Foram encontradas 13 questões

Q2260480 Biologia
O mecanismo termorregulatório dos animais vertebrados é bastante complexo em função da diferença no metabolismo corpóreo dos grupos, assim como dos diferentes ambientes ocupados.
É comum organizarmos os vertebrados em dois grupos quanto à termorregulação: I (peixes, anfíbios e répteis) e II (aves e mamíferos), pois os animais do grupo
Alternativas
Q1818926 Biologia
No desenvolvimento embrionário dos répteis, aves e mamíferos formam-se anexos embrionários, ou membranas extraembrionárias, que desempenham diversas funções. Nos mamíferos marsupiais e eutérios ocorre também a formação da placenta, estrutura pela qual os nutrientes da mãe se difundem para o embrião. O desenho a seguir apresenta os anexos embrionários encontrados nesses grupos de vertebrados.
Imagem associada para resolução da questão

(http://salabioquimica.blogspot.com/2014/Adaptado)
Comparando-se as estruturas embrionárias apresentadas pelo desenho, é correto afirmar que
Alternativas
Q1818925 Biologia
Todos os animais apresentam mecanismos para controlar a perda e a absorção de água, processo denominado osmorregulação. Para manter o equilíbrio, o animal pode ser iso-osmótico ao seu ambiente, ou seja, ter a mesma osmolaridade de seu ambiente. Uma outra maneira é ser osmorregulador, ou seja, o animal controla a sua osmolaridade interna de acordo com o ambiente em que se encontra.
Animais marinhos, de água doce e terrestres desenvolveram várias adaptações para manter seu equilíbrio hídrico, como é o caso de
Alternativas
Q1806322 Biologia
    Durante uma visita a uma reserva biológica, dois biólogos, Maria e Pedro, observavam a biodiversidade do local com o intuito de escrever um relatório. Ao avistar um musgo, Maria o descreveu como uma espécie vegetal que não possuía raízes nem tecidos vasculares (xilema e floema). Relatou, ainda, que a água e os nutrientes nessa planta eram transportados nas células por pressão osmótica e que isso poderia justificar seu modesto tamanho, que, em geral, varia de poucos milímetros a centímetros na maioria dessas espécies. Pedro, por sua vez, avistou um pequeno animal, uma espécie de cágado conhecido como muçuã. Ao observar o comportamento do animal, Pedro notou que ele não se alimentava das folhas secas caídas ao seu redor.

Com base na situação hipotética apresentada, julgue o item seguinte.


O muçuã avistado por Pedro é uma espécie de animal de pequeno porte, com hábitos preferencialmente carnívoros, pertencente ao grupo dos quelônios, cujos representantes apresentam, em sua estrutura anatômica, uma armadura óssea ou carapaça, que confere ao corpo proteção contra choques mecânicos e ataques de predadores.

Alternativas
Q1664748 Biologia
   No dia 18 de outubro de 2013, um grupo de ativistas entrou nos laboratórios do Instituto Royal, em São Roque-SP, e retirou de lá 178 cães da raça Beagle utilizados em pesquisas diversas sobre fármacos de doenças graves. Apesar das alegações dos ativistas, nenhuma evidência de que os animais sofriam maus tratos foi constatada. 
Com base no texto acima, marque a alternativa verdadeira:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: D
4: C
5: D