Questões Militares de Farmácia - Hematologia Clínica

Foram encontradas 107 questões

Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2022 - EsFCEx - Farmácia |
Q2110984 Farmácia
A média aproximada da concentração plasmática de glicose (mg/dL), para valores de 7% de HbA1c (hemoglobina glicada), é de
Alternativas
Q2092831 Farmácia
Pode haver casos em que o farmacêutico – análises clínicas se depare com valores críticos, que são os resultados cujos valores representam risco grave ao paciente, e que o laboratório deve, após confirmados, comunicar imediatamente ao médico assistente. Neste contexto, assinale, a seguir, os valores críticos para contagem de plaquetas.
Alternativas
Q2092829 Farmácia
A relação sangue-anticoagulante aplicada nos laboratórios é de 9:1, sendo válida para valores de volume globular (VG), ou hematócrito (HT) de 45%. Assim, se o laboratório coletar 4,5 mL de sangue de um paciente com VG de 45%, será requerido 0,5 mL de anticoagulante. Sempre que o valor do VG estiver fora da variação permitida, o profissional precisará efetuar a correção da quantidade de anticoagulante a ser utilizada. Considerando que o VG de um determinado paciente seja de 65%, o volume (em mL) de anticoagulante corrigido terá o seguinte valor: (Considere apenas duas casas após a vírgula, com arredondamento.)
Alternativas
Q2092828 Farmácia
De acordo com a Portaria nº 158/2016, do Ministério da Saúde, quando os testes de triagem forem reagentes em um doador de sangue que em doações prévias apresentava sorologia não reagente (soroconversão), o serviço de hemoterapia deverá adotar procedimentos de retrovigilância, conforme regulamento técnico e demais normas definidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Em relação aos exames laboratoriais de confirmação do resultado, previstos no regulamento, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2092803 Farmácia
Considerando os exames que podem ser usados no diagnóstico da Leucemia Linfoide Aguda (LLA) e suas correspondentes atribuições, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Citometria de fluxo. 2. Imuno-histoquímico. 3. Hibridização fluorescente in situ. 4. Reação em cadeia da polimerase.
( ) Tipo de exame que avalia os cromossomos usando pigmentos que só se ligam a partes específicas de cromossomos específicos. O teste detecta a maioria das alterações cromossômicas (translocações), visíveis ao microscópio em exames citogenéticos, bem como alterações pequenas não visualizadas em exames de citogenética. O teste pode ser empregado em amostras de sangue ou da medula óssea.
( ) Células do sangue ou amostras da medula óssea são analisadas por meio de anticorpos monoclonais marcados com substâncias fluorescentes. Diferentes tipos de linfócitos têm diferentes antígenos, que sofrem alterações à medida que cada célula amadurece. As células de cada paciente com leucemia têm os mesmos antígenos, porque são todos derivados a partir da mesma célula.
( ) Este é um exame do DNA (ácido desoxirribonucleico) bastante sensível, que permite encontrar cromossomos pequenos, não visíveis ao microscópio, mesmo quando poucas células leucêmicas estejam presentes na amostra. É usado para diagnosticar alterações genéticas específicas.
( ) A análise ocorre em um aparelho capaz de fazer medidas individuais de milhares de células, em uma contagem exata essencial para a eficiência do tratamento da doença. Essa técnica é usada para examinar as células da medula óssea, linfonodos e amostras de sangue para o diagnóstico das leucemias.
A sequência está correta em
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: B
4: D
5: B