Questões Militares de Geografia - Indústria brasileira

Foram encontradas 88 questões

Q2199866 Geografia
A partir da década de 1990, intensificou-se no Brasil o processo de desconcentração industrial, ou seja, muitas indústrias deixaram áreas tradicionais e instalaram unidades fabrls em novos espaços na busca de vantagens econômicas, como menores custos de produção. Um dos fatores responsáveis pelo processo de dispersão espacial da indústria, no Brasil, é:
Alternativas
Q2198275 Geografia
A partir da década de 1990, intensificou-se no Brasil o processo de desconcentração industrial, ou seja, muitas indústrias deixaram áreas tradicionais e instalaram unidades fabris em novos espaços na busca de vantagens econômicas, como menores custos de produção. Um dos fatores responsáveis pelo processo de dispersão espacial da indústria, no Brasil, é:
Alternativas
Ano: 2022 Banca: Exército Órgão: EsSA Prova: Exército - 2022 - EsSA - Sargento - Geral |
Q2060222 Geografia

Em uma palestra sobre as atividades industriais na Amazônia, um grupo de militares recebeu a seguinte informação:

“A indústria apareceu na Amazônia sob a forma de enclaves, estabelecidos a partir de incentivos federais ou para explorar recursos minerais. A Zona Franca nasceu em 1967, sob a supervisão da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), e tornou-se o mais importante enclave industrial da região”. (MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio, 2012, p. 310).

A instalação da Zona Franca em Manaus teve como principal meta: 

Alternativas
Ano: 2008 Banca: UNIFAP Órgão: PM-AP Prova: UNIFAP - 2008 - PM-AP - Soldado |
Q2029691 Geografia
“(...) a economia industrial brasileira vem apresentando crescimento, porém sua expansão não se desdobrou numa ampliação equivalente do emprego industrial; tanto que a participação do emprego industrial no conjunto das ocupações brasileiras no final do século XX é muito próxima à dos anos 40 desse mesmo século, quando a indústria era muito pouco expressiva”. LENCIONI, S. Regiões metropolitanas no Brasil. Radiografia da dinâmica recente do emprego industrial e da remuneração do trabalhador. IN: LEMOS, A. I. G. et all (org.). América Latina: cidade, campo e turismo. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2006.
Tomando como referência o texto acima e os conhecimentos geográficos referentes ao processo de reestruturação industrial e o emprego no Brasil, julgue os itens seguintes.
I – A reestruturação produtiva que atingiu o mundo no final do século XX trouxe profundas transformações ao parque industrial brasileiro, que passou a apresentar ganhos significativos no emprego industrial e na renda do trabalhador. II – Na atualidade, a radiografia da indústria no Brasil apresenta uma forte tendência à dispersão territorial. De um lado, os setores industriais intensivos em mãode-obra, tais como a indústria têxtil e de calçados, tendem a se desconcentrar para o Nordeste; de outro lado, os setores intensivos em tecnologia e com predomínio de capital transnacional tendem a se concentrar no Sudeste, principalmente no Estado de São Paulo. III – Paralelamente à diminuição dos postos de trabalho na indústria, no Brasil tem-se também uma depreciação na remuneração do trabalhador. Nas regiões metropolitanas brasileiras a proporção de trabalhadores recebendo até 3 salários mínimos aumentou em detrimento da expansão das remunerações situadas na faixa superior. IV - Uma novidade nessa geografia da indústria no Brasil é o rompimento do padrão metrópole e indústria, tão característico do século XX, que se altera pela localização da atividade industrial mais nos municípios próximos ao centro metropolitano do que nele em si. Excetuando-se o caso de São Paulo que apresenta grande extensão da atividade industrial.
Entre os itens corretos, incluem-se, 
Alternativas
Q1995310 Geografia
Nas últimas décadas tem-se observado um crescente processo de desconcentração industrial no Brasil. Dentre os argumentos utilizados para explicar o processo destaca-se
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: D
5: C