Questões Militares de História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Maranhão

Foram encontradas 11 questões

Ano: 2017 Banca: Marinha Órgão: Comando do 2º Distrito Naval
Q1343362 História e Geografia de Estados e Municípios

Leia o texto a seguir. "

Graças às iniciativas de homens como Jerônimo de Albuquerque, a monarquia podia se viabilizar em suas conquistas. Afinal, esses homens, dispersos em intrincadas redes imperiais, eram capazes de movimentar redes que traziam substância à política ultramarina."

(BITTENCOURT, A. de S.; LOUREIRO, M.J.G.; RESTIER JÚNIOR, R.J.P. Jerônimo de Albuquerque e o Comando da Força Naval contra os Franceses no Maranhão. In. Revista Navigator. V. 7/N.13. Rio de Janeiro, jun/2011. p. 82)

O trecho acima faz menção à bem sucedida luta da Coroa luso-espanhola pela manutenção de suas posses no Maranhão diante de uma ocupação estrangeira ocorrida entre 1612 e 1615. Em tal período, a possessão portuguesa no Maranhão esteve sob o domínio de invasores

Alternativas
Q857659 História e Geografia de Estados e Municípios

Acerca da história do Maranhão no período republicano, julgue o próximo item.

José Maria dos Reis Perdigão e Tarquínio Lopes Filho foram grandes lideranças dos tarquinistas — grupo maranhense que apoiou o tenentismo e a Revolução de 1930.
Alternativas
Q745273 História e Geografia de Estados e Municípios

Leia o texto a seguir.

O inicio da colonização do Brasil pelos portugueses contou com uma série de investidas de outras nações europeias, que buscaram, através de ocupações, romper o dominio português estabelecido pelo Tratado de Tordesilhas. Dentre essas intervenções, houve a ocupação Francesa de 1612-1615. No combate a tal ocupação, pode-se citar Jerônimo de Albuquerque, primeiro nascido no Brasil a comandar uma força naval. A que local da colônia portuguesa o texto acima se refere?

Alternativas
Q699105 História e Geografia de Estados e Municípios
Leia o texto a seguir, "Graças às iniciativas de homens como Jerônimo de Albuquerque, a monarquia podia se viabilizar em suas conquistas. Afinal, esses homens, dispersos em intrincadas redes imperiais, eram capazes de movimentar redes que traziam substância à política ultramarina." (BITTENCOURT, A. de S.; LOUREIRO, RESTIER JÚNIOR, R.J.P. Jerônimo de Albuquerque e o Comando da Força Naval contra os Franceses no Maranhão. In. Revista Navigator. V. 7/N.13. Rio de Janeiro, jun/2011. p. 82) O trecho acima faz menção à bem sucedida luta da Coroa lusoespanhola pela manutenção de suas posses no Maranhão diante de uma ocupação estrangeira ocorrida entre 1612 e 1615. Em tal período, a possessão portuguesa no Maranhão esteve sob o domínio de invasores
Alternativas
Ano: 2012 Banca: FGV Órgão: PM-MA Prova: FGV - 2012 - PM-MA - Soldado da Polícia Militar |
Q647263 História e Geografia de Estados e Municípios
Em 1682, foi criada a Companhia de Comércio do Estado do Maranhão que recebeu do Estado português o privilégio de monopolizar o comércio do açúcar e da arrecadação dos impostos. Em troca, a empresa deveria fornecer escravos, utensílios, equipamentos e alimentos aos colonos a juros baixos, criando uma relação comercial exclusiva.” (Adaptado. LACOMBE, Américo Jacobina. História do Brasil. São Paulo: Editora Nacional, 1979.)
O não cumprimento desse acordo 
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: C
5: B