Questões Militares de Medicina - Coma

Foram encontradas 38 questões

Q2259689 Medicina
Homem de 63 anos com histórico de hipertensão, tabagismo (30 maços-ano) e etilismo é internado com febre e convulsões de início recente. Ele apresenta espasmos faciais, tremores nos braços e pernas e alguns episódios de tremores aparentemente generalizados que duram 1 hora. Ele recebe o total de 20 mg de diazepam intravenoso, o que interrompe a atividade convulsiva. Ao chegar na UTI, o estado mental começa a piorar e ele é intubado e colocado em ventilação mecânica. A ressonância magnética (coronal, T2) realizada é mostrada a seguir.
045.png (322×319)

(Arquivo pessoal: imagem usada com autorização.)
Considerando a principal hipótese diagnóstica, é correto afirmar:
Alternativas
Q2259688 Medicina
Considerando um paciente intubado no 9° dia de internação que apresenta febre, secretivo, com radiografia mostrando pneumonia, cujo lavado broncoalveolar e hemoculturas mostram enterococo resistente à vancomicina, o tratamento antibiótico correto que deve ser iniciado é
Alternativas
Q2259679 Medicina
Homem de 50 anos apresenta quadro agudo de rebaixamento do nível de consciência. A pressão arterial sistólica é 220 mmHg, a frequência cardíaca 50 bpm e a respiração é anormal. Antes da neuroimagem, nota-se baixa pontuação na escala de Glasgow e postura extensora episódica associada a arritmias cardíacas, mas sem sinais motores de lateralização ou alterações pupilares.
A tomografia de crânio, mais provavelmente, deve mostrar herniação
Alternativas
Q2259678 Medicina
Mulher de 38 anos está internada com pequeno hematoma subdural, hemorragia intraparenquimatosa e fraturas na perna esquerda após politrauma e está intubada e sedada com dexmedetomidina em infusão contínua. A escala de coma de Glasgow é de 8 pontos. Em relação a esse sedativo, é correto afirmar:
Alternativas
Q2259290 Medicina
Paciente do sexo feminino, 27 anos, vítima de atropelamento, deu entrada no pronto-socorro apresentando tórax instável, respiração paradoxal secundária a fraturas com desvio em vários arcos costais e pneumotórax bilateral, drenada bilateralmente no atendimento primário. Foi encaminhada à UTI consciente, respirando espontaneamente, estável hemodinamicamente. Após quatro horas do atendimento, apresentou quadro de insuficiência respiratória aguda progressiva sendo entubada. Qual é a causa mais provável para essa evolução clínica?
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: C
4: B
5: D