Questões Militares de Medicina - Neurologia

Foram encontradas 1.126 questões

Q2263122 Medicina
Mulher de 23 anos com 14 semanas de gestação relata quadro de cefaleia holocraniana há uma semana, que vem piorando de intensidade. A dor de cabeça piora à noite e causa visão embaçada. O exame clínico é normal e não há déficit neurológico focal, nem rigidez de nuca. Exames séricos são normais. A ressonância magnética T1 sagital realizada é mostrada a seguir:


Imagem associada para resolução da questão


(Arquivo pessoal; imagem usada com autorização)

Constitui a principal hipótese que justifica o quadro descrito:
Alternativas
Q2263121 Medicina
Mulher de 18 anos, previamente hígida, sem comorbidades, é avaliada ao fim de treino escolar extenuante. Logo após a atividade física, enquanto estava sentada, ela evolui com mal-estar, tontura, sudorese e náuseas. Imediatamente, ela perde a consciência, cai para a frente e apresenta movimentos rápidos e bruscos de seus braços e pernas. A consciência é retomada rapidamente. Inicialmente, parecia confusa, mas foi capaz de responder às perguntas de forma adequada. Apresentou alguma incontinência urinária durante o episódio, mas nenhum trauma na língua. Ela voltou ao seu estado mental basal alguns minutos após o episódio.

A principal hipótese diagnóstica é
Alternativas
Q2263116 Medicina
O local mais frequente de hemorragia do sistema nervoso central no paciente com angiopatia amiloide cerebral é
Alternativas
Q2263110 Medicina
Homem de 45 anos apresenta o primeiro episódio na vida de convulsão focal seguida de generalização secundária. Não há comorbidade conhecida, trauma recente, febre ou algum sintoma sistêmico. Após o período ictal, a avaliação neurológica é normal. Não há febre e o exame físico não é contributivo. A ressonância magnética do encéfalo realizada é mostrada a seguir.

043.png (283×341)


(Arquivo pessoal; imagem usada com autorização)
Considerando a principal hipótese diagnóstica, além de anticonvulsivante, a conduta inicial de escolha é
Alternativas
Q2263100 Medicina
Adolescente de 15 anos é avaliada por quadro de cefaleia occipital diária, que ocorre principalmente pela manhã e, às vezes, a acorda do sono. A mãe diz que ela está indo pior na escola do que antes e se tornou uma adolescente difícil e mal-humorada. Algumas vezes ela vomita pela manhã. Não há outros problemas médicos, embora esteja em uso de pílula anticoncepcional oral.
A principal hipótese diagnóstica é
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: D
5: E