Questões Militares de Nutrição

Foram encontradas 1.135 questões

Q2090992 Nutrição
A dieta prescrita pelo nutricionista para o paciente com disfagia orientada destina-se a facilitar a progressão de acordo com a tolerância do indivíduo, otimizar a ingestão nutricional e diminuir o risco de aspiração. É fundamental a avaliação por um nutricionista e um fonoaudiólogo, para determinarem a melhor via de alimentação. Sobre as orientações nutricionais no preparo de alimentos para pacientes disfágicos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Adicionar espessante aos líquidos. Esse produto, além de favorecer a deglutição, muitas vezes diminui o risco de aspiração, aumentam o aporte calórico.
( ) Oferecer alimentos em pequenos pedaços, amassados ou liquidificados. Se ofertar algum alimento mais seco, oferecer um pouco de líquido para ajudar na deglutição do bolo alimentar.
( ) Oferecer gelatina, purê de frutas e se possível, adoçar com leite condensado, açúcar ou mel.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2090991 Nutrição
Um aumento da massa fecal, da frequência de evacuações e/ou fluidez das fezes é percebido como diarreia pela maioria dos pacientes. Geralmente, é acompanhada de dor, sensação de urgência, desconforto perianal e incontinência. Sobre as recomendações nutricionais para pacientes com diarreia, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Fibras solúveis: são indicadas em caso de diarreia, pois retardam o esvaziamento gástrico e o funcionamento intestinal; aumentam a maciez das fezes; formam soluções viscosas; possibilitam a produção de ácidos graxos de cadeia curta e média que auxiliam na integridade e recuperação da mucosa.
( ) Carnes e caldos de carnes: são mais bem toleradas as carnes que têm pouco tecido conjuntivo (como pescado e aves). O abrandamento por cocção e/ou subdivisão é indicado. As carnes vermelhas e os caldos de carne são estimulantes do peristaltismo intestinal e, portanto, devem ser evitados nas fases agudas da diarreia.
( ) Dieta normoglicídica ou hipoglicídica, sem concentração de dissacarídeos; hiperproteica; eliminando alimentos de difícil digestibilidade, flatulentos e fermentáveis.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2090990 Nutrição
As dietas vegetarianas são populares. As pessoas que optam por elas podem ser motivadas por preocupações filosóficas, religiosas ou ecológicas, ou por um desejo de ter um estilo de vida mais saudável. Sobre as recomendações para a alimentação de crianças vegetarianas presentes no guia alimentar para crianças brasileiras menores de dois anos (MS, 2019), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Nos primeiros seis meses de vida, os leites vegetais ultraprocessados (de soja, coco, amêndoas, arroz, dentre outros) não substituem a amamentação. Adotá-los como substitutos do leite materno traz risco para o crescimento e o desenvolvimento da criança. Após seis meses de idade, poderão ser incluídos na alimentação, juntamente com alimentos dos diversos grupos.
( ) Atenção especial deve ser dada à vitamina B12, principalmente no caso de vegetarianos estritos e veganos, uma vez que essa vitamina não está presente em alimentos de origem vegetal.
( ) Quando a criança consome almoço e jantar, diariamente, devem estar presentes: um alimento do grupo dos cereais ou do grupo dos tubérculos e raízes; dois alimentos do grupo das leguminosas; dois ou mais alimentos do grupo dos legumes e verduras, sendo um vegetal folhoso verde-escuro e um legume colorido; e, um alimento do grupo das frutas.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2090989 Nutrição
A nutrição como um todo tem sua importância fisiológica já estabelecida, mas algumas fases da vida são consideradas especiais, por implicarem necessidades fisiológicas e psicossociais específicas, especialmente nos primeiros anos, que são decisivos para o crescimento e o desenvolvimento, para a formação de hábitos e para a manutenção da saúde. Sobre as recomendações presentes no guia alimentar para crianças brasileiras menores de dois anos (MS, 2019), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O alimento ingerido pela mãe que mais causa alergia na criança é o leite de vaca. Se a alergia for confirmada, a mulher não precisa suspender a amamentação, deve retirar da sua dieta o alimento que, supostamente, está causando a alergia.
( ) O café com leite é uma preparação que faz parte da cultura brasileira; porém, seu uso não é recomendado para a criança, até a mesma completar um ano de vida. A cafeína é estimulante, podendo deixar a criança agitada.
( ) A partir do 6º mês de vida, o leite materno não supre todas as necessidades nutricionais. As crianças nesta idade e que estavam em aleitamento materno exclusivo devem começar a receber três refeições, que podem ser almoço (ou jantar) e dois lanches; ou almoço, jantar e um lanche. Não há regra sobre qual refeição iniciar primeiro.
( ) Chás como camomila, erva cidreira e hortelã podem ser oferecidos para as crianças a partir dos seis meses, sem adição de açúcar ou adoçante, desde que não substituam nenhuma refeição.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2090988 Nutrição
“Entre os principais exames laboratoriais utilizados na prática clínica, há um que é indicado para avaliar a capacidade funcional do fígado; em investigação de desnutrição energético-proteica; e, investigação de má absorção intestinal de proteínas. Reflete a gravidade da doença, estresse inflamatório e funciona como marcador de mortalidade. Reduzida naqueles com doença hepática ou doença inflamatória aguda e super-hidratação. Aumenta com desidratação”. Trata-se do exame laboratorial:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: C
4: B
5: E