Questões Militares de Psicologia - Análise do Trabalho

Foram encontradas 9 questões

Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Psicologia |
Q2172769 Psicologia
De acordo com Jacinto et al. (In: TOLFO, 2020), os fatores psicossociais relacionados ao trabalho podem tanto ser protetivos e promotores de saúde, quanto apresentar riscos aos trabalhadores. Sobre os riscos psicossociais relacionados ao trabalho, marque a alternativa INCORRETA
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Psicologia |
Q2172767 Psicologia
“Compreende-se por clínicas do trabalho um conjunto de teorias que têm como foco de estudo a relação entre trabalho e subjetividade” (BENDASSOLLI; SOBOLL, 2011).
Sobre as teorias referentes às clínicas do trabalho é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q2091542 Psicologia
“Durante muito tempo, determinado profissional que atuava na área social de uma cidade estava passando por um período de grande sobrecarga no trabalho, resultando em muitas horas extras e acúmulo de serviço, sendo necessário, muitas vezes, trabalhar em casa. Isso estava causando desgaste emocional e sofrimento, visto que afetava toda sua vida pessoal e até o rendimento no trabalho. Deparando-se no limite de suas emoções, conseguiu identificar que o fato de não saber se posicionar mediante uma solicitação, saber dizer não, ou simplesmente reconhecer que não consegue mais, vem contribuindo para o agravamento desses aspectos. Identificou que precisava de ajuda psicológica para mudar tais questões que estavam lhe causando sofrimento e marcou uma consulta.” A que tipo de mudança a situação hipotética se refere?
Alternativas
Ano: 2020 Banca: Exército Órgão: EsFCEx Prova: Exército - 2020 - EsFCEx - Psicologia |
Q1777296 Psicologia
As estratégias defensivas, frente às adversidades ou aflições ligadas ao trabalho, contribuem para estabilizar a relação subjetiva com a organização do trabalho e para alimentar uma resistência à mudança. Esse modo de pensar é defendido pela abordagem
Alternativas
Q1668627 Psicologia

O rompimento das relações de trabalho devido à aposentadoria traz impactos no contexto global da vida, significando mais que um término de carreira ou afastamento de um emprego. Portanto, a forma como cada pessoa irá vivenciar este momento é variável de acordo com a cultura, os valores pessoais e socioeconômicos e o contexto onde vive. Em função da significação social conferida ao trabalho, é compreensível que a proximidade à aposentadoria também possa relacionar-se a crises identitárias. A transição para a aposentadoria será facilitada se a pessoa puder se preparar ainda quando estiver em atividade laboral. Como forma de auxiliar as pessoas para aposentadoria, as organizações têm adotado programas que consistem em um conjunto de ações e de atividades organizadas para atender a um público de trabalhadores que está em fase de pré-aposentadoria, geralmente faltando cinco anos, com o propósito de auxiliá-los a se prepararem para o futuro.


Essas iniciativas são chamadas corretamente de Programas de

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: B
4: C
5: D