Questões Militares de Psicologia - Foucault

Foram encontradas 6 questões

Q550832 Psicologia
Foucault, em Os Anormais, coloca a questão da transformação da economia do poder de punição, no final do século XVIII, que deixa de se exercer como um rito (ritual do suplício) e passa a funcionar por meio dos mecanismos de vigilância e controle. Nesse ponto, a questão deixa de ser “qual é o crime?” e passa a ser “o que leva um indivíduo a ser criminoso?”. É a passagem do crime ao criminoso.

Desse modo:

I. O crime que era apenas uma violação das regras, passa a ter uma constituição, uma natureza, uma essência.

II. Emerge a psiquiatria como um saber que pretende colocar-se como protetor da socie-dade contra os anormais, na medida em que o judiciário, para julgar e penalizar, passa a demandar o conhecimento das causas que levaram o criminoso a cometer seu crime.

III. Ao deslocar a questão do crime para o criminoso, o delito passa a fazer parte dos processos penais com outras questões que não são o próprio delito, como modos de ser e existir.
Está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões):
Alternativas
Q550831 Psicologia
Michel Foucault (1926-1984) foi admitido no Collège de France em 1970, sucedendo Jean Hyppolite na cátedra então recém-criada de História dos Sistemas de Pensamento. A principal atribuição de um professor desta instituição aberta de ensino é oferecer um curso anual, no qual exponha, semanalmente, o estágio atual de suas pesquisas. O livro Os Anormais consiste na transcrição das onze aulas do curso ministrado por Foucault, em 1975.

São temáticas abordadas nesta obra:

I. O exame psiquiátrico de imputabilidade penal é uma prática discursiva que se sobrepõe à medicina mental e ao direito penal, o qual compõe um discurso que, ao mesmo tempo, tem o poder de matar e o de produzir verdade. Desta forma, o exame psiquiátrico tem um triplo papel; ele replica tanto o delito prenunciado, na medida em que monta um quadro no qual são rememoradas uma miríade de características pessoais que não infringem lei alguma, mas que em seu conjunto acabam sendo indícios que permitem antever o delito, quanto o réu com o “delinquente”, na medida em que esse exame reconstitui todos os “antecedentes” do réu, ele tem por efeito fazer com que o suposto autor do crime se pareça com o seu crime, antes mesmo de tê-lo cometido.

II. A psiquiatria produz os seus efeitos de poder no interior das instituições psiquiátricas, pois se erige como ciência dos anormais, restando ao Direito a produção de efeitos de poder na sociedade como um todo.

III. O governo das populações, baseado em estratégias de “biopoder”, volta-se, majoritariamente, à tarefa de disciplinarização da sociedade.
Está(ão) correta(s) SOMENTE a(s) proposição(ões):
Alternativas
Q550830 Psicologia
São questões levantadas por Michel Foucault em Vigiar e Punir:

I. O autor refere-se às prisões como instituições de sequestro, em razão de que a reclusão submetida não pretende propriamente "excluir" o indivíduo recluso, mas, sobretudo, "incluí-lo" num sistema normalizador.

II. De acordo com a genealogia foucaultiana, o poder não tem essência, porque é operatório. Não é atributo, mas relação de  forças que passam tanto pelos ditos dominados quanto pelos ditos dominadores.

III. Os mecanismos de vigilância, controle e correção sobre o indivíduo, que podem ser percebidos no interior da prisão, referem-se à atuação dos agentes penitenciários.
Quando o preso está submetido à observação, através de técnicas de exame psicológico, situa-se um saber clínico destituído de poder.
Está(ão) correta(s) APENAS a(s) proposição(ões):
Alternativas
Q550829 Psicologia
A expectativa social representativa de um padrão cultural dominante e expressa na lei penal é definida como norma penal. Cada época, diz Foucault em Vigiar e Punir, criou suas próprias leis penais, instituindo os mais variados processos punitivos.

Analise, de acordo com o mesmo autor, as afirmativas a seguir:

I. As prisões são o grande fracasso da justiça penal, pois não diminuem a taxa de criminalidade.

II. As prisões são extremamente eficazes para a redução da criminalidade, desde que construídas a partir do modelo do panóptico de Bentham.

III. As condições dadas aos detentos libertados condenam-nos à reincidência, pela impossibilidade de encontrar trabalho em função do estigma de delinquência.
Estão corretas as proposições:
Alternativas
Q550800 Psicologia
Ao discutir as prisões, Foucault levanta algumas questões importantes.
Sobre esse tema, marque a assertiva INCORRETA.
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: B
5: D