Questões Militares de Psicologia - Psicologia e Cultura

Foram encontradas 4 questões

Q2091552 Psicologia
A cultura exerce influência na formação do indivíduo e pode variar bastante, dependendo de cada contexto. Uma criança nascida e criada no Taiti possui experiências, costumes e padrões de vida bem diferentes de uma criança nascida em países da Europa, por exemplo. Todos os aspectos culturais contribuem para a formação da personalidade e, consequentemente, o papel que cada indivíduo irá exercer. Ao mesmo tempo em que o indivíduo deseja manter sua individualidade e sua personalidade, ele está inserido, desde o momento em que nasce, em uma sociedade que exerce influência sobre ele e, à medida em que interagem e desempenham funções distintas, os papéis sociais vão se formando. Sobre os papéis sociais relacionados à cultura e personalidade, analise as afirmativas a seguir.
I. A ideia de papel social remete-se a um conceito de personalidade, assim como o uso de máscaras, as pessoas incorporam, na medida que for preciso, diferentes papéis para interagir em diversos ambientes e com inúmeras pessoas.
II. Apesar de conseguir desempenhar papéis sociais distintos no seu cotidiano como no lazer, no trabalho, na família, dentre outros, é necessário que a pessoa minta ou finja ser alguém para se enquadrar na sociedade ou em cada uma dessas situações.
III. Apesar de se adequar aos papéis sociais ou do que se espera de alguém, a personalidade é algo que não muda e nem sofre alteração nos diferentes contextos; ela pode se comportar de maneira diferente para se adaptar, mas a personalidade é algo imutável.
IV. Às vezes o papel social tende a ser tão forte nas relações estabelecidas que pode influenciar até mesmo o status social – a posição social que determinada pessoa tende a ocupar.
V. Dependendo do papel social exercido, as cobranças internas são mais significativas e exercem uma forte pressão sobre as atitudes, os valores e até mesmo as crenças subjetivas apresentadas.
Está correto o que se afirma apenas em 
Alternativas
Q797703 Psicologia
A família é uma instituição social que tem passado por mudanças aceleradas em sua estrutura, organização e funções de seus membros, a partir da segunda metade do século XX. Ao modelo tradicional de família somam-se muitos outros e não há como afirmar se são piores, ou melhores; são diferentes. Diferentes principalmente da família monogâmica – que serve, de fato, como um ponto de partida histórico. Pesquisas realizadas pelo antropólogo americano L. H. Morgan (1818-1881) demonstraram que, desde a origem da humanidade, houve, sucessivamente, alguns tipos de classificação de família; assinale-os.
Alternativas
Q797698 Psicologia
Eric Hobsbawm encerra seu livro sobre o século XX (A Era dos Extremos O breve século XX. São Paulo: Cia das Letras, 2001), afirmando que não temos o mapa do futuro. Ou seja, não sabemos para “onde caminha a humanidade”. Ele se refere ao século XXI. E, nessas mudanças fantásticas e enigmáticas que estão ocorrendo e estão por vir, sem dúvida, a instituição família ocupa papel de destaque. Os novos métodos de reprodução, os bancos genéticos, a possibilidade de gerar um ser humano sem contato sexual, a distribuição de responsabilidades sobre as novas gerações, a tecnologia que faz a mediação das relações substituindo o contato face a face (via celular ou internet), tudo isso é novo dentro do contexto e classificação familiar; porém, para se falar em família, existem bases sólidas. Com base no contexto familiar, é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Q245899 Psicologia
Selecione a alternativa que identifica qual é o produto da tradição familiar, transmissível culturalmente, sancionado (a) pelo consenso geral e que exige como condição básica a crença em sua eficácia e repetição constantes.
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: B