Questões de Concurso Militar CIAAR 2017 para Primeiro Tenente - Farmácia Hospitalar

Foram encontradas 5 questões

Q819907 Farmácia

O paciente José está hospitalizado utilizando o fármaco Y 60mg, por via intravenosa, duas vezes ao dia. Como receberá alta, o médico irá prescrever o medicamento Y 50mg/comprimido, duas vezes ao dia. Baseado na literatura, identificou-se que a biodisponibilidade do comprimido é 60%.

Quantos comprimidos de Y 50mg/dia deverá ser prescrito para o paciente?

Alternativas
Q819908 Farmácia

Ao farmacêutico coordenador da farmácia hospitalar de um hospital de grande porte foi solicitada a condução dos trabalhos da Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT) para atualizar a relação de medicamentos do hospital. Logo na primeira reunião, o farmacêutico destacou os critérios a serem adotados para realizarem a seleção dos medicamentos, segundo a OMS. Entre eles podem-se citar: a escolha de medicamentos seguros e disponíveis no mercado e que atendam às necessidades do hospital de forma eficaz e positiva em relação ao benefício/custo.

Qual das afirmativas a seguir consiste em vantagem da seleção de medicamentos?

Alternativas
Q819920 Farmácia

As reações adversas podem ser classificadas de várias formas. De acordo com a causalidade, as reações adversas a medicamentos podem ser classificadas em: Definida, Provável, Possível, Condicional e Duvidosa.

Associe as duas colunas relacionando cada tipo de reação adversa às suas características.

Reações adversas

1. Definida

2. Provável

3. Possível

4. Condicional

5. Duvidosa


Características

( ) Uma reação que segue uma razoável sequência cronológica a partir da administração do medicamento ou da obtenção de níveis séricos ou tissulares; segue uma resposta padrão conhecida para o medicamento suspeito e não pode ser razoavelmente explicada pelas características conhecidas do estado clínico do paciente.

( ) Uma reação que segue uma razoável sequência cronológica a partir da administração do medicamento ou da obtenção de níveis séricos ou tissulares e segue uma resposta padrão conhecida para o medicamento suspeito, a qual é confirmada pela melhora (ao se suspender o medicamento) e pelo reaparecimento da reação (ao se repetir a exposição).

( ) Uma reação que segue uma razoável sequência cronológica a partir da administração do medicamento ou da obtenção de níveis séricos ou tissulares e não segue uma reação padrão conhecida para o medicamento suspeito, mas que não pode ser razoavelmente explicada pelas características conhecidas.

( ) Uma reação que segue uma razoável sequência cronológica a partir da administração do medicamento ou da obtenção de níveis séricos ou tissulares e segue uma resposta padrão conhecida para o medicamento suspeito, mas que pode ter sido produzida pelo estado clínico do paciente ou outras terapêuticas concomitantes.

( ) Uma reação que não segue critérios.

A sequência correta dessa associação é

Alternativas
Q819921 Farmácia

Na clínica da dor, utiliza-se analgésicos opióides, como morfina, fentanila e outros, em caso de dores intensas ou moderadas não responsivas a outros tratamentos. Morfina é o fármaco padrão, sendo empregada no tratamento de dores intensas, agudas e crônicas. Fentanila, sufentanila, remifentanila e alfentanila são empregadas mais comumente em centros cirúrgicos e CTI.

As reações adversas mais comuns dos opióides são

Alternativas
Q819929 Farmácia

A Atenção Farmacêutica é um conceito de prática em que o paciente é o principal beneficiário das ações do farmacêutico (OMS). Na implantação da Atenção Farmacêutica é frequente a utilização do conceito de Problemas Relacionados a Medicamento (PRM). De acordo com o Consenso de Granada, definem-se PRM como quaisquer problemas de saúde entendidos como resultados clínicos negativos, derivados da farmacoterapia, que produzem resultados terapêuticos ou aparição de efeitos não desejados, produzindo ou levando a alguma deficiência de saúde.

Associe as duas colunas relacionando os Problemas Relacionados a Medicamento à sua descrição

PRM

1. Indicação sem tratamento

2. Seleção inadequada do medicamento

3. Dosagem subterapêutica

4. Fracasso no recebimento da medicação

5. Sobredosagem

6. Reações adversas a medicamentos – RAM

7. Interações medicamentosas.

8. Medicamento sem indicação.


Descrição

( ) O paciente utiliza um medicamento não indicado para sua doença.

( ) O paciente possui uma doença, porém não recebe a medicação de que precisa.

( ) O paciente recebe uma dose que lhe é alta / tóxica.

( ) O paciente faz uso de um medicamento errado para indicação de certa doença.

( ) O paciente recebe o medicamento correto, mas em uma dosagem menor do que seria necessária para seu estado clínico.

( ) O paciente apresenta um problema médico em resultado a uma interação droga-droga, droga-alimento ou droga-exame laboratorial.

( ) O paciente apresenta uma reação adversa a uma determinada droga.

( ) O paciente não está recebendo o medicamento para tratar sua doença.

A sequência correta dessa associação é

Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: B
4: D
5: C