Questões de Concurso Militar CIAAR 2018 para Primeiro Tenente - Cirurgia Geral

Foram encontradas 9 questões

Q937312 Medicina

O tratamento cirúrgico das hérnias inguinais tem uma história secular, evoluindo desde as abordagens convencionais com reparos anatômicos, passando pelo uso de próteses (telas) e consolidando-se atualmente com a abordagem minimamente invasiva (videolaparoscópica e/ou robótica). O conhecimento e o domínio da anatomia inguinal são de extrema importância para a adequada correção dos defeitos herniários, evitando-se, inclusive, complicações trans e pós-operatórias.


A esse respeito, é correto afirmar que

Alternativas
Q937313 Medicina
Com relação aos princípios das técnicas cirúrgicas para o tratamento das hérnias inguinais, pode-se afirmar que
Alternativas
Q937314 Medicina

Paciente, 35 anos, sexo feminino, é submetida à cirurgia bariátrica há cinco anos, com eliminação de aproximadamente 35kg (peso inicial 110Kg) e melhora das comorbidades pré-operatórias. Abandonou o acompanhamento multidisciplinar com poucos meses de pós-operatório. Dá entrada no serviço de urgência com quadro de icterícia (elevação principalmente de bilirrubina direta), febre de 38,9° C, calafrios e dor abdominal localizada em hipocôndrio direito, com irradiação para o dorso.


Com relação ao caso descrito, é correto afirmar que

Alternativas
Q937316 Medicina

Leia, atenciosamente, os textos a seguir.


“(…) A Cirurgia Citorredutora (CCR) e a Quimioterapia Hipertérmica Transoperatória (QHT) têm apresentado melhora da sobrevida em pacientes selecionados com Carcinomatose Peritoneal (CP), podendo ser consideradas como terapia padrão para esta afecção (…)”.

YOO; JH; HONG; JJ; KO; YB et al. Current practices of cytoreductive surgery and hyperthermic intraperitoneal chemotherapy in the treatment of peritoneal surface malignancies: an ainternational survey of oncologic surgeons. World Journal of Surgical Oncology, 2018, 16:92.


“(…) Metástases peritoneais (MP) são o ponto final em comum dos pacientes com cânceres gastrointestinais. (…) As MP não respondem à quimioterapia sistêmica na mesma proporção que as metástases hepáticas e ou pulmonares. (…) A Cirurgia Citorredutora (CCR) e a Quimioterapia Hipertérmica Transoperatória (QHT) atualmente atuam nas MP. (…) Existem evidências crescentes sobre a efetividade da CCR e QHT em prolongar a sobrevida em pacientes selecionados com MP (…).”

TEO; MCC; TAN; GHC. Cytoreductive surgery and hyperthermic intraperitoneal chemotherapy in gastrointestinal cancer: fad or standart of care? Singapore Med J, 2018; p.: 116-120.


Sobre o tratamento cirúrgico da carcinomatose peritoneal, é correto afirmar que

Alternativas
Q937320 Medicina

Na cirurgia videolaparoscópica, é fundamental a confecção do pneumoperitônio, a fim de criar-se um espaço de trabalho para o cirurgião. Apesar de bem tolerado e mantido com níveis seguros de pressão intra-abdominal, o pneumoperitônio com CO2 pode acarretar complicações e alterações respiratórias, cardiovasculares e metabólicas.


A esse respeito, avalie as informações a seguir.


I. A hipercarbia é o distúrbio metabólico observado, sendo secundárias a absorção peritoneal do CO2 e a restrição ventilatória.

II. O deslocamento cefálico do diafragma causado pelo pneumoperitônio pode diminuir a capacidade funcional pulmonar, com eventual formação de atelectasias basais.

III. A pressão intraperitoneal entre 13 e 15mmHg é suficiente para uma boa exposição do campo cirúrgico. Pressão intra-abdominal acima de 20mmHg pode aumentar a pressão venosa central, comprimir a veia cava inferior e reduzir o retorno venoso e o débito cardíaco.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: C
4: D
5: D