Questões de Concurso Militar CIAAR 2023 para Médico da Aeronáutica - Medicina de Família e Comunidade

Foram encontradas 3 questões

Q2192776 Medicina
Paciente do sexo feminino, 35 anos, comparece para sua consulta na primeira semana de puerpério do terceiro filho. Está amamentando, mas com dificuldades, em aleitamento parcial. Realizou tratamento para sífilis no último trimestre de gravidez e apresenta o resultado de exames:
VDRL Mês 1 - 1:32 (quando aplicou penicilina benzatina) Mês 2 - 1:16 Mês 3 - 1:16
Segue diálogo entre o médico e a paciente. Médico: Infelizmente vamos ter que fazer o tratamento de novo. Paciente: Tomar todas aquelas injeções de novo? Médico: O tratamento não funcionou bem e temos que repetir. Como vão as coisas? Paciente: Não está nada bem, a minha vontade é ficar na cama o dia inteiro. Muito cansada e irritada. Vontade é de dormir o dia inteiro e não ver ninguém. Bebê chora muito. Parece que nem gosta de mim. Médico: E você já era assim antes? Paciente: Não.
Sobre as questões que envolvem as abordagens individual, familiar e comunitária, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) São exemplos de condutas focadas na abordagem individual: tratamento com penicilina, orientações sobre amamentação e planejamento familiar com contraceptivo oral.
( ) Na hipótese de aumento brusco no número de casos de sífilis no território adscrito da unidade de saúde, uma possível abordagem comunitária seria educação em saúde em escolas, empresas e distribuição de cartilhas informativas nos domicílios.
( ) Em relação às queixas relacionadas ao estado de humor da paciente, poderia ser levantada a hipótese de depressão puerperal e caso confirmado o diagnóstico, uma abordagem familiar adequada seria iniciar o tratamento medicamentoso imediato.
( ) Adotando a ferramenta de entrevista familiar, ela estaria indicada no caso, com convocação do marido para abordagem familiar.
( ) Outras possibilidades de ferramentas de abordagem familiar seriam: genograma, ecomapa e tarefas do ciclo de vida familiar

Alternativas
Q2192780 Medicina
Texto I


Mulher, 39 anos, do lar, casada, sem filhos. Relata coriza, dor de garganta, dor de cabeça e tosse pouco produtiva há 4 semanas. Nega ter tido contato com alguém sintomático. Pensou até que pudesse ser COVID-19, mas não fez teste e se medicou apenas com analgésicos, chás caseiros e bastante líquidos. Melhorou com 3 dias, mas ela persiste com tosse meio seca. Nega febre, perda de peso, falta de ar ou sudorese. Chegou a usar um xarope por alguns dias, que a mãe dela tinha em casa, sem adiantar nada. Nega alergias, nega tabagismo ativo. Mas preocupa-se porque o pai dela era fumante de até 40 cigarros por dia e ela conviveu com ele até os 28 anos de idade. O exame físico, incluindo a ausculta e a frequência respiratória, é normal.
De acordo com o Texto I, qual(is) é(são) a(s) principal(is) suspeita(s) etiológica(s) da tosse mediante a história da paciente?
Alternativas
Q2192783 Medicina
Texto II

Um jovem de 19 anos, do sul do país, busca na unidade de saúde informações sobre as vacinas que ele deveria tomar para poder viajar para a região amazônica, ao norte do país. Um dos profissionais da equipe de enfermagem solicitou seu cartão vacinal e verificou a necessidade de vacinar contra febre amarela, pois não foi encontrado nenhum registro dela. O paciente confirmou que não se vacinou contra febre amarela. Além disso, não havia registros da vacina de gripe anual, nos últimos dois anos e desta forma, ele foi orientado a recebê-la também.
Considerando que após a viagem o jovem apresentou sintomas como diarreia e náuseas, marque a opção correta.
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C