Questões de Concurso Militar CIAAR 2023 para Médico da Aeronáutica - Medicina de Família e Comunidade

Foram encontradas 5 questões

Q2192773 Medicina
Paciente sexo feminino, 68 anos, portadora de diabetes controlada, ativa, lúcida e popular no bairro. Ela não frequenta rotineiramente o serviço de saúde, somente em casos de maior necessidade. Segue os ensinamentos de sua mãe, que no caso aprendeu com a avó, sobre os tratamentos com ervas, chás, raízes e outros preparos medicinais. É ela quem cuida dos filhos e netos, pois acredita que a “medicina nova” não tem tanto efeito quanto as plantas que usa.
Procurou o médico da equipe da unidade de atenção primária à saúde e pediu alguns exames de sangue para verificar como está seu diabetes. Usa metformina diariamente e complementa com chás de carqueja, alcaçuz, agrião e cebola todos os dias, pois acredita que essas plantas ajudam o remédio a fazer efeito. Após fazer uma pesquisa e realizar a consulta, o médico certificou-se que as plantas não são prejudiciais para a paciente, e a orientou a continuar usando seus chás e preparos, e também entregou o pedido de alguns exames de rotina para pacientes diabéticos.
A paciente concorda com a conduta proposta pelo médico e vai embora feliz com o atendimento, já com os exames agendados para coleta de material na semana seguinte.
O atributo essencial da Atenção Primária à Saúde caracterizado no caso acima é
Alternativas
Q2192783 Medicina
Texto II

Um jovem de 19 anos, do sul do país, busca na unidade de saúde informações sobre as vacinas que ele deveria tomar para poder viajar para a região amazônica, ao norte do país. Um dos profissionais da equipe de enfermagem solicitou seu cartão vacinal e verificou a necessidade de vacinar contra febre amarela, pois não foi encontrado nenhum registro dela. O paciente confirmou que não se vacinou contra febre amarela. Além disso, não havia registros da vacina de gripe anual, nos últimos dois anos e desta forma, ele foi orientado a recebê-la também.
Considerando que após a viagem o jovem apresentou sintomas como diarreia e náuseas, marque a opção correta.
Alternativas
Q2192784 Medicina
Criança de 3 anos, chega acompanhada de sua mãe na unidade básica, com quadro de febre, nariz entupido alternando com coriza e tosse seca. No exame apresentava hiperemia de tonsilas e orofaringe. Mãe também relata pouco apetite e leve prostração.
Diante do quadro clínico da criança, qual é a conduta indicada?
Alternativas
Q2192786 Medicina
Homem, 34 anos, casado e pai de 3 filhos. Chega à unidade de saúde com sua filha de 4 anos. Ao chegar e receber o primeiro acolhimento da auxiliar de enfermagem, conta que sua filha está com febre alta há 2 dias – 39,6º à noite. Não observou nenhuma outra alteração, mas está preocupado, pois a menina já esteve internada no ano passado por apresentar uma infecção urinária grave. A criança se encontrava em bom estado geral, dor leve à palpação de hipogástrio e febre de 38,5 °C, sem outras alterações no exame físico. Orientada, colaborativa ao exame e hidratada.
Assinale a opção que apresenta a conduta adequada para esse caso.
Alternativas
Q2192795 Medicina
Homem, 60 anos, carpinteiro, realiza acompanhamento com seu médico de família devido à dispneia progressiva aos esforços habituais há 3 meses. Tosse seca esporádica. Tabagista há 20 anos (20 cigarros/dia). Sedentário. Hipertenso há 15 anos, em uso de enalapril 20mg/dia. Últimos exames laboratoriais de rotina sem alterações. Se diz preocupado porque trabalha com poeira de madeira há mais de 30 anos e nunca usou máscara ou proteção e percebe que quando está trabalhando a tosse piora.
Registro do exame físico do paciente na última consulta: 
• PA: 140/80 mmHg • FR: 18 ipm • FC: 80 bpm • Exame do tórax: discretos estertores crepitantes bibasais na ausculta pulmonar. • Ausculta cardíaca: sem alterações.
Resultado de novos exames: • Rx de tórax: Nódulo solitário pequeno, sem outras alterações.  • O médico solicitou uma espirometria e o resultado mostrou compatível com distúrbio ventilatório restritivo moderado, sem variação significativa após broncodilatador. 
Considerando as informações acima, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta. 
( ) A hipótese diagnóstica mais provável em se tratando de paciente homem, é a doença intersticial pulmonar. ( ) Não há indicação de complementar a investigação do nódulo com tomografia de tórax. ( ) As principais causas de mortalidade masculina no Brasil são: doenças do aparelho circulatório, causas externas, neoplasias e doenças do aparelho respiratório.
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: D
4: A
5: D